quinta-feira, 8 de outubro de 2026
RECANTO DO BOSQUE

Caso de raiva em gato mobiliza força-tarefa de vacinação em Goiânia

Após confirmação da doença em um animal doméstico, Prefeitura realiza bloqueio vacinal e ações educativas no Residencial Recanto do Bosque nesta quinta-feira (4)

Bia Salespor em
Caso de raiva em gato mobiliza força-tarefa de vacinação em Goiânia
(Imagem: Divulgação/SMS)

A confirmação de um caso de raiva em um gato doméstico no Residencial Recanto do Bosque, em Goiânia, mobilizou equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para uma força-tarefa de vacinação antirrábica na região. A ação acontece nesta quinta-feira (4) e tem como objetivo reforçar a proteção dos animais e evitar a circulação do vírus entre cães, gatos e seres humanos.

Coordenada pela Diretoria de Vigilância em Zoonoses (DVZ), a operação contará com cerca de 50 agentes de combate às endemias que irão percorrer mais de duas mil residências do bairro. Além das visitas domiciliares para vacinação dos animais, a população também poderá procurar o posto fixo montado na Rua BM-10, Quadra 10, Lote 16.

A iniciativa segue os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde para situações em que há confirmação da doença em animais domésticos. Embora a raiva esteja controlada na maior parte do país, especialistas alertam que ela continua sendo uma das zoonoses mais graves conhecidas, com elevada taxa de letalidade após o surgimento dos sintomas.

1º caso de raiva em 4 anos

O caso que motivou a mobilização começou a ser investigado em maio. No dia 13, o tutor do gato procurou uma unidade de saúde após ser agredido pelo animal. Como medida preventiva, ele recebeu tratamento antirrábico com quatro doses da vacina e não apresentou complicações. O gato morreu três dias depois e os exames laboratoriais confirmaram a infecção pelo vírus da raiva. Amostras seguem sendo analisadas para auxiliar no rastreamento da origem da contaminação.

A confirmação chamou a atenção das autoridades sanitárias porque os registros da doença em animais domésticos são raros na capital. O último caso havia sido registrado em 2022. Já entre humanos, Goiânia não registra ocorrências desde a década de 1980.

Leia mais:

Polícia Civil fecha laboratório de drogas e prende suspeito em Aparecida de Goiânia

Confira o que abre e fecha no feriado de Corpus Christi em Goiânia

Morcegos continuam sendo principal preocupação

De acordo com a Vigilância em Zoonoses, o monitoramento da circulação do vírus da raiva é permanente em Goiânia. Nos últimos dez anos, foram identificados 30 morcegos infectados em diferentes regiões da cidade.

Embora muitas pessoas associem a doença apenas a cães e gatos, os morcegos são atualmente os principais reservatórios do vírus em áreas urbanas. Por isso, a orientação é que qualquer animal encontrado morto, caído no chão ou voando durante o dia seja tratado como suspeito.

Nessas situações, a recomendação é não tocar no animal, manter crianças e pets afastados e comunicar imediatamente a Vigilância em Zoonoses. O recolhimento deve ser feito por equipes especializadas, que também realizam a investigação epidemiológica da área.

Vacinação é a principal forma de prevenção

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacinação anual continua sendo a forma mais eficaz de prevenir a raiva em cães e gatos. O imunizante é gratuito e está disponível para a população na Unidade de Pronto Atendimento Veterinário (UPAVet), na Escola de Veterinária da Universidade Federal de Goiás (UFG) e na sede da Diretoria de Vigilância em Zoonoses.

Além da vacinação dos animais, especialistas orientam que qualquer pessoa mordida, arranhada ou que tenha tido contato com a saliva de um animal suspeito procure atendimento médico imediatamente. O local da lesão deve ser lavado com água corrente e sabão antes da avaliação profissional.

Apesar de rara, a doença exige vigilância constante. A confirmação do caso no Residencial Recanto do Bosque reforça a importância de manter a imunização dos pets atualizada e de comunicar rapidamente às autoridades qualquer situação envolvendo animais com comportamento incomum ou suspeita de infecção.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
animais Cães gato Goiânia raiva recanto do bosque Secretária Municipal de Saúde

Veja também

Quase metade dos municípios brasileiros está em situação de alerta para o Aedes Aegypti

Saúde

Quase metade dos municípios brasileiros está em situação de alerta para o Aedes Aegypti

Levantamento aponta que vasos de plantas e lixo doméstico ainda são os principais criadouros do in...
gari

SUPERAÇÃO

De gari a advogado: servidor da Comurg realiza sonho de infância em Goiânia

Aos 42 anos, Antônio José Júnior concilia a advocacia com a função de supervisor de abastecimen...
gado

ABIGEATO

Ex-açougueiro é preso suspeito de abater gado e furtar carne em Goiás

Segundo a Polícia Civil, investigado invadia propriedades durante a noite, abatia os animais no pas...
Asfalto cede e abre cratera de 4 metros de profundidade na Asa Norte (DF)

cratera

Asfalto cede e abre cratera de 4 metros de profundidade na Asa Norte (DF)

Buraco surgiu em via de acesso da 714 Norte nesta quinta-feira (8); trecho foi isolado pelo Corpo de...
Operação desmantela grupo suspeito de furtar Hilux e SW4 em Brasília

Operação Rota 60

Operação desmantela grupo suspeito de furtar Hilux e SW4 em Brasília

Investigação da PCDF aponta pelo menos 11 furtos de caminhonetes e esquema dividido entre executor...
Operação mira estrutura de facção paulista instalada no DF

Operação Jubilados

Operação mira estrutura de facção paulista instalada no DF

PCDF cumpre 21 prisões temporárias e 27 mandados de busca em três estados; investigação identif...
Vai trabalhar no feriado de segunda (12)? Veja se tem direito a receber em dobro

DIREITO DO TRABALHO

Vai trabalhar no feriado de segunda (12)? Veja se tem direito a receber em dobro

Empregado convocado para trabalhar no Dia de Nossa Senhora Aparecida deve ganhar uma folga compensat...
Caldas Novas receberá voos com novo Embraer da Latam

BORA?

Caldas Novas receberá voos com novo Embraer da Latam

Companhia recebeu primeiro E195-E2 e prevê usar a aeronave em algumas frequências entre Guarulhos ...