DICAS ESSENCIAIS!

Vai viajar ou ficar em casa no feriado? Veja cuidados simples para evitar acidentes com energia

Uso maior de eletrodomésticos e casas fechadas durante o feriado exigem atenção para prevenir choques, curtos-circuitos e incêndios

Bia Salespor em
Vai viajar ou ficar em casa no feriado? Veja cuidados simples para evitar acidentes com energia
(Imagem: Reprodução)

Feriado prolongado costuma significar descanso, viagem ou mais tempo em casa. Mas também pode aumentar os riscos de acidentes elétricos quando faltam cuidados básicos com tomadas, fios e aparelhos ligados ao mesmo tempo.

Dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) mostram que o Brasil registrou, em 2024, 1.186 incêndios provocados por sobrecarga elétrica e 295 acidentes com choque dentro de residências. Desse total, 84% terminaram em mortes.

Segundo a Equatorial Goiás, o período de feriado exige atenção extra, principalmente em imóveis com instalações antigas, improvisadas ou sem manutenção recente.

Se for viajar, desligue o que não precisa ficar ligado

Antes de sair, a recomendação é tirar da tomada aparelhos que não precisam permanecer conectados, como televisão, micro-ondas, carregadores e outros eletrônicos. Isso ajuda a reduzir consumo desnecessário e também evita riscos.

Outra dica importante é não deixar extensões sobrecarregadas, fios enrolados ou cabos próximos a cortinas e tapetes. “Mesmo com a casa vazia, equipamentos ligados continuamente podem continuar operando, principalmente em instalações deficientes”, alerta a executiva de Segurança do Trabalho da Equatorial Goiás, Suzane Caires.

Vai ficar em casa? Cuidado com vários aparelhos ao mesmo tempo

Quem vai passar o feriado em casa também precisa se organizar. Ligar chuveiro, ar-condicionado, ferro de passar e outros equipamentos potentes ao mesmo tempo pode sobrecarregar a rede interna da residência.

O ideal é evitar várias conexões em uma única tomada e observar sinais de problema, como:

  • tomadas esquentando;
  • cheiro de queimado;
  • disjuntor caindo com frequência;
  • oscilações de energia.

Pequenos reparos podem virar grande problema

Muita gente aproveita o feriado para resolver consertos em casa, mas mexer na parte elétrica sem preparo pode ser perigoso. O recomendado é desligar o disjuntor geral antes de qualquer intervenção e chamar um profissional qualificado.

Segundo a Abracopel, cerca de 40% dos acidentes por choque em residências estão ligados a falhas em instalações, conexões mal feitas ou uso inadequado de extensões.

Leia mais:

Briga na saída de festa termina com empresário morto em Caldas Novas

Homem colombiano é preso após denúncia de abuso sexual em Aparecida de Goiânia

Quando pedir ajuda

Se houver fios caídos na rua, poste danificado ou qualquer situação envolvendo a rede externa, a orientação é manter distância e acionar os canais oficiais da distribuidora.

* Agência Virtual no site www.equatorialenergia.com.br;

* Aplicativo Equatorial Energia (Android e iOS);

* Atendente virtual Clara, via WhatsApp, pelo número (62) 3243-2020;

* Call Center 0800 062 0196;

* Agências de atendimento distribuídas em todo o estado.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
cuidados energia feriado viajar

Veja também

Domingo de eleição terá ônibus gratuito na Grande Goiânia; confira como funciona

ELEIÇÕES 2026

Domingo de eleição terá ônibus gratuito na Grande Goiânia; confira como funciona

RMTC suspende tarifas e mantém frequência de dias úteis durante o primeiro turno; votação vai d...
Davi Sebba

JUSTIÇA

MP-GO vai recorrer de condenações pela morte de Davi Sebba

Ministério Público quer prisão dos condenados e aumento das penas; terceiro acusado foi absolvido...
Homem de 65 anos morre após carro cair em represa em Morrinhos

Veículo encontrado submerso

Homem de 65 anos morre após carro cair em represa em Morrinhos

Veículo foi encontrado submerso em uma propriedade rural; bombeiros utilizaram maquinário agrícol...
Hugo Brockes

NOTA DE FALECIMENTO

Morre Hugo Brockes, publicitário, escritor e ator goiano

Profissional morreu aos 89 anos, em Goiânia, e construiu uma trajetória ligada à publicidade, à ...
Educação enfrenta dupla jornada e envelhecimento docente

EDUCAÇÃO

Educação enfrenta dupla jornada e envelhecimento docente

Cerca de 20% dos professores brasileiros lecionam em duas ou mais escolas, enquanto número de docen...
tempestades

TEMPO

Defesa Civil alerta para tempestades em Goiânia neste fim de semana

Previsão indica rajadas de vento acima de 70 km/h, raios e possibilidade de granizo até domingo (4...
Eleições alteram trânsito no Centro e Setor Bueno em Goiânia

ELEIÇÕES 2026

Eleições alteram trânsito no Centro e Setor Bueno em Goiânia

Operação modifica circulação no entorno do TRE-GO e do Fórum Eleitoral neste sábado e no domin...
Brasil registra um caso de violência política a cada 44 horas, e metade das vítimas são mulheres

ELEIÇÕES 2026

Brasil registra um caso de violência política a cada 44 horas, e metade das vítimas são mulheres

País soma 354 casos desde outubro de 2024; Tribunal Regional Eleitoral de Goiás reuniu as forças ...