segunda-feira, 7 de setembro de 2026
AGRO EM CLIMA ELEITORAL

Pecuária de Goiânia vira palco de defesa do agro e sinalização política para 2026

Em vários momentos, o discurso construiu um contraste entre Goiás e Brasília: Goiás como estado eficiente e seguro; o agro como motor econômico; e o governo federal como responsável pela instabilidade econômica enfrentada pelo produtor

Luma Silveirapor em
Pecuária
Daniel Vilela (MDB) durante discurso na abertura da exposição - Foto: Luma Silveira

A abertura da 79ª Exposição Agropecuária de Goiânia deixou claro que a Pecuária deste ano vai muito além da tradição sertaneja e do entretenimento. O evento se transformou em um grande palco político do agronegócio goiano.

Os discursos funcionaram como uma demonstração pública de força do grupo governista e de alinhamento entre setor produtivo, entidades empresariais, forças de segurança, Judiciário e lideranças políticas de Goiás.

O ambiente da abertura foi marcado por uma narrativa muito bem construída: Goiás aparece como um estado de estabilidade, crescimento econômico, segurança pública forte e proximidade com o agronegócio. E dentro desse discurso, Daniel Vilela foi apresentado de forma praticamente explícita como continuidade natural do projeto liderado por Ronaldo Caiado.

Leia também:

Áudio-bomba entre Flávio e Vorcaro faz eleitorado neutro ser ainda mais decisivo

O presidente da SGPA, Gilberto Marques, fez um discurso fortemente político. Falou em continuidade administrativa, elogiou a segurança pública em Goiás, defendeu o setor produtivo e criticou diretamente o cenário econômico nacional, citando juros altos, carga tributária e insegurança jurídica.

Em vários momentos, o discurso construiu um contraste entre Goiás e Brasília: Goiás como estado eficiente e seguro; o agro como motor econômico; e o governo federal como responsável pela instabilidade econômica enfrentada pelo produtor rural.

Já Gracinha Caiado fez uma fala carregada de simbolismo político. Misturou defesa do agro, memória da UDR, trajetória pessoal no setor rural e defesa do Goiás Social.

Ao citar que mais de 600 mil pessoas saíram da pobreza em Goiás, Gracinha buscou reforçar uma narrativa importante para o grupo governista: a de que o governo não é apenas “do agro”, mas também de inclusão social, qualificação e oportunidade.

Daniel Vilela adotou um tom mais institucional, mas igualmente político. Apostou no sentimento de pertencimento, relembrou a tradição da Pecuária de Goiânia e destacou os números do evento, que deve movimentar mais de R$ 100 milhões, gerar cerca de 11 mil empregos e receber aproximadamente 600 mil visitantes.

Nos bastidores, a leitura era praticamente unânime: a abertura da Pecuária serviu como demonstração pública de unidade política e fortalecimento do projeto governista para 2026.

Ronaldo Caiado foi citado diversas vezes como liderança nacional do agro e nome preparado para voos maiores. Já Daniel apareceu como responsável por manter o modelo implantado em Goiás.

A Pecuária começou oficialmente, mas a abertura deixou claro que o clima é de pré-campanha.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Augusto Cury defende debate sobre impeachment de ministros do STF

Cury

Augusto Cury defende debate sobre impeachment de ministros do STF

Candidato do Avante à Presidência também propôs reduzir de 11 para nove o número de integrantes...
Renan Santos pede prisão de Moraes e Toffoli em ato em São Paulo

manifesto

Renan Santos pede prisão de Moraes e Toffoli em ato em São Paulo

Candidato à Presidência reuniu apoiadores no Obelisco do Ibirapuera e apresentou documento com cr�...
Desfile de 7 de Setembro em Brasília tem clima eleitoral e homenagens ao SUS

7 de setembro

Desfile de 7 de Setembro em Brasília tem clima eleitoral e homenagens ao SUS

Apoiadores de Lula levaram pautas políticas às arquibancadas da Esplanada, enquanto Zé Gotinha e ...
Direita transforma ato de 7 de Setembro em palanque eleitoral em Goiânia

ELEIÇÕES 2026

Direita transforma ato de 7 de Setembro em palanque eleitoral em Goiânia

Manifestação na Praça Tamandaré teve críticas a Lula e Alexandre de Moraes, defesa de Flávio B...
Caiado afirma que quem blindou Vorcaro deve explicações ao país

patriotismo

Caiado critica Lula e diz que presidente não tem autoridade para falar em patriotismo

Candidato do PSD à Presidência participou do desfile de 7 de Setembro em Goiânia e voltou a defen...
lula

7 de Setembro

Lula defende soberania nacional em pronunciamento pelo 7 de Setembro

Presidente afirmou que Brasil não aceitará interferências externas e destacou riquezas naturais e...
“Candidato sem a foto de Wilder não terá meu voto”, diz Ana Paula em ato de 7 de Setembro em Goiânia

ELEIÇÕES 2026

“Candidato sem a foto de Wilder não terá meu voto”, diz Ana Paula em ato de 7 de Setembro em Goiânia

Vice na chapa de Wilder Morais afirma que candidatos sem a imagem do governador na campanha podem �...
Nikolas Ferreira

MENSAGENS VAZADAS

TRE-MG determina retirada de posts que dizem que Nikolas Ferreira chamou Vorcaro de “lindão”

Decisão judicial envolve publicações do ICL Notícias sobre um áudio de Nikolas Ferreira e o ban...