Frente fria chega a Goiás e muda o tempo no estado; veja quando as temperaturas começam a cair
Alerta do Inmet prevê queda de até 5°C e madrugadas mais frias em várias regiões goianas
Depois de semanas marcadas por tardes quentes e baixa umidade do ar, os goianos devem perceber uma mudança no clima nos próximos dias. Uma massa de ar frio que avança pelo Centro-Sul do Brasil levou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a emitir alerta para queda de temperatura em diversas áreas do estado.
O aviso meteorológico, classificado como amarelo — que representa perigo potencial — prevê redução entre 3°C e 5°C nos termômetros. Embora não se trate de uma onda de frio intensa como as registradas na Região Sul do país, a mudança será suficiente para tornar as manhãs e noites mais agradáveis em boa parte de Goiás. O aviso tem início às 0h desta quinta-feira (4) e segue até as 12h de sábado (6). 

A expectativa é que os efeitos sejam mais perceptíveis em cidades das regiões Sul e Sudoeste, como Jataí, Mineiros, Rio Verde e Chapadão do Céu. Em Goiânia e municípios da Região Metropolitana, a população também deve notar temperaturas mais amenas ao amanhecer.
A chegada do ar frio ocorre justamente no período em que o Centro-Oeste entra na fase mais seca do ano. Por isso, apesar da redução das temperaturas, a umidade relativa do ar continua exigindo atenção.
Especialistas alertam que a combinação de frio e baixa umidade pode favorecer o aumento de problemas respiratórios, alergias e desconfortos nas vias aéreas, principalmente entre crianças e idosos.
Além dos cuidados tradicionais com agasalhos durante as primeiras horas do dia, a recomendação é manter uma boa hidratação, utilizar soro fisiológico para hidratar as narinas e evitar ambientes excessivamente fechados.
Leia mais:
Caso de raiva em gato mobiliza força-tarefa de vacinação em Goiânia
5 maneiras de aproveitar melhor os ingredientes da geladeira e evitar desperdícios
Baixa umidade continua preocupando
Mesmo com o avanço da frente fria, não há previsão de chuva significativa para Goiás. A tendência é de manutenção do tempo firme, com céu aberto e grande amplitude térmica, fenômeno comum nesta época do ano.
Isso significa que o goiano poderá enfrentar manhãs mais frescas e tardes ainda relativamente quentes, exigindo atenção com a saúde e adaptação da rotina.
A previsão reforça uma característica típica do inverno no Centro-Oeste: temperaturas mais baixas ao amanhecer, clima seco e ausência de precipitações por longos períodos.
Com a chegada da nova massa de ar frio, o mês de junho começa a apresentar características cada vez mais próximas do inverno, que terá início oficialmente no dia 20 de junho.