Homenagem

Alckmin decreta luto de três dias por morte de Oscar Schmidt

O vice-presidente é o presidente da República em exercício em decorrência de uma missão oficial de Lula em Barcelona, na Espanha

Marina Moreirapor Marina Moreira em
Oscar
Vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin - Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A morte do ex-jogador de basquete Oscar Schmidt, o “Mão Santa”, ocorrida na última sexta-feira (17), levou o presidente em exercício Geraldo Alckmin (PSB) a decretar luto oficial de três dias em todo território nacional como forma de manifestação de pesar. O decreto em homenagem foi publicado em edição extraordinária do Diário Oficial da União ainda nesta noite.

Alckmin ocupa a cadeira de presidente temporariamente enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpre missão oficial em Barcelona, na Espanha. Pelas redes sociais, ele chegou a destacar Oscar como um dos “maiores atletas” da história do esporte brasileiro. “Nosso ‘Mão Santa’, não foi só um jogador de basquete, foi uma lenda do basquete mundial, que sempre colocou a defesa do Brasil nas quadras em primeiro lugar”, disse o político.

Acesse também: Vídeo: Tadeu chora na abertura do BBB ao falar da morte do irmão, o ex-jogador de basquete Oscar Schmidt

Depois de mais de 15 anos enfrentando um câncer cerebral, Oscar Schmidt foi encontrado inconsciente em sua residência, em Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo, após sofrer uma parada cardiorrespiratória. O ex-atleta chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital e Maternidade Municipal Santa Ana, mas não resistiu. 

Conhecido como “Mão Santa”, ele protagonizou um dos capítulos mais emblemáticos do esporte nacional pela Seleção de Basquete brasileira: a conquista do ouro nos Jogos Pan-Americanos de 1987, em Indianápolis, nos Estados Unidos. Na final contra os anfitriões, foi decisivo ao anotar 46 pontos na vitória por 120 a 115 — desempenho que integra os 7.693 pontos marcados por ele com a camisa do Brasil.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

STF

PROTEÇÃO ANIMAL

STF reforça dever de municípios na proteção de cães e gatos abandonados

Decisão em caso envolvendo Catanduva (SP) fortalece entendimento de que a proteção de animais é ...
Flavio Bolsonaro

ELEITORADO FEMININO

Flávio Bolsonaro promete indicar mulheres ao STF e busca ampliar apoio feminino

Durante agenda em São Paulo, candidato também criticou o STF, o governo Lula e reforçou apoio a a...
Primeiro debate ao governo de Goiás será realizado neste domingo (9)

ELEIÇÕES 2026

Primeiro debate ao governo de Goiás será realizado neste domingo (9)

Encontro reúne quatro candidatos e será transmitido na TV aberta, rádio e plataformas digitais
Moraes nega visita de filhos a Bolsonaro no Dia dos Pais

SEM VISITA

Moraes nega visita de filhos a Bolsonaro no Dia dos Pais

Defesa alegou motivo humanitário, mas STF manteve restrição após violação de decisão judicial
Partidos têm até o dia 15 para registrarem candidaturas nos tribunais

ELEIÇÕES 2026

Partidos têm até o dia 15 para registrarem candidaturas nos tribunais

Após registrado, o candidato aparece no sistema do tribunal eleitoral, que pode ser consultado por ...
Capilaridade com o agro é desejo dos candidatos ao Governo de Goiás, apontam especialistas 

Eleições 2026

Capilaridade com o agro é desejo dos candidatos ao Governo de Goiás, apontam especialistas 

Candidatos ao Palácio das Esmeraldas disputam entre si o respaldo do setor; especialistas destacam ...
Jair Renan

Filho do ex-presidente

Jair Renan não informa orientação sexual em registro de candidatura

Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro havia se declarado heterossexual nas eleições de 2024; dado ...
Caiado descarta retaliação aos EUA por tarifaço de Trump

Retaliação

Caiado descarta retaliação aos EUA por tarifaço de Trump

Candidato do PSD defende negociação diplomática para reduzir tarifas, rejeita usar o Pix nas trat...