quarta-feira, 28 de outubro de 2026
Câmara dos Deputados

Motta articula para CCJ aprovar PECs sobre fim da escala 6×1 ainda esta semana

Matérias já contam com parecer favorável do relator, o deputado Paulo Azi (União Brasil-BA)

Thiago Borgespor em
Motta articula para CCJ aprovar PECs sobre fim da escala 6×1 ainda esta semana
Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), articula para que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa aprove as Propostas de Emenda à Constituição (PECs) que acabam com a escala 6×1, na próxima quarta-feira (22). 

As matérias ganharam tração no Congresso após Motta declarar apoio ao tema. Nos bastidores, o clima é de amplo apoio para aprovação dos textos na CCJ. O presidente da Câmara tem sinalizado que a tramitação das PECs precisa acontecer com rapidez, para que as propostas sejam analisadas pelo plenário da Casa até o recesso do meio do ano. 

Há duas propostas em análise: a PEC 8/2025, da deputada Erika Hilton (PSOL-SP), e a PEC 221/2019, do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG). O presidente da Casa Baixa entende que o apelo popular, aliado ao desejo do Congresso, contribui para que a pauta seja aprovada o mais rápido possível na Câmara. 

Leia mais: ‘Taxação do Pix é ideia do Bolsonaro’, afirma Haddad

Para que as PECs sejam aprovadas na CCJ, é preciso que um quórum mínimo de 34 deputados aprove as matérias por maioria simples. Caso os textos sejam aprovados pelo colegiado como o esperado, as PECs seguirão para análise em uma comissão especial. Motta irá definir o presidente e o relator das matérias sobre o fim da escala 6×1 na comissão especial só após a aprovação na CCJ. 

O deputado Paulo Azi (União Brasil-BA), relator na CCJ, apresentou parecer favorável aos dois textos, porém a votação foi adiada após um pedido de vista dos deputados Lucas Redecker (PSDB-RS) e Bia Kicis (PL-DF). 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Trump volta a questionar eleição no Brasil e cita suposta fraude em comício no Texas

Eleições 2026

Trump volta a questionar eleição no Brasil e cita suposta fraude em comício no Texas

Trump compara eleições e condiciona respeito às midterms à honestidade da votação
Flávio Bolsonaro chega aos EUA e se encontra com Eduardo na Flórida

Fugiu

Flávio Bolsonaro chega aos EUA e se encontra com Eduardo na Flórida

Flávio Bolsonaro vai aos EUA e planeja coletiva para explicar viagem
Flávio Bolsonaro

Deixou o Brasil

Ida de Flávio Bolsonaro aos EUA abre debate sobre possível fuga da Justiça

Advogados avaliam se saída do senador pode ser considerada fuga e se decisão do ministro do STF fo...
Wellington Luiz assume o GDF nesta quarta-feira (28) durante afastamento de Celina Leão

POLÍTICA

Wellington Luiz assume o GDF nesta quarta-feira (28) durante afastamento de Celina Leão

Presidente da CLDF ficará à frente do Executivo por período inicial de 10 dias, enquanto governad...
Ex-secretário do México e aliado de Trump diz que Flávio chegou aos EUA

Fuga

Ex-secretário do México e aliado de Trump diz que Flávio chegou aos EUA

Simón Levy afirmou que fuga do senador foi articulada pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rub...
Lula

Quarto mandato

Lula inicia articulações para definir ministros do governo a partir de 2027

Presidente se reúne com líderes do Congresso e avalia nomes de aliados e partidos do Centrão para...
Daniel Vilela escolhe José Frederico para substituir Fátima Gavioli na Educação de Goiás

Mudança no Secretariado

Daniel Vilela escolhe José Frederico para substituir Fátima Gavioli na Educação de Goiás

A titular da Seduc aceitou o convite do governador eleito, Sérgio Moro (PL), e irá assumir a pasta...
Flávio teria fugido para os EUA e planeja pedir asilo político para Trump

Fuga

Flávio teria fugido para os EUA e planeja pedir asilo político para Trump

Decisão de deixar o país teria sido tomada após o ministro do STF, Alexandre de Moraes, determina...