quinta-feira, 29 de outubro de 2026
POLÍTICA

GDF mantém concursos, nomeações e reajustes suspensos até reequilibrar contas públicas, diz Secretário de Economia

Governo precisa reduzir despesas e voltar a cumprir limite fiscal previsto na Constituição para retomar contratações e aumentos salariais

Jéssica Nascimentopor em
GDF mantém concursos, nomeações e reajustes suspensos até reequilibrar contas públicas, diz Secretário de Economia
Secretário de Economia Valdivino Oliveira

Os concursos públicos, nomeações de aprovados e concessões de reajustes salariais continuam suspensos no Distrito Federal. A restrição permanecerá em vigor até que o Governo do Distrito Federal (GDF) volte a cumprir os limites fiscais estabelecidos pela Constituição Federal e recupere o equilíbrio das contas públicas.

Segundo o secretário de Economia, Valdivino de Oliveira, a suspensão não está relacionada ao acordo financeiro firmado para fortalecer o Banco de Brasília (BRB), mas ao descumprimento do artigo 167-A da Constituição, que impõe restrições quando as despesas correntes ultrapassam 95% das receitas correntes.

“Já há mais de um ano, o GDF não pode realizar concursos, contratar servidores ou conceder aumentos salariais porque não vem cumprindo o artigo 167-A da Constituição”, afirmou. Pela regra constitucional, quando o limite é ultrapassado, ficam vedadas medidas como criação de cargos, realização de concursos públicos, nomeações e reajustes para servidores.

Ajuste fiscal busca liberar restrições

De acordo com a Secretaria de Economia, o governo já iniciou um conjunto de ações para reduzir gastos, reorganizar as finanças e recuperar a capacidade fiscal do Distrito Federal. As medidas incluem revisão de contratos, controle mais rígido das despesas públicas e redução de gastos considerados não essenciais. As ações foram formalizadas por decretos e portarias publicados neste ano.

“O governo federal apenas reforçou a exigência de cumprimento das regras de responsabilidade fiscal que já estão previstas na Constituição”, explicou Valdivino.

A expectativa da equipe econômica é que o ajuste permita ao Distrito Federal voltar a cumprir os limites constitucionais até agosto. Caso isso ocorra, o governo poderá iniciar a discussão sobre a retomada gradual de concursos, nomeações e demais medidas atualmente suspensas.

Meta é recuperar capacidade de investimento

As restrições fazem parte do esforço do GDF para reorganizar as contas públicas após o aumento das despesas correntes registrado nos últimos anos. A meta da área econômica é recuperar a capacidade de investimento do Distrito Federal e garantir maior sustentabilidade fiscal para os próximos exercícios.

Enquanto os indicadores não forem normalizados, as limitações previstas na Constituição continuarão impedindo novas contratações e reajustes no serviço público local.

Saiba Mais

Celina Leão é internada em hospital de Brasília após diagnóstico de pneumotórax

Celina Leão agradece apoio do governo federal após acordo no STF que garante estabilidade financeira do BRB

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
BRB Celina Leão Concurso Público

Veja também

Primeira versão de carta de Flávio Bolsonaro trazia brasão antigo do Brasil

"Presidente eleito"

Primeira versão de carta de Flávio Bolsonaro trazia brasão antigo do Brasil

Flávio Bolsonaro corrige brasão de carta após erro na identificação oficial do Brasil
Deputado ironiza carta de Flávio Bolsonaro após senador se declarar presidente eleito; “Que autoestima boa”

Resultado das eleições

Deputado ironiza carta de Flávio Bolsonaro após senador se declarar presidente eleito; “Que autoestima boa”

Fábio Felix, eleito deputado federal pelo Distrito Federal, publicou um vídeo em que se autoprocla...
Alego

Presidência da Alego

Grupo de deputados quer fim da reeleição para maior alternância na direção da Alego

Proposta de Talles Barreto recebeu 21 votos favoráveis em votação preliminar; articulação reún...
Em carta, Flávio Bolsonaro se declara “verdadeiro presidente eleito do Brasil” após ir para os EUA

DECLARAÇÃO

Em carta, Flávio Bolsonaro se declara “verdadeiro presidente eleito do Brasil” após ir para os EUA

Senador agradeceu a Donald Trump e Javier Milei e alegou fraude eleitoral. No documento, afirma que ...
Vorcaro

investigação

PF aponta Vorcaro e ex-presidente do BRB como integrantes de núcleo estratégico em investigação sobre fraude bancária

Relatório de mais de 700 páginas foi enviado à PGR nesta quarta-feira (28); entre os investigados...
Nunes Marques pede que PGR se manifeste sobre pedido para rever pena de Bolsonaro

Trama Golpista

Nunes Marques pede que PGR se manifeste sobre pedido para rever pena de Bolsonaro

A defesa do ex-presidente protocolou a petição no STF em setembro
Flávio Bolsonaro

Fuga para EUA

PF diz que Flávio Bolsonaro descumpriu ordem para entregar passaportes estrangeiros

Senador foi intimado a apresentar os documentos em 24 horas, mas não cumpriu a determinação, segu...
Afinidade política com parlamentares pode facilitar governo de Celina Leão

POLÍTICA

Afinidade política com parlamentares pode facilitar governo de Celina Leão

Governadora reeleita terá maioria na CLDF e uma bancada federal mais alinhada à direita, mas preci...