segunda-feira, 14 de setembro de 2026
GOVERNO ESTADUAL

Tudo o que vai mudar na tecnologia em Goiás: governo aposta em IA, banco digital e serviços pelo WhatsApp

Pacote de inovação lançado por Daniel Vilela prevê mudanças na relação do cidadão com o Estado, expansão da inteligência artificial e atração de empresas de tecnologia para Goiás

Luma Silveirapor em
daniel
Felizmente para Daniel, ele é o presidente regional do MDB, que está na base do Governo de Lula, com três ministérios. Ao menos neste ano, não terá grandes problemas com os repasses federais - Foto: André Saddi

Os goianos poderão acessar serviços públicos estaduais diretamente pelo WhatsApp. O anúncio foi feito pelo governador Daniel Vilela (MDB) durante a sanção dos projetos que criam a Goiás Tecnologia (GOtech) e o Pequi Bank, nesta segunda-feira (8). A iniciativa integra o pacote de transformação digital do governo e deve começar a operar ainda na segunda quinzena de junho.

Na primeira etapa, os cidadãos poderão solicitar a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) e acessar serviços ligados à área ambiental sem a necessidade de entrar em diferentes plataformas do governo.

Segundo Daniel Vilela, a proposta é simplificar a relação entre a população e o Estado, utilizando uma ferramenta já presente no cotidiano da maioria dos brasileiros.

“Hoje as pessoas conseguem utilizar com facilidade o WhatsApp. O que queremos é que todos os serviços do governo estejam facilmente encontrados por qualquer cidadão, seja jovem, idoso ou até mesmo uma pessoa com pouca familiaridade com tecnologia”, afirmou.

Leia também:

A expectativa é que a plataforma evolua gradualmente. Além dos primeiros serviços anunciados, o governo pretende integrar ao sistema informações da educação, saúde e outras áreas da administração estadual. Entre as possibilidades futuras estão o acesso a boletins escolares, comunicados enviados aos pais e acompanhamento de serviços públicos diretamente pelo aplicativo.

De acordo com o governo, além dos três serviços que serão lançados inicialmente, o cidadão também terá acesso ao catálogo digital com mais de 700 serviços já disponíveis no Portal Expresso.

A iniciativa faz parte da estratégia de transformação digital da gestão estadual, que busca ampliar o uso da tecnologia para reduzir burocracias, agilizar atendimentos e facilitar o acesso da população aos serviços públicos.

“Não podemos viver sob um governo analógico. Precisamos utilizar a tecnologia para facilitar a vida das pessoas”, defendeu Daniel Vilela.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Daniel Vilela Goiás Governo estadual

Veja também

Cristiano Zanin

Crise no STF

Zanin determina envio de conteúdo do celular de Vorcaro ao STF até este domingo (13)

Ministro afirma que precisa analisar material para formar convicção antes da sessão que vai discu...
Major Vitor Hugo

Momento Político

Vitor Hugo diz estar animado com campanha em Goiás e destaca vínculo com Bolsonaro

Ao Momento Político, vereador diz estar confiante na campanha, defende Wilder Morais ao governo e a...
Ministras do STF

Suprema Corte

STF teve apenas 3 mulheres em 218 anos de história

Ellen Gracie, Cármen Lúcia e Rosa Weber foram as únicas ministras em 218 anos de história do Sup...
Flavio Dino

Dark Horse

Dino derruba sigilo de investigação sobre financiamento de filme de Bolsonaro

Ministro do STF determina que material apreendido pela Polícia Civil de São Paulo seja entregue à...
STF

Banco Master

STF terá sessão transmitida ao vivo sobre investigação envolvendo Moraes

Plenário analisa na terça-feira (15) a conduta do ministro após divulgação de mensagens com Dan...
André Mendonça

Ministro do STF

André Mendonça diz que primeiros anos no STF foram de “muita infelicidade”

Ministro afirmou que cargo na Corte traz mais pressão e responsabilidade do que poder e fez alerta ...
carmén lúcia

CRISE

“O Supremo também não me mudou”, diz Cármen Lúcia em meio à crise do STF

Em palestra, ministra falou sobre sua trajetória na Corte e citou decisões tomadas com base na Con...
Fachin

CRISE NO STF

Fachin assume relatoria de ação que envolve Moraes no caso Master

Decisão ocorre antes de sessão extraordinária que vai analisar procedimentos relacionados ao caso...