Frio de 13°C dá lugar ao calor de 30°C em Goiânia nesta quarta-feira (03)
Capital tem uma das madrugadas mais frias das últimas semanas, mas os termômetros voltam a subir rapidamente durante a tarde
Quem sair cedo de casa em Goiânia nesta quarta-feira (3) precisou preparar o casaco. A previsão aponta temperatura mínima de 13°C durante a madrugada e o início da manhã, uma das mais baixas registradas nas últimas semanas na capital.
Apesar do frio nas primeiras horas do dia, o cenário muda rapidamente. Com o avanço da manhã, os termômetros começam a subir e a máxima prevista é de 30°C no período da tarde, mantendo o padrão de forte amplitude térmica observado em Goiás neste período do ano.
Leia mais:
Turismo urbano ou ecoturismo: qual entrega mais aventura e menos estresse?
Caneta emagrecedora brasileira chega ao mercado com preço a partir de R$ 452
O céu deve permanecer com muitas nuvens durante a manhã e a tarde, mas sem previsão de chuva. À noite, a nebulosidade diminui e o tempo segue firme. Os ventos serão fracos e predominantes de sudeste para leste.
Outro fator que merece atenção é a queda da umidade relativa do ar. Os índices podem atingir apenas 30% durante os horários mais quentes do dia, patamar considerado de atenção pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Durante a madrugada e a manhã, a umidade deve alcançar até 65%.
A combinação entre frio ao amanhecer, calor à tarde e ar mais seco exige cuidados extras. Médicos recomendam aumento da ingestão de água, uso de hidratantes para pele e vias nasais e evitar atividades físicas intensas nos horários mais quentes.
Frio e depois calor
A amplitude térmica é a diferença entre a temperatura mínima e a máxima registradas no mesmo dia. Nesta quarta-feira, a variação prevista para Goiânia é de 17°C, passando de 13°C pela manhã para 30°C à tarde.
Essa oscilação pode favorecer sintomas como alergias, ressecamento das vias respiratórias, dores de cabeça e desconforto para pessoas mais sensíveis às mudanças bruscas de temperatura.