quarta-feira, 13 de maio de 2026
Educação

Estudantes já podem renegociar dívidas do Fies com descontos de até 99%

Programa do governo federal beneficia contratos firmados até 2017 e permite regularização pelos aplicativos da Caixa e Banco do Brasil

Nívia Menegatpor Nívia Menegat em 13 de maio de 2026
Fies
Estudantes já podem renegociar dívidas do Fies com descontos de até 99%. Foto: Reprodução

Estudantes com dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) já podem renegociar os contratos a partir desta quarta-feira (13). A iniciativa faz parte do programa Desenrola Fies, criado pelo governo federal para facilitar a regularização de débitos estudantis.

Segundo o Ministério da Educação, os descontos podem chegar a 99% do valor da dívida, dependendo da situação do contrato. Já os estudantes que estão em dia com os pagamentos e desejam quitar o saldo devedor à vista terão desconto de 12%.

Podem aderir à renegociação estudantes que firmaram contrato até 2017 e que estavam na fase de amortização em 4 de maio de 2026. O prazo para solicitar a renegociação segue até 31 de dezembro deste ano.

O procedimento deve ser realizado pelos canais digitais da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, conforme a instituição financeira responsável pelo contrato.

Fies
Estudantes já podem renegociar dívidas do Fies com descontos de até 99%. Foto: Reprodução

Renegociar dívidas do FIES

A expectativa do Ministério da Educação é que mais de 1 milhão de estudantes sejam beneficiados pela medida. O Desenrola Fies integra o programa Novo Desenrola Brasil, criado para reduzir o endividamento das famílias brasileiras.

Leia também: Desenrola 2.0 renegocia quase R$ 1 bi, mas pode ter efeito passageiro na economia

Para fazer a renegociação, o estudante deve acessar o aplicativo ou portal do banco responsável pelo financiamento, selecionar a opção de renegociação do Fies e verificar as condições disponíveis para o perfil da dívida.

Após aceitar eletronicamente os termos do acordo e efetuar o pagamento da entrada, o sistema realiza automaticamente a atualização do contrato e a retirada do nome do estudante e dos fiadores dos cadastros de inadimplência.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também