sexta-feira, 30 de outubro de 2026
Ronaldo Caiado

Caiado defende investimentos em energia e fertilizantes para reduzir dependência externa do Brasil

Pré-candidato à Presidência afirmou que políticas estruturantes fortaleceriam a posição do país diante de crises internacionais e criticou a condução do governo federal

Eduardo Silvapor em
Caiado defende investimentos em energia e fertilizantes para reduzir dependência externa do Brasil
Ronaldo Caiado -Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

O pré-candidato do PSD à Presidência da República, Ronaldo Caiado, afirmou nesta quinta-feira (9) que o Brasil precisa investir em setores estratégicos para reduzir sua vulnerabilidade diante de crises geopolíticas internacionais. Durante agenda no Rio de Janeiro, o ex-governador de Goiás voltou a defender que o país amplie a produção de energia, fertilizantes e minerais críticos, além de estimular a inovação tecnológica. Na ocasião, também criticou o governo federal e declarou que o Brasil não deveria depender dos impactos provocados por eventuais restrições no Estreito de Ormuz.

Segundo Caiado, a falta de políticas estruturantes ao longo dos últimos anos impediu que o país alcançasse maior autonomia em áreas consideradas essenciais. O pré-candidato argumentou que, caso esses investimentos tivessem sido realizados, o Brasil teria melhores condições para enfrentar oscilações no mercado internacional e maior capacidade de negociação em cenários de instabilidade global.

Leia também: 

O ex-governador também destacou a dependência brasileira da importação de fertilizantes nitrogenados, que atualmente representa cerca de 85% do consumo nacional. Caiado afirmou ainda que o país possui grandes reservas de potássio e fósforo que permanecem pouco exploradas e criticou a reinjeção de gás natural em campos de petróleo, defendendo maior aproveitamento desse recurso para fortalecer a indústria nacional de fertilizantes.

Embora a dependência direta do Brasil em relação ao petróleo transportado pelo Estreito de Ormuz seja limitada, o país continua sujeito aos reflexos de crises na região sobre os preços internacionais dos combustíveis e a oferta de diesel importado. Para Caiado, transformar o potencial mineral brasileiro em desenvolvimento econômico e tecnológico é uma medida necessária para ampliar a competitividade do país e reduzir a exposição a fatores externos.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
energia Fertilizantes Investimento Mercado Ronaldo Caiado

Veja também

Após reconhecer vitória de Lula, Tarcísio sinaliza para candidatura à Presidência em 2030

"Abre uma possibilidade”

Após reconhecer vitória de Lula, Tarcísio sinaliza para candidatura à Presidência em 2030

Governador de São Paulo sinalizou para candidatura ao Planalto pela primeira vez após as eleiçõe...
águas lindas

BASTIDORES

Disputa pela Prefeitura de Águas Lindas de Goiás já tem articulações para 2028

Em entrevista ao O HOJE, Oliveira Júnior negocia filiação ao MDB e recebe apoio de Anderson Teodo...
Celina Leão cria grupo para revisar programas de material, uniforme e creche no DF

POLÍTICA

Celina Leão cria grupo para revisar programas de material, uniforme e creche no DF

Grupo de trabalho vai analisar custos, regras e funcionamento dos benefícios; revisão ocorre após...
Valdemar critica carta de Flávio Bolsonaro e se reúne com Jair após viagem aos EUA

NÃO GOSTOU

Valdemar critica carta de Flávio Bolsonaro e se reúne com Jair após viagem aos EUA

Presidente nacional do PL afirmou que não aprovou o texto divulgado pelo senador após a derrota el...
Governo estuda “lista suja” para empresas acusadas de assédio eleitoral

ASSÉDIO ELEITORAL

Governo estuda “lista suja” para empresas acusadas de assédio eleitoral

Ministério do Trabalho anuncia força-tarefa para combater pressões e demissões motivadas por esc...
Disputa no PL é resultado do crescimento da legenda, avalia especialista

Gayer x Wilder

Disputa no PL é resultado do crescimento da legenda, avalia especialista

Cientista alega que aumento das bancadas na Alego e na Câmara dos Deputados não é resultado “tr...
Primeira versão de carta de Flávio Bolsonaro trazia brasão antigo do Brasil

"Presidente eleito"

Primeira versão de carta de Flávio Bolsonaro trazia brasão antigo do Brasil

Flávio Bolsonaro corrige brasão de carta após erro na identificação oficial do Brasil
Deputado ironiza carta de Flávio Bolsonaro após senador se declarar presidente eleito; “Que autoestima boa”

Resultado das eleições

Deputado ironiza carta de Flávio Bolsonaro após senador se declarar presidente eleito; “Que autoestima boa”

Fábio Felix, eleito deputado federal pelo Distrito Federal, publicou um vídeo em que se autoprocla...