POLÍTICA

Celina Leão promete rigor em apuração de mortes e diz que não tolerará desumanidade na saúde

Governadora afirma que GDF reforçará medidas de humanização, revisará protocolos de atendimento e convocará novos profissionais após mortes registradas em hospitais da rede pública.

Jéssica Nascimentopor Jéssica Nascimento em
Celina Leão promete rigor em apuração de mortes e diz que não tolerará desumanidade na saúde
Governadora Celina Leão (Foto: Matheus Borges/ Agência Brasília)

A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), afirmou que o Governo do Distrito Federal (GDF) adotará uma postura de tolerância zero diante de falhas no atendimento da rede pública de saúde. A declaração foi dada após as mortes de duas gestantes no Hospital Regional de Samambaia (HRSam), em um intervalo de quatro dias, e de um homem que passou mal na porta do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF).

Após cumprir agenda no Itapoã, Celina disse que determinou o reforço das investigações conduzidas pela Secretaria de Saúde e garantiu que eventuais responsabilidades serão apuradas.

“Chamamos várias reuniões. O secretário, inclusive ontem, reuniu toda a equipe, porque a gente não vai tolerar esse tipo de atendimento nos nossos hospitais. Estamos reforçando as nossas diretorias, as nossas chefias, trabalhando muito na humanização. Há também uma previsão de mudar o protocolo do atendimento pré-natal”, afirmou.

A governadora reforçou que não aceitará condutas que desrespeitem os pacientes. “Não vamos tolerar a falta de atendimento, a falta de humanidade ou a naturalização do sofrimento das pessoas.”

Segundo Celina, a gestão tem adotado uma postura de transparência diante dos casos e não pretende ocultar problemas na rede pública.

“Precisamos melhorar. Nossa solidariedade às famílias. Sou uma governadora que encara as dificuldades. A diferença da nossa gestão é não esconder o problema e tomar providência.”

Ela também informou que todas as imagens do Hospital Regional de Samambaia foram disponibilizadas às autoridades responsáveis pela investigação e aos familiares das vítimas.

“Hoje, nós estamos com toda a nossa rede monitorada. As imagens estão sendo entregues às famílias e à polícia. Não vamos passar a mão na cabeça de ninguém.”

A governadora reconheceu ainda a necessidade de reforçar o quadro de servidores da saúde e afirmou que a meta do governo é convocar 508 novos profissionais, entre médicos generalistas e especialistas, como ginecologistas e oncologistas. Segundo ela, a recomposição das equipes enfrenta dificuldades devido ao baixo número de aprovados que assumiram cargos em concursos recentes.

Mortes são investigadas

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) investiga as mortes de duas gestantes atendidas no Hospital Regional de Samambaia.

O primeiro caso é o de Maria Graciana Andrade Alves, de 36 anos, que morreu durante o trabalho de parto na última sexta-feira (10). Segundo familiares, ela estava com 41 semanas de gestação e permaneceu por horas em tentativa de parto normal. O bebê sobreviveu e segue internado na UTI neonatal.

O segundo caso envolve Maria Aparecida Galdino dos Santos, de 25 anos, que morreu na segunda-feira (13), após dar à luz. De acordo com parentes, ela procurou atendimento no domingo (12) e teria solicitado uma cesariana, procedimento que, segundo a família, não foi realizado.

Também é investigada a morte de Rodrigo Resende Prado, de 46 anos, que sofreu um mal súbito no domingo (12), enquanto aguardava atendimento na porta do Hospital de Base. O caso repercutiu após relatos de demora no socorro, circunstâncias que também são apuradas pelas autoridades.

Saiba Mais

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

STF

PROTEÇÃO ANIMAL

STF reforça dever de municípios na proteção de cães e gatos abandonados

Decisão em caso envolvendo Catanduva (SP) fortalece entendimento de que a proteção de animais é ...
Flavio Bolsonaro

ELEITORADO FEMININO

Flávio Bolsonaro promete indicar mulheres ao STF e busca ampliar apoio feminino

Durante agenda em São Paulo, candidato também criticou o STF, o governo Lula e reforçou apoio a a...
Primeiro debate ao governo de Goiás será realizado neste domingo (9)

ELEIÇÕES 2026

Primeiro debate ao governo de Goiás será realizado neste domingo (9)

Encontro reúne quatro candidatos e será transmitido na TV aberta, rádio e plataformas digitais
Moraes nega visita de filhos a Bolsonaro no Dia dos Pais

SEM VISITA

Moraes nega visita de filhos a Bolsonaro no Dia dos Pais

Defesa alegou motivo humanitário, mas STF manteve restrição após violação de decisão judicial
Partidos têm até o dia 15 para registrarem candidaturas nos tribunais

ELEIÇÕES 2026

Partidos têm até o dia 15 para registrarem candidaturas nos tribunais

Após registrado, o candidato aparece no sistema do tribunal eleitoral, que pode ser consultado por ...
Capilaridade com o agro é desejo dos candidatos ao Governo de Goiás, apontam especialistas 

Eleições 2026

Capilaridade com o agro é desejo dos candidatos ao Governo de Goiás, apontam especialistas 

Candidatos ao Palácio das Esmeraldas disputam entre si o respaldo do setor; especialistas destacam ...
Jair Renan

Filho do ex-presidente

Jair Renan não informa orientação sexual em registro de candidatura

Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro havia se declarado heterossexual nas eleições de 2024; dado ...
Caiado descarta retaliação aos EUA por tarifaço de Trump

Retaliação

Caiado descarta retaliação aos EUA por tarifaço de Trump

Candidato do PSD defende negociação diplomática para reduzir tarifas, rejeita usar o Pix nas trat...