segunda-feira, 14 de setembro de 2026
ELEIÇÕES

Colombianos vão às urnas essa semana em meio a onda de violência

As eleições presidenciais da Colômbia ocorrem no próximo domingo (31) e são marcadas por escalada de violência em todo país

Lalice Fernandespor em
colombia
Foto: Jorono/ Pixabay

A escalada da violência e o avanço de grupos armados colocaram a segurança no centro da eleição presidencial da Colômbia, marcada para esse domingo (31). O crescimento dos ataques com drones explosivos e o assassinato do senador e pré-candidato Miguel Uribe marcam a tensão política no país às vésperas da votação que definirá o sucessor de Gustavo Petro.

Dados do Ministério da Defesa mostram que ataques com drones atingiram 333 alvos em 2025, contra 61 registros em 2024. Em 2026, o Exército de Bogotá contabilizou 107 ofensivas do tipo, com dois soldados mortos. Os equipamentos adaptados para lançar explosivos passaram a ser usados com maior frequência desde 2024, principalmente na fronteira com a Venezuela, no norte da província de Bolívar e em áreas costeiras do sudoeste colombiano.

Ainda, a disputa presidencial ocorre em meio às críticas à política de “paz total” defendida por Petro, baseada em negociações com grupos rebeldes remanescentes. Parte do eleitorado considera que a violência ligada às organizações armadas piorou durante o atual governo.

Segundo a Missão de Observação Eleitoral da Colômbia, 386 municípios, cerca de um terço do país, estão vulneráveis à violência de grupos armados. Já a Fundação Ideias para a Paz estima que aproximadamente 27 mil pessoas continuam armadas no território.

 

Leia mais: Colômbia enfrenta escalada de violência às vésperas das eleições

 

Atentado contra pré-candidato à presidência da Colômbia

O atentado ocorrido em junho de 2025 contra o senador Miguel Uribe, pré-candidato do Centro Democrático, reforçou o clima de insegurança. A investigação aponta envolvimento da Segunda Marquetalia, grupo dissidente das antigas Farc. O caso relembrou o histórico de ataques contra políticos promovidos por paramilitares e organizações criminosas.

A Colômbia assinou em 2016 um acordo de paz com as antigas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que aceitaram se desarmar. Apesar disso, grupos dissidentes seguem ativos em várias regiões.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Colômbia eleições presidenciais

Veja também

Ilhas Malvinas

INGLATERRA X ARGENTINA

Rede britânica abre loja nas Malvinas em meio à nova pressão da Argentina

Iceland será a primeira grande marca britânica de varejo a se instalar no arquipélago, onde dispu...
reino unido

Pressão sobre Londres

Escócia, Gales e Irlanda do Norte pressionam por referendos para deixar o Reino Unido

Líderes nacionalistas dos três territórios se reúnem em Cardiff para defender o direito de decid...
el niño

ALERTA CLIMÁTICO

El Niño tem 90% de chance de ser o mais forte desde 1950

Projeção do NOAA aponta alta probabilidade de intensidade extrema no fenômeno durante a primavera...
Aprovação de Trump cai para 33% e maioria dos eleitores diz estar pior financeiramente

Economia

Aprovação de Trump cai para 33% e maioria dos eleitores diz estar pior financeiramente

Trump tem menor aprovação desde início do segundo mandato, com economia no centro das críticas
11 de setembro

MEMÓRIA

25 anos do 11 de Setembro: o dia que mudou o mundo

Uma manhã de céu aberto nos Estados Unidos se transformou em uma sequência de ataques que atingiu...
“Estão apostando com nossas vidas”, diz ex-pesquisador da OpenAI e da Anthropic

REVOLUÇÃO DAS MÁQUINAS?

“Estão apostando com nossas vidas”, diz ex-pesquisador da OpenAI e da Anthropic

Jacob Coxon deixou a indústria de inteligência artificial e acusou as duas empresas de avançarem ...
rússia

Zelensky

Avião de Zelensky quase é atingido por drone durante voo, diz premiê da Noruega

Presidente ucraniano viajava da Moldávia para Oslo, onde participou do funeral do rei Harald
Itália registra verão mais quente desde 1950, aponta instituto de pesquisa

Verão italiano

Itália registra verão mais quente desde 1950, aponta instituto de pesquisa

Temperatura média chegou a 24,6°C em 2026, enquanto agosto bateu recorde histórico com 25,6°C