quarta-feira, 26 de agosto de 2026
Tensões globais

EUA e Irã abrem negociações de paz em meio a tensão e desconfiança após semanas de conflito

Encontro mediado pelo Paquistão reúne lideranças dos Estados Unidos e Irã, mas clima ainda é de desconfiança e impasses sobre armas nucleares e cessar-fogo

João Césarpor João César em
Estados Unidos
Foto: Divulgação/ Khamenei.ir

Estados Unidos e Irã deram início, neste sábado (11), a uma nova rodada de negociações com o objetivo de reduzir as tensões após seis semanas de conflito no Oriente Médio. O encontro ocorre em Islamabad, no Paquistão, sob mediação do governo local, e reúne representantes de alto nível das duas nações.

A delegação norte-americana é liderada pelo vice-presidente JD Vance, acompanhado do enviado especial Steve Witkoff e de Jared Kushner. Já o grupo iraniano tem à frente o presidente do Parlamento, Mohammad Bagher Ghalibaf. O primeiro-ministro paquistanês, Shehbaz Sharif, destacou que as conversas buscam construir um caminho para uma paz duradoura na região.

Clima de cautela e impasses nas negociações entre Estados Unidos e Irã

Apesar da abertura do diálogo, o ambiente entre as partes ainda é marcado por cautela. Autoridades iranianas sinalizaram desconfiança em relação às negociações, mencionando experiências anteriores de compromissos que não foram cumpridos. Do lado dos Estados Unidos, há indicação de disposição para avançar nas tratativas, mas com ressalvas quanto à postura adotada por Teerã.

O cenário atual é resultado de uma escalada iniciada com ataques conduzidos por Estados Unidos e Israel contra alvos iranianos, seguidos por ações de retaliação do Irã contra Israel e países do Golfo. Entre os episódios mais críticos estão mortes de lideranças relevantes do regime iraniano, o que intensificou ainda mais a tensão diplomática.

Mesmo com um cessar-fogo temporário anunciado ao longo da semana, permanecem divergências importantes. O governo iraniano defende a ampliação da trégua para outros pontos de conflito, como o Líbano, enquanto os Estados Unidos mantêm como prioridade a obtenção de garantias de que o Irã não avance no desenvolvimento de armas nucleares.

Outro elemento central nas negociações é a situação do Estreito de Ormuz, uma das principais rotas marítimas do mundo, responsável pelo escoamento de cerca de um quinto do petróleo global e diretamente afetada pelos confrontos recentes.

Em publicação feita neste sábado, o presidente Donald Trump afirmou que os Estados Unidos já iniciaram ações para restabelecer a segurança na via marítima. Segundo ele, a iniciativa busca garantir a retomada do fluxo no estreito, considerado estratégico para a economia internacional.

Leia também:

Brasil e EUA firmam acordo de cooperação contra crime organizado

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

ICE bate recorde e prende quase 50 mil imigrantes em julho nos EUA

Prisões

ICE bate recorde e prende quase 50 mil imigrantes em julho nos EUA

Número de detenções foi o maior do segundo mandato de Trump e representa alta de 70% em relação...
Políticas de Trump podem reduzir investimentos em energia limpa em US$ 700 bilhões

energia limpa

Políticas de Trump podem reduzir investimentos em energia limpa em US$ 700 bilhões

Estudo aponta aumento das emissões, dos custos de eletricidade e dos impactos à saúde até 2035
china

reação

China promete reagir a sanções dos EUA contra parceiros comerciais do Irã

Pequim condena medidas unilaterais de Washington e afirma que protegerá seus interesses diante da p...
russia

União Europeia

UE libera pacote de 6,1 bilhões de euros para reforçar defesa da Ucrânia

Recursos serão destinados principalmente à defesa aérea, mísseis e munições em meio à intensi...
Trump

EUA x Irã

Trump anuncia nova ofensiva econômica contra o Irã em meio à escalada do conflito

Presidente americano afirma que país está em colapso enquanto Washington prepara novas sanções e...
Polícia

INVESTIGAÇÃO

Polícia investiga morte de brasileira encontrada em apartamento na Irlanda

Jady Cristine Pereira Rosa, de 31 anos, era de Sorocaba (SP) e morava havia três anos em Limerick
Tóquio

ABALO SÍSMICO

Terremoto de 5,9 atinge Tóquio e deixa 37 pessoas feridas

Tremor atingiu o leste de Kanto durante a madrugada deste domingo (23), foi sentido em várias prov�...