segunda-feira, 28 de setembro de 2026
LUTO NA TV

Morre Benedito Ruy Barbosa, autor de ‘Pantanal’ e ‘O Rei do Gado’, aos 95 anos

Dramaturgo estava internado em São Paulo e deixa uma trajetória marcada por novelas que levaram o interior do Brasil à televisão

Thais Munizpor em
benedito ruy barbosa
Morre Benedito Ruy Barbosa, autor de clássicos da teledramaturgia brasileira, aos 95 anos

O autor de novelas Benedito Ruy Barbosa morreu nesta terça-feira (7), aos 95 anos, em São Paulo. Responsável por produções como “Pantanal”, “Renascer”, “O Rei do Gado” e “Terra Nostra”, o dramaturgo estava internado no Hospital do Coração (HCor).

Segundo o hospital, Benedito morreu em decorrência de complicações de insuficiência renal crônica. O escritor enfrentava problemas de saúde e havia passado por outras internações nos últimos anos.

Em janeiro de 2026, por exemplo, ele foi internado após ser diagnosticado com uma infecção urinária associada ao quadro renal. Na ocasião, permaneceu por mais de 20 dias no HCor.

Nos últimos anos, o estado de saúde do autor também reduziu suas aparições públicas. Durante uma das internações, familiares chegaram a desmentir rumores que circulavam nas redes sociais sobre um possível diagnóstico de Alzheimer ou outra doença neurodegenerativa. Segundo a família, Benedito permanecia lúcido.

Por orientação médica, ele também deixou o sítio onde vivia, no interior paulista, e passou a morar mais próximo dos familiares na capital.

Novelas levaram o interior do Brasil à televisão

Nascido em Gália, no interior de São Paulo, em 17 de abril de 1931, Benedito Ruy Barbosa construiu uma carreira que atravessou diferentes fases da televisão brasileira. Em suas novelas, o autor levou para a tela histórias ambientadas longe dos grandes centros urbanos.

O campo, as disputas por terra, as relações familiares, a imigração e questões ambientais apareceram com frequência em suas produções. Entre os principais trabalhos estão “Pantanal”, “Renascer”, “O Rei do Gado”, “Terra Nostra”, “Esperança”, “Cabocla”, “Sinhá Moça” e “Velho Chico”.

Além das novelas voltadas ao público adulto, Benedito também participou de produções destinadas às crianças. Entre elas estão adaptações de “Sítio do Picapau Amarelo” e “Meu Pedacinho de Chão”.

“Pantanal”, exibida originalmente em 1990, tornou-se uma das obras mais conhecidas do autor. A trama teve a natureza e o cotidiano da região pantaneira como elementos centrais da história.

Décadas depois, a novela ganhou uma nova adaptação para a televisão. O remake foi escrito por Bruno Luperi, neto de Benedito, que também seguiu carreira como autor.

Família e despedida

Ao longo da carreira, Benedito Ruy Barbosa recebeu prêmios e homenagens por seus trabalhos na televisão. Suas histórias também ganharam novas versões ao longo dos anos, como ocorreu com “Renascer”, “Cabocla”, “Sinhá Moça” e “Pantanal”.

O dramaturgo deixa os filhos Edmara, Edilene, Ruy Maurício e Marcelo, além de dez netos. O velório está previsto para começar às 15h desta terça-feira, no Funeral Home, no bairro da Bela Vista, em São Paulo.

 

Leia também:

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Benedito Ruy Barbosa Globo novelas tv

Veja também

Taylor Swift quebra recorde no VMA e dedica prêmio a Dolly Parton

TAY TAY DEU O NOME!

Taylor Swift quebra recorde no VMA e dedica prêmio a Dolly Parton

Cantora tornou-se a artista mais premiada da história do evento, enquanto Madonna encerrou a noite ...
Marrone tentou ligar para Rick após queda de helicóptero

Tragédia

Marrone tentou ligar para Rick após queda de helicóptero

Marrone conta o que aconteceu ao tentar falar com Rick após queda
Marisa Orth revela receio ao gravar filme sensual: “Emagreci”

+18

Marisa Orth revela receio ao gravar filme sensual: “Emagreci”

Aos 64 anos, atriz conta que não aceitou imediatamente o convite para estrelar um curta destinado a...
Renner se pronuncia após morte de Rick e agradece apoio: “Esse carinho não tem preço”

40 anos juntos

Renner se pronuncia após morte de Rick e agradece apoio: “Esse carinho não tem preço”

Em vídeo publicado nesta quinta, cantor falou pela primeira vez desde a queda do helicóptero que m...
Jacquin

susto

Chef Erick Jacquin é internado após procedimento cardíaco e fica afastado por uma semana

Angioplastia com três stents foi realizada com sucesso na última segunda; previsão de alta é par...
Documentário sobre Vinicius Jr. é indicado ao Emmy Internacional na categoria Melhor Documentário Esportivo

"Baila, Vini"

Documentário sobre Vinicius Jr. é indicado ao Emmy Internacional na categoria Melhor Documentário Esportivo

"Baila, Vini", da Netflix Brasil, concorre com produções da França, Reino Unido e África do Sul;...
Após habeas corpus, Oruam retira tornozeleira eletrônica ao vivo

CASO ORUAM

Após habeas corpus, Oruam retira tornozeleira eletrônica ao vivo

Rapper investigado por suposta lavagem de dinheiro para o Comando Vermelho deixa de ser considerado ...
triglicérides

saúde

O que são triglicérides e por que o álcool é um dos principais vilões da alteração

Cardiologista explica que valores acima de 150 mg/dL já são considerados alterados e que mudança ...