Amin anuncia voto contra Messias no STF e critica processo de indicação
Senador catarinense diverge do próprio partido e diz que votará não na CCJ; aprovação exige 14 dos 27 votos da comissão
A sabatina de Jorge Messias na CCJ do Senado ganhou um capítulo tenso nesta quarta-feira (29). O senador Esperidião Amin (PP-SC) anunciou que votará contra a indicação do advogado-geral da União ao Supremo Tribunal Federal, contrariando a orientação de Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, que declarou apoio ao indicado.
No discurso, Amin deixou claro que o voto não tem caráter pessoal.
“Tenho o maior apreço pessoal por vossa excelência. E o senhor sabe disso. Mas eu não posso votar a favor da sua indicação. Vou votar não. Triste! Mas vou votar não contra uma pessoa. Voto contra um processo que está desmoralizando o Supremo Tribunal Federal“, afirmou.
Leia mais: Em derrota histórica para o governo Lula, Senado rejeita nome de Jorge Messias para o STF
Amin foi além do voto e atacou o que chamou de desmoralização da corte, atribuída “não por vândalos de fora, mas por ações conscientes, premeditadas” dentro da própria instituição.
Para ser aprovado na CCJ, Messias precisa de pelo menos 14 dos 27 votos da comissão.