terça-feira, 14 de abril de 2026
REPERCUSSÃO GLOBAL

Imprensa internacional repercute prisão de Ramagem pelo ICE nos EUA

Ex-deputado federal, Alexandre Ramagem, foi preso na segunda-feira, por agentes do serviço de imigração dos EUA

Lalice Fernandespor Lalice Fernandes em 14 de abril de 2026
ramagem
Foto: Valter Campanato/ABr

A prisão do ex-deputado federal Alexandre Ramagem, nesta segunda-feira (13), por agentes do serviço de imigração dos Estados Unidos, o ICE, entrou no foco da imprensa internacional. Condenado a 16 anos de prisão por participação na tentativa de golpe após as eleições de 2022, Ramagem havia deixado o Brasil antes do trânsito em julgado e passou a ser considerado foragido.

A repercussão internacional destacou tanto o histórico do caso quanto as circunstâncias da prisão. O jornal britânico The Guardian apontou que Ramagem foi o único entre os condenados que não iniciou o cumprimento da pena, justamente por ter deixado o país antes da sentença. O veículo também associou a detenção ao endurecimento das políticas migratórias nos Estados Unidos.

 

Leia mais: EUA divulga foto de Alexandre Ramagem após prisão

Leia mais: Alexandre Ramagem é preso pelo ICE nos Estados Unidos

 

ramagem
Foto: Divulgação

O norte-americano, The Washington Post enfatizou o caráter internacional da operação, classificando a prisão como o desfecho de uma busca que se estendeu por dois continentes. A publicação detalhou a fuga do ex-deputado, que incluiu a travessia da fronteira com a Guiana antes da chegada aos Estados Unidos.

A emissora alemã Deutsche Welle ressaltou a cooperação entre Brasília e Washington, destacando o pedido de extradição e a ausência de detalhes oficiais divulgados pelo ICE sobre a operação. No mesmo sentido, a Al Jazeera informou que a prisão foi realizada por autoridades migratórias, mas apontou que não há confirmação independente sobre o motivo exato da detenção.

No Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva endureceu o tom e afirmou,  em entrevista aos portais Brasil247, Revista Fórum e DCM, que Ramagem deve ser enviado de volta ao país para cumprir a pena. “A direita aqui no Brasil está dizendo que ele foi pego e não há multa. Ele foi pego e já estava condenado a 16 anos nesse país. Ele foi um golpista que está condenado. Ele tem que voltar pro Brasil para cumprir a sua pena”, declarou.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também