sexta-feira, 25 de setembro de 2026
Diplomacia

EUA enviam pedido oficial para Daniel Perez assumir embaixada no Brasil

Consulta foi encaminhada ao Itamaraty após a indicação feita por Donald Trump, etapa necessária antes da confirmação do nome pelo Senado dos Estados Unidos

Thais Munizpor em
daniel perez
Daniel Perez, futuro embaixador dos EUA no Brasil - Foto: Alicia Devine/reprodução

Os Estados Unidos enviou ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o pedido formal para que Daniel Perez assuma a embaixada americana no Brasil. O documento, conhecido como agrément, chegou ao Itamaraty na semana passada e marca uma etapa obrigatória do processo diplomático antes da posse do indicado.

Donald Trump anunciou a indicação de Perez em 1º de junho. No entanto, o governo americano divulgou o nome antes de encaminhar a consulta oficial ao Brasil, procedimento que tradicionalmente antecede esse tipo de anúncio. Por meio do agrément, o país que receberá o embaixador informa se concorda com a indicação.

Próximas etapas da nomeação

Agora, Daniel Perez ainda precisará passar pela confirmação do Senado dos Estados Unidos. Depois dessa aprovação, ele poderá assumir oficialmente a chefia da embaixada americana em Brasília.

Com a conclusão do processo, os Estados Unidos voltarão a ter um embaixador no Brasil. O cargo ficou vago após a saída de Elizabeth Bagley, indicada pelo ex-presidente Joe Biden. Desde então, Gabriel Escobar responde pela missão diplomática como encarregado de negócios.

Leia também:

Quem é Daniel Perez

Segundo informações publicadas em seu site oficial, Daniel Perez é cubano-americano de primeira geração. Ele nasceu em Nova York e se mudou para a Flórida com a família em 1993. Anos depois, conquistou seu primeiro mandato na legislatura estadual, em 2017.

Antes da indicação para a embaixada no Brasil, Perez presidia a Câmara de Representantes da Flórida. Além disso, sua biografia oficial não registra experiência anterior em cargos ligados diretamente à política externa.

Atualmente, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, também tem trajetória política na Flórida e origem familiar cubana. Cabe ao Departamento de Estado acompanhar o processo de nomeação dos embaixadores americanos.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Brasil embaixada EUA

Veja também

Abbas acusa Israel de “guerra genocida” em discurso remoto na ONU

Palestina x Israel

Abbas acusa Israel de “guerra genocida” em discurso remoto na ONU

Presidente da Autoridade Palestina teve visto negado pelos EUA e defendeu solução de dois Estados ...
Avião usado na captura de Maduro participa de exercício no Brasil

Exercício Conjunto Tápio 2026

Avião usado na captura de Maduro participa de exercício no Brasil

HC-130J Combat King II está na Base Aérea de Campo Grande para treinamento conjunto com a FAB
Juiz derruba veto de Trump e manda devolver acesso de três veículos de comunicação à Casa Branca

ACESSO IMEDIATO

Juiz derruba veto de Trump e manda devolver acesso de três veículos de comunicação à Casa Branca

CNN, MS NOW e Politico tiveram credenciais retiradas após presidente acusá-los de publicar notíci...
Espanha pune maus-tratos a cães e gatos com multas de até R$ 1 milhão

É LEI!

Espanha pune maus-tratos a cães e gatos com multas de até R$ 1 milhão

Lei proíbe o uso de animais em lutas, rifas, trabalhos excessivos e propagandas que provoquem medo ...
Presidente do Irã acusa EUA e Israel de terrorismo durante discurso na ONU

ASSEMBLEIA DA ONU

Presidente do Irã acusa EUA e Israel de terrorismo durante discurso na ONU

Em discurso na Assembleia Geral, Masoud Pezeshkian mostrou fotos de crianças mortas em escola e dis...
EUA abrem vaga para professor de português do Brasil em base da Força Aérea, três semanas antes da eleição brasileira

POLÍTICA

EUA abrem vaga para professor de português do Brasil em base da Força Aérea, três semanas antes da eleição brasileira

Aulas serão para militares e profissionais do governo dos Estados Unidos, entre outubro e novembro
trump

EUA x irã

Trump ameaça Irã com ação militar e cobra isolamento econômico de Teerã

Presidente americano afirmou que pode escolher entre um acordo e uma ofensiva contra o regime irania...
Trump defende ações contra Irã e ameaça Cuba durante discurso na ONU

EUA x Irã

Trump defende ações contra Irã e ameaça Cuba durante discurso na ONU

Presidente dos Estados Unidos falou após Lula e Guterres na abertura da Assembleia Geral e destacou...