sexta-feira, 9 de outubro de 2026
ORGANIZAÇÕES TERRORISTAS

Democratas pedem cautela sobre medida contra PCC e CV

Parlamentares enviam carta ao governo Trump e alertam para possíveis impactos diplomáticos e políticos da medida

Lalice Fernandespor em
democratas
Foto: Abe McNatt/ Casa Branca

Um grupo de deputados do Partido Democrata pediu ao governo dos Estados Unidos que não classifique o PCC (Primeiro Comando da Capital) e o CV (Comando Vermelho) como organizações terroristas estrangeiras. O apelo foi encaminhado ao secretário de Estado americano, Marco Rubio, em carta enviada na quarta-feira (6), segundo a CNN.

No documento, os parlamentares afirmam que uma eventual decisão pode prejudicar a relação entre Washington e Brasília. “Tal medida seria contraproducente e prejudicial às relações entre os EUA e o Brasil”, escreveram os deputados.

Os democratas reconhecem que as facções representam ameaça regional e mencionam a expansão das organizações criminosas para países como Colômbia, Peru e Bolívia. A carta também associa os grupos a crimes ambientais na Amazônia e à violência contra comunidades locais e lideranças sociais.

Mesmo assim, os democratas questionam o uso da legislação antiterrorismo pelo governo Trump. Segundo o texto, há preocupação com a “instrumentalização das designações de Organização Terrorista Estrangeira” e com possíveis consequências políticas da medida.

 

Leia mais: Lula saiu da reunião com Trump falando em “amor à primeira vista”

Leia mais: Lula e Trump se reúnem na Casa Branca em agenda bilateral

Leia: Viagem de Lula aos EUA ocorre após rumores sobre PCC e CV

Leia mais: Eduardo Bolsonaro diz que Lula vai aos EUA “para proteger” PCC e CV

 

Os deputados democratas citam ainda episódios recentes envolvendo o Brasil para justificar o alerta ao Departamento de Estado. A carta menciona as sanções aplicadas contra o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro. “Embora as sanções contra Moraes tenham sido suspensas após mediação diplomática, permanecemos preocupados com a postura deste governo em relação ao Brasil, onde eleições nacionais serão realizadas em seis meses”, afirma o documento.

Na avaliação do grupo, a classificação do PCC e do CV como organizações terroristas pode ser utilizada politicamente. “Tememos que a designação de organizações criminosas como Organizações Terroristas Estrangeiras seja usada para influenciar indevidamente as eleições em direção a um resultado que o governo considere politicamente favorável”, escreveram os parlamentares.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
CV democratas partido democrata PCC

Veja também

Tempestade solar pode provocar auroras em regiões mais distantes dos polos neste fim de semana

erupções solares

Tempestade solar pode provocar auroras em regiões mais distantes dos polos neste fim de semana

Três nuvens de partículas lançadas pelo Sol devem atingir a Terra a partir de sexta-feira (9), se...
russia

Rússia x Ucrânia

Ataques russos deixam ao menos 20 mortos em diferentes regiões da Ucrânia

Bombardeios atingiram áreas residenciais e infraestrutura; entre as vítimas estão quatro criança...
planeta

DESCOBERTA ESPACIAL

Astrônomos encontram Planeta que pode ter surgido após morte de estrela

Localizado a cerca de 270 anos-luz da Terra, o possível mundo apresenta características que podem ...
sarampo

ALERTA

Nova York decreta estado de emergência após surto de sarampo

Medida amplia ações de vacinação, testagem e investigação diante do avanço de casos em comuni...
Funcionária de instituto de pesquisa sobre peste morre na Sibéria e coloca quase 200 pessoas em quarentena

SAÚDE PÚBLICA

Funcionária de instituto de pesquisa sobre peste morre na Sibéria e coloca quase 200 pessoas em quarentena

Autoridades russas monitoram pessoas que tiveram contato com a mulher, enquanto OMS afirma que risco...
Embaixada e consulados dos EUA retomam atendimentos no Brasil

APÓS ELEIÇÕES

Embaixada e consulados dos EUA retomam atendimentos no Brasil

Serviços voltaram a funcionar nesta segunda-feira (5), após suspensão presencial motivada por que...
Netanyahu parabeniza Flávio Bolsonaro e deseja sorte no segundo turno

MUNDO

Netanyahu parabeniza Flávio Bolsonaro e deseja sorte no segundo turno

Primeiro-ministro israelense afirmou esperar a retomada de uma “extraordinária amizade” entre I...
papa

ELEIÇÕES 2026 | VATICANO

Papa Leão XIV cita “operário” São Francisco e pede paz no dia da eleição no Brasil

Leão XIV fez a referência durante mensagem sobre São Francisco de Assis e destacou a necessidade ...