segunda-feira, 28 de setembro de 2026
BALÉ E ORQUESTRA

Cia Jovem Basileu França e Orquestra Sinfônica apresentam “Dom Quixote” em Goiânia

Espetáculo inédito une balé clássico e música sinfônica ao vivo de 28 a 31 de maio no Teatro Escola Basileu França

Luana Avelarpor em
Dom Quixote

Goiânia recebe entre os dias 28 e 31 de maio uma montagem inédita do balé “Dom Quixote”, com a Cia Jovem Basileu França e a Orquestra Sinfônica de Goiânia (OSG) dividindo o palco do Teatro Escola Basileu França pela primeira vez. As sessões acontecem de quinta a sábado, às 20h, e no domingo, às 16h.

A coreografia é assinada por África Guzmán, primeira bailarina da Companhia Nacional de Dança da Espanha. A direção artística da Cia Jovem é de Simone Malta, e a regência da OSG ficará a cargo do maestro Eliseu Ferreira. “São potências culturais que se unem para oferecer uma experiência artística grandiosa e inédita”, destaca a produção ao falar da união entre música sinfônica e balé clássico.

Leia mais: Moscow City Ballet traz “O Lago dos Cisnes” a Goiânia

A história em cena

Criado originalmente pelo coreógrafo Marius Petipa em 1869, com música de Ludwig Minkus, o balé concentra-se não nas aventuras do cavaleiro, mas na história romântica e bem-humorada de Kitri e Basilio, casal de jovens amantes ambientado em uma vila espanhola por onde passa o sonhador Dom Quixote.

A personagem Kitri será interpretada por Jaquelyne Barbieri. O papel de Basilio terá dois intérpretes: Cícero Gomes, primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, nas sessões dos dias 29 e 31, e Caio Baratella, da própria Cia Jovem, nos dias 28 e 30. A montagem conta ainda com a participação dos artistas internacionais Tíndaro Silvano e Domenico Salvatore.

Além de Goiânia

O espetáculo abrirá o 43º Festival de Dança de Joinville, em julho, reforçando o reconhecimento nacional do trabalho da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, instituição mantida pelo Governo de Goiás por meio da Secti e gerida pelo CETT da UFG.

Serviço

O quê: Dom Quixote Balé e Orquestra

Quando: 28 a 31 de maio; de 28 a 30, às 20h; dia 31, às 16h

Onde: Teatro Escola Basileu França, Av. Universitária, 1750, Setor Leste Universitário, Goiânia

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

The Town confirma Slipknot e Marilyn Manson para edição de 2027

ATRAÇÕES ANUNCIADAS

The Town confirma Slipknot e Marilyn Manson para edição de 2027

Artistas tocarão no mesmo dia do festival, que será realizado em setembro no Autódromo de Interla...
Falta de doadores limita transplantes em crianças; recusa familiar chegou a 45% dos casos em 2025

SAÚDE

Falta de doadores limita transplantes em crianças; recusa familiar chegou a 45% dos casos em 2025

Apenas 2% das notificações de doadores falecidos correspondem a crianças; tamanho do órgão é f...
Quase 60% dos hipertensos abandonam o tratamento quando a pressão melhora; cardiologista explica o erro

Setembro Vermelho

Quase 60% dos hipertensos abandonam o tratamento quando a pressão melhora; cardiologista explica o erro

Pressão controlada pelo medicamento não significa cura, mas que o tratamento está funcionando; do...
Césio-137: intervenção em Goiânia resgata gesto decisivo de Maria Gabriela

“Áspera espera”

Césio-137: intervenção em Goiânia resgata gesto decisivo de Maria Gabriela

“Áspera espera” percorre pontos ligados ao Césio-137 e recoloca a personagem no centro da mem�...
horóscopo

ASTROS

Horóscopo de 28 de setembro: veja a previsão para cada signo

Segunda-feira favorece mudanças, novas ideias e revisão de escolhas, mas pede atenção para impul...
horóscopo

ASTROS

Horóscopo de hoje, 27 de setembro: Lua cheia em Áries movimenta os signos

Domingo coloca escolhas, limites e relações em evidência, mas o céu também abre espaço para co...
Horóscopo do dia (29/09): veja as previsões para o seu signo

ASTROS

Horóscopo do dia (26/09): veja as previsões para o seu signo

Dia favorece conversas sinceras, reorganização da rotina e decisões tomadas sem pressa
Festiva na Pegada reúne Mari Fernandes e Mateus Fernandes em Goiânia

ENTRETENIMENTO

Festiva na Pegada reúne Mari Fernandes e Mateus Fernandes em Goiânia

Evento será realizado em 12 de dezembro e terá shows, DJs, open bar e open churrasco premium