quarta-feira, 2 de setembro de 2026
TRABALHO FALSO

Febraban alerta para golpe do falso emprego; veja como se proteger

Criminosos usam falsas vagas de trabalho para roubar documentos, dados bancários e até aplicar financiamentos em nome das vítimas, segundo a Federação Brasileira de Bancos

Luma Silveirapor em
Febraban alerta para golpe do falso emprego; veja como se proteger
Foto: Agência Brasil

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou comunicado nesta terça-feira (12) alertando para o golpe do falso emprego. Segundo a entidade, criminosos assediam pessoas que estão procurando trabalho e oferecem o que parece ser “uma vaga imperdível”. A oferta enganosa é isca para capturar dados de candidatos.

De acordo com a Febraban, criminosos se passam por falsos recrutadores e também como integrantes de falsas agências de emprego enviando mensagens por WhatsApp, e-mail ou em redes sociais.

“Assim, obtêm fotos das vítimas, imagens de documentos, informações bancárias e assinaturas digitais”, alerta.

Além de dados, os golpistas podem pedir dinheiro para pagamento de taxa de inscrição, realização de falsos exames médicos ou pagamento de curso preparatório para a vaga que não existe.

Leia também:

Desenrola 2.0 renegocia quase R$ 1 bi, mas pode ter efeito passageiro na economia

Os riscos, além de perder dinheiro imediatamente com essas despesas fictícias, são as vítimas terem sua imagem usada em autenticações biométricas e, junto com documentos informações bancárias, os criminosos levantarem financiamentos em nome das pessoas que caíram no golpe.

No golpe do falso emprego, os criminosos cometem estelionato, que é a vantagem ilícita para si ou para outra pessoa em prejuízo da vítima, furto mediante fraude e apropriação indébita. Os três delitos estão previstos no Código Penal.

No comunicado, a Febraban faz cinco recomendações para não cair no golpe do falso emprego:

  •  Desconfie de processos seletivos simplificados e da oferta de salários muito acima da média do mercado para as funções descritas.
  •  Antes de abrir links indicados em mensagens, verifique diretamente no site ou nas redes sociais da empresa se a vaga existe de fato.
  •  Confirme se o recrutador é autêntico e possui conexões reais. Se receber mensagens por e-mail verifique se o endereço é corporativo.
  •  Não envie foto de documento, dados bancários ou assinatura digital sem ter certeza da idoneidade da empresa.
  •  Não efetue qualquer tipo de pagamento zero: taxa de inscrição, exames ou cursos pré-contratação.

Fonte: Agência Brasil

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Motorista morre após carro colidir com caminhão na GO-210, em Santa Helena de Goiás

Colisão fatal

Motorista morre após carro colidir com caminhão na GO-210, em Santa Helena de Goiás

Vítima de 26 anos ficou presa às ferragens e teve a morte constatada por equipe do Samu no local d...
Homem é investigado após polícia encontrar mais de 300 arquivos de abuso sexual infantil no DF

Investigação

Homem é investigado após polícia encontrar mais de 300 arquivos de abuso sexual infantil no DF

Ação integrada da PCDF e Polícia Federal faz parte de operação nacional que já resultou em 31 ...
PRF registra a maior apreensão da droga em 2026 em Cristalina (GO)

Apreensão recorde

PRF registra a maior apreensão da droga em 2026 em Cristalina (GO)

Entorpecente estava escondido em uma carga de telhas isotérmicas, em veículo abordado na BR-040, e...
PCDF mira grupo suspeito de aplicar golpe do falso suporte e movimentar quase 1,8 mil contas fraudulentas

Falso suporte

PCDF mira grupo suspeito de aplicar golpe do falso suporte e movimentar quase 1,8 mil contas fraudulentas

Operação cumpriu seis mandados de busca e apreensão em São Paulo e investiga fraudes contra vend...
Operação prende homem e apreende adolescente por tráfico no DF

Beco sem saída

Operação prende homem e apreende adolescente por tráfico no DF

Polícia encontrou porções de crack, cocaína e maconha, além de dinheiro, balanças de precisão...
Paralisação de entregadores termina com três esfaqueados em Aparecida de Goiânia

CONFLITO DURANTE PARALISAÇÃO

Paralisação de entregadores termina com três esfaqueados em Aparecida de Goiânia

Confusão começou quando um entregador tentou retirar um pedido em uma lanchonete na tarde de terç...
casamento infantil

casamento infantil

Goiás tem 1,2 mil crianças de 10 a 14 anos que vivem em união conjugal, aponta Censo

Meninas representam 77,9% dos casos; Estado também registrou 123 casamentos formais envolvendo meno...
Goiânia terá máxima de 34°C e possibilidade de chuva nesta quarta-feira (02)

PREVISÃO DO TEMPO

Goiânia terá máxima de 34°C e possibilidade de chuva nesta quarta-feira (02)

Dia começa com 19°C, mas temperatura sobe rapidamente; umidade do ar ficará entre 40% e 80%