sábado, 22 de agosto de 2026
Combate à violência sexual

PF faz megaoperação nacional contra abuso sexual infantil e cumpre 175 mandados em todo o Brasil

Ação cumpre 159 mandados em todo o país e integra ofensiva internacional para identificar suspeitos e reforçar a proteção de menores

Nívia Menegatpor Nívia Menegat em
abuso
PF deflagra operação nacional contra abuso de crianças e adolescentes. Foto: Reprodução

Uma operação de alcance nacional foi deflagrada nesta terça-feira (28) para combater crimes de abuso sexual contra crianças e adolescentes em todo o Brasil. A ação é coordenada pela Polícia Federal, em parceria com polícias civis de diversos estados.

Ao todo, estão sendo cumpridos 159 mandados de busca e apreensão e 16 de prisão preventiva, simultaneamente em todas as unidades da Federação. A ofensiva mobiliza 503 policiais federais e 243 policiais civis, com participação de equipes da Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins. A ação foi batizada de Operação Nacional Proteção Integral 4 e tem como objetivo identificar suspeitos e efetuar prisões.

Operação nacional contra abuso infantil

Leia também: Uma semana após a prisão, ginecologista de Goiânia já acumula 25 denúncias

A iniciativa também integra um esforço internacional, denominado Operação Internacional Aliados pela Infância 6, que ocorre de forma simultânea em 15 países, incluindo Argentina, Colômbia, Espanha, França e México. O foco é combater crimes transnacionais que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes, por meio da cooperação entre forças de segurança.

abuso
PF deflagra operação nacional contra abuso de crianças e adolescentes. Foto: Reprodução

Segundo a Polícia Federal, a operação reforça ações de prevenção e repressão, especialmente no contexto do Maio Laranja, campanha de enfrentamento à violência sexual contra menores.

O órgão também alerta para a importância de utilizar termos adequados ao tratar desses crimes, priorizando expressões como “abuso sexual” e “violência sexual contra crianças e adolescentes”, em vez de outras denominações que possam suavizar a gravidade das práticas.

Em 2026, a Polícia Federal já cumpriu cerca de 450 mandados de prisão de foragidos por crimes sexuais. Além disso, a instituição orienta pais e responsáveis a acompanharem o uso da internet por crianças e adolescentes, incentivando o diálogo sobre segurança digital e a denúncia de comportamentos suspeitos, como forma de prevenção e proteção.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

Ypê

VOCÊ SABIA?

Família dona da Ypê tem história marcada por tragédias; relembre

Sequestro, acidente fatal e a morte de um neto estão entre os episódios que marcaram a trajetória...
Jovem

ENTORNO DF

Jovem é encontrada amordaçada e amarrada após cinco dias desaparecida em Goiás; veja vídeo

Jovem de 24 anos foi localizada pela PM em uma casa de Águas Lindas de Goiás
Aparecida realiza Dia D da Multivacinação neste sábado (22)

Saúde

Aparecida realiza Dia D da Multivacinação neste sábado (22)

Campanha terá 34 pontos de vacinação e busca atualizar a caderneta de crianças e adolescentes me...
Dia D da Multivacinação acontece neste sábado (22) em Goiânia

Saúde

Dia D da Multivacinação acontece neste sábado (22) em Goiânia

Capital terá 61 salas de vacina abertas para atualizar a caderneta de crianças e adolescentes; cam...
mulheres

inovação

Plataforma reúne serviços de proteção às mulheres vítimas de violência em Goiás

Uma ferramenta digital criada para ampliar o acesso à rede de proteção de mulheres vítimas de vi...
Carmo do Rio Verde abre concurso para professores com salário de R$ 3.847,97

Concurso Público

Carmo do Rio Verde abre concurso para professores com salário de R$ 3.847,97

Seleção exige formação em Pedagogia e terá prova objetiva, redação e avaliação de títulos ...
Família goiana dona da JBS compra 100% da Avibrás, fabricante de armas de guerra

material bélico

Família goiana dona da JBS compra 100% da Avibrás, fabricante de armas de guerra

Família Batista, da JBS, compra 100% da Avibrás; veja os detalhes
Anel Viário

Obras Públicas

Licitação do novo Anel Viário de Goiânia é suspensa por duplicidade de orçamentos

Construção do contorno de 44 km já estava previsto em solução para nova concessão da BR-153, e...