quinta-feira, 2 de julho de 2026
Caso Master

Nova delação de Vorcaro deve ser recusada por PF e PGR

Órgãos veem limitações do ex-banqueiro para apresentar provas concretas dos relatos propostos

Thiago Borgespor Thiago Borges em 9 de junho de 2026
Nova delação de Vorcaro deve ser recusada por PF e PGR
Foto: Reprodução/YouTube

A nova proposta de delação premiada do ex-banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, deve ser recusada pela Polícia Federal (PF) e pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Segundo informações da colunista da Folha de S. Paulo, Mônica Bergamo, a intenção é que uma decisão acerca de uma nova recusa à proposta de delação de Vorcaro seja tomada o mais breve possível e que a PF já teria rejeitado a oferta da defesa do ex-banqueiro. 

Já a PGR ainda não bateu o martelo. O órgão aguarda a apresentação de documentos do Master, liquidado no ano passado pelo Banco Central (BC), para tomar a decisão de aceitar ou não a delação de Vorcaro. O processo de apresentação dos documentos é considerado lento e é uma das razões da PGR ainda não ter rejeitado a proposta apresentada pela defesa do ex-banqueiro. 

Se o cenário for a recusa da PF e aceitação da PGR, a procuradoria conduzirá o processo de negociação da delação sozinha. Porém, segundo a Folha, as autoridades que acompanham de perto as investigações garantem que o cenário ideal é uma decisão em conjunto para rejeição da proposta. 

Leia mais: Presidente do BRB promete responsabilização por irregularidades e defende operação bilionária com apoio do FGC

O entendimento é que, em razão de estar preso, Vorcaro possui limitações em apresentar provas concretas dos relatos propostos na delação. Além disso, as autoridades acreditam que o ex-banqueiro ainda precisa se convencer da necessidade de colaborar com as investigações e apontar as irregularidades das fraudes bancárias cometidas. 

Vale ressaltar que a recusa da primeira proposta de delação aconteceu em razão da falta de ineditismo dos apontamentos feitos pela defesa como possíveis colaborações do ex-banqueiro. Vorcaro não havia citado os relacionamentos próximos que mantinha com os senadores Ciro Nogueira (PP-PI) e Flávio Bolsonaro (PL-RJ). 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também