quinta-feira, 8 de outubro de 2026
Tragédia

PF indicia 16 pessoas por acidente da Voepass que matou 62 pessoas

Acidente da Voepass: Polícia Federal indicia presidente e outros 15 envolvidos

Otavio Augustopor em
PF indicia 16 pessoas por acidente da Voepass que matou 62 pessoas
Foto: Divulgação

A Polícia Federal indiciou 16 funcionários e ex-funcionários da Voepass pelo acidente com o voo 2283, que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, em 9 de agosto de 2024. A tragédia provocou a morte de 62 pessoas. Entre os indiciados estão o presidente da companhia, José Luiz Felício Filho, e o ex-diretor de operações Eric Cônsoli.

Segundo a investigação, os envolvidos responderão, em sua maioria, pelo crime de atentado contra a segurança do transporte aéreo. Um dos investigados também foi indiciado por falsidade ideológica. O relatório foi concluído após a análise técnica realizada pelo Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal.

Voepass
Foto: Divulgação

O que levou ao acidente?

De acordo com o laudo pericial, a aeronave perdeu o controle durante o voo em razão do acúmulo de gelo nas asas. Além disso, os peritos apontaram a inoperância do sistema pneumático de degelo e a execução inadequada de cinco procedimentos operacionais pelos pilotos.

Ainda conforme a investigação, esses fatores comprometeram a segurança da operação e contribuíram diretamente para a queda do ATR 72-500.

voepass_87b96e7128
Foto: Divulgação

Falhas se repetiram antes da tragédia

A Polícia Federal também identificou uma sequência de falhas operacionais anteriores ao acidente. Conforme o relatório, tripulações que operaram a aeronave anteriormente deixaram de registrar panes consideradas graves no diário técnico da aeronave. Segundo os investigadores, essa conduta evitava que o avião fosse retirado de operação para manutenção.

Além disso, o Despachante Operacional de Voo autorizou a decolagem mesmo diante da previsão de formação severa de gelo na rota e da existência de equipamentos obrigatórios sem funcionamento. A investigação aponta que essas decisões aumentaram os riscos durante a operação.

817147f0-5697-11ef-8f0f-0577398c3339.jpg
Foto: Divulgação

Companhia se manifesta após indiciamentos

Em nota, a Voepass afirmou que o acidente representa o episódio mais difícil da história da empresa. A companhia declarou que prestou solidariedade às famílias das vítimas desde o primeiro momento e informou que sua atuação sempre esteve baseada em padrões internacionais de segurança.

Além disso, a empresa afirmou que colaborou com as autoridades desde o início das investigações e continuará à disposição dos órgãos responsáveis para contribuir com o esclarecimento dos fatos.

Agora, o relatório da Polícia Federal será encaminhado ao Ministério Público Federal, que decidirá sobre o eventual oferecimento de denúncia à Justiça.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
acidente aéreo ATR 72-500 indiciamento Investigacao Ministério Público Federal Policia Federal Queda de avião segurança aérea Vinhedo Voepass

Veja também

Comurg abre 10 vagas com salários de até R$ 15 mil em Goiânia

seleção

Comurg abre 10 vagas com salários de até R$ 15 mil em Goiânia

Processo seletivo oferece oportunidades para profissionais de nível superior em áreas como projeto...
rotam

CONFRONTO POLICIAL

Homem morre após confronto com a Rotam na GO-070

Suspeito era apontado como operador logístico do envio de cocaína da Bolívia para o Brasil
Peruca

DE NOVO?

“Ladrão da Peruca” é preso suspeito de 14 furtos em Goiânia e Aparecida

Homem de 28 anos foi preso no Setor Jardim Luz após ação conjunta da Polícia Militar e da Políc...
Pista é interditada após vazamento de 2 mil litros de óleo na EPTG, em Brasília

Vazamento de óleo

Pista é interditada após vazamento de 2 mil litros de óleo na EPTG, em Brasília

Trecho no sentido Taguatinga foi fechado após caminhão apresentar vazamento próximo ao viaduto Is...
Polícia Civil prende quatro e apreende cocaína, maconha e armas no DF

Operação Pit Bull

Polícia Civil prende quatro e apreende cocaína, maconha e armas no DF

Ação da PCDF cumpriu 19 mandados de busca em cidades do Distrito Federal e em Guajará-Mirim (RO);...
Colisão frontal entre dois veículos deixa dois feridos na BR-251

Colisão

Colisão frontal entre dois veículos deixa dois feridos na BR-251

Vítimas ficaram presas nos veículos e precisaram ser desencarceradas pelo Corpo de Bombeiros nesta...
PCDF prende cinco suspeitos de aplicar golpe do falso parente pelo WhatsApp no DF e GO

Operação “Atrás das Grades”

PCDF prende cinco suspeitos de aplicar golpe do falso parente pelo WhatsApp no DF e GO

Operação aponta que grupo vendia kits com dados de vítimas, imagens e roteiros para facilitar a a...
Médica é afastada em Goiânia após suposta orientação para segurar altas no fim de semana eleitoral

Crime

Médica é afastada em Goiânia após suposta orientação para segurar altas no fim de semana eleitoral

Chefe da ginecologia e obstetrícia é suspeita de orientar profissionais a não dar alta a paciente...