sexta-feira, 26 de junho de 2026
FORA DO AR

Anvisa suspende plataforma de saúde voltada ao tratamento da obesidade

Decisão da Anvisa suspende plataforma voltada ao tratamento da obesidade por falta de registro como dispositivo médico e por irregularidades na comercialização de medicamentos

Luma Silveirapor Luma Silveira em 26 de junho de 2026
Anvisa
Sede da Anvisa, em Brasília; agência determinou a suspensão da plataforma Voy por atuação irregular na oferta de serviços de saúde e comercialização de medicamentos | Foto: Marcelo Camargo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta sexta-feira (26), a suspensão das atividades da plataforma Voy, que oferecia avaliações e tratamentos personalizados voltados ao combate da obesidade. Segundo o órgão, o serviço operava de forma irregular por não possuir registro como dispositivo médico.

De acordo com a Anvisa, plataformas que indicam medicamentos e definem dosagens se enquadram como softwares médicos e, por isso, precisam de autorização específica para funcionamento. Em nota, a agência destacou que a empresa responsável pelo serviço, a Revia Gestão de Negócios Ltda., também não possui regularização para comercialização de medicamentos.

“Plataformas que realizam a indicação de medicamentos e de suas dosagens se enquadram na categoria de software médico. Além disso, a empresa não está regularizada como farmácia ou drogaria e por isso não pode comercializar medicamentos de qualquer natureza”, informou a Anvisa.

Leia também: 

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e impede a plataforma de ofertar, divulgar ou comercializar seus serviços em todo o país.

A agência também fez um alerta sobre os riscos da compra de medicamentos fora de estabelecimentos autorizados. Segundo a Anvisa, produtos comercializados por canais irregulares não oferecem garantias quanto à procedência, composição ou qualidade, o que pode representar riscos à saúde dos consumidores.

Procurada, a Revia Gestão de Negócios Ltda. afirmou que acompanha a decisão e avalia internamente os impactos da medida antes de se manifestar oficialmente.

“Estamos cientes da notícia divulgada e ela já está sendo acompanhada de perto pela nossa equipe responsável. Neste momento, estamos avaliando internamente os desdobramentos para dar um posicionamento em breve”, informou a empresa.

com informações da Agência Brasil 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também