sexta-feira, 11 de setembro de 2026
Segurança pública

Aliados de Flávio articulam nos EUA classificação do PCC e CV como organizações terroristas

Estratégia busca ampliar debate sobre segurança pública e pressionar governo Lula durante cenário pré-eleitoral

Bruno Goulartpor em
Flávio Bolsonaro
Nesta semana, Flávio Bolsonaro participou de uma série de reuniões em Washington com autoridades americanas.Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Aliados do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) têm articulado junto ao governo dos Estados Unidos para que o PCC (Primeiro Comando da Capital) e o Comando Vermelho (CV) sejam classificados como organizações terroristas internacionais. A iniciativa faz parte de uma estratégia política para ampliar o debate sobre segurança pública e pressionar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que é contrário à equiparação das facções criminosas ao terrorismo.

Flávio e Trump

Nesta semana, Flávio Bolsonaro participou de uma série de reuniões em Washington com autoridades americanas. Entre os encontros, esteve uma reunião na Casa Branca, na terça-feira (26), com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo interlocutores do senador, o pedido para classificar as facções brasileiras como grupos terroristas foi apresentado diretamente ao republicano. De acordo com aliados do parlamentar, Trump afirmou que analisaria o pleito, sem indicar se atenderá ou não à solicitação.

Leia mais: Senado vira novo foco de resistência à PEC do fim da escala 6×1

Além disso, o tema também foi tratado pelo senador em encontros com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e com o vice-presidente JD Vance. Em nota divulgada pelo influenciador bolsonarista Paulo Figueiredo, que acompanha a agenda de Flávio nos Estados Unidos, Rubio teria demonstrado preocupação com o cenário brasileiro e receptividade à proposta apresentada pelo parlamentar do PL.

Segurança pública

Nos bastidores, aliados de Flávio avaliam que a pauta da segurança pública pode fortalecer a pré-candidatura do senador à Presidência da República e, ao mesmo tempo, expor uma fragilidade política do governo Lula. Isso porque o Palácio do Planalto entende que a eventual classificação do PCC e do CV como organizações terroristas pelos EUA poderia gerar consequências diplomáticas, econômicas e jurídicas para o Brasil. Segundo integrantes do governo petista, a medida deixaria empresas brasileiras e o sistema financeiro nacional sujeitos a sanções unilaterais americanas, além de abrir brechas para possíveis intervenções dos Estados Unidos em território brasileiro.

Oposição a Lula

Após o encontro com Trump, Flávio Bolsonaro afirmou que sua posição é oposta à do governo Lula em relação ao tema. “Enquanto Lula vai de joelhos rastejando para implorar ao presidente Trump que não declare organizações criminosas como terroristas, eu faço o contrário”, disse o senador a jornalistas. Questionado sobre possíveis riscos de interferência estrangeira no Brasil, Flávio negou a possibilidade e voltou a criticar o governo federal. “Não tem absolutamente nada de ameaça ao Brasil. Vários outros países fizeram isso”, declarou. Nos bastidores do PL, aliados também avaliam que a viagem aos Estados Unidos ajudou o senador a desviar o foco da crise envolvendo sua pré-candidatura após a divulgação da proximidade entre Flávio e o empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
CV Flávio Bolsonaro PCC terroristas Trump

Veja também

agro

OPINIÃO

Crise no agro e medo de prisão enfraquecem e barateiam campanhas

Agiotas se preocupam com a falta de candidatos atrás de empréstimo e nas gráficas faltam encomend...
Marconi promete pacote de medidas para os primeiros seis meses de eventual governo em Goiás

ELEIÇÕES 2026

Marconi promete pacote de medidas para os primeiros seis meses de eventual governo em Goiás

Candidato cita ações nas áreas de saúde, segurança, infraestrutura, habitação e funcionalismo...
Ronaldo Caiado é internado em São Paulo com pneumonia

BOLETIM MÉDICO

Ronaldo Caiado é internado em São Paulo com pneumonia

Candidato à Presidência estava com quadro inicialmente tratado como faringite; tomografia confirmo...
Rogério Marinho cobra quebra de sigilo dos inquéritos das fake news e milícias digitais

Quebra de sigilo

Rogério Marinho cobra quebra de sigilo dos inquéritos das fake news e milícias digitais

Senador do PL afirmou que Fachin deve adotar o mesmo critério utilizado na divulgação de document...
O que acontece agora no caso Banco Master após retirada de sigilo por Fachin

BANCO MASTER

O que acontece agora no caso Banco Master após retirada de sigilo por Fachin

Decisão libera processos para consulta, mas mantém sob sigilo informações que possam comprometer...
Daniel Vorcaro palestrando

Regalias

PF aponta que Vorcaro bancou viagens e jantares de servidores do Banco Central

Relatórios enviados ao STF indicam que ex-banqueiro teria custeado despesas de funcionários acusad...
PF aponta que grupo ligado a Vorcaro acessava processos sigilosos com logins de servidores do MPF

investigação

PF aponta que grupo ligado a Vorcaro acessava processos sigilosos com logins de servidores do MPF

Relatório enviado ao STF descreve consultas a sistemas internos, obtenção de documentos e uso de ...
Ceasa vira ponto de disputa entre candidatos ao governo de Goiás

ELEIÇÕES 2026

Ceasa vira ponto de disputa entre candidatos ao governo de Goiás

Daniel Vilela e Wilder Morais estiveram no entreposto em agendas de campanha e direcionaram discurso...