julgamento

TRE-GO julga ação que pode resultar na perda do mandato de Aava Santiago

PSDB acusa vereadora de infidelidade partidária após troca de legenda

Micael Mourapor Micael Moura em
Aava
Foto: Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) marcou para a próxima quarta-feira (22) o julgamento da ação que pode levar à perda do mandato da vereadora Aava Santiago (PSB). O processo foi movido pelo PSDB, que acusa a parlamentar de infidelidade partidária após ela deixar a legenda para se filiar ao PSB sem utilizar a janela partidária e sem apresentar carta de anuência.

A ação será analisada pelo plenário da Corte sob relatoria do juiz eleitoral Adenir Teixeira Peres Júnior. Caso o pedido seja acolhido, Aava perderá a cadeira na Câmara Municipal de Goiânia, que deverá ser ocupada pelo primeiro suplente do PSDB, Michel Magul.

Parecer do Ministério Público

O processo ganhou novo peso após a Procuradoria Regional Eleitoral emitir parecer favorável à cassação do mandato. Para o Ministério Público Eleitoral (MPE), não ficou comprovada nenhuma das hipóteses de justa causa previstas na legislação para autorizar a mudança de partido durante o exercício do mandato.

Aava anunciou sua filiação ao PSB em janeiro deste ano, durante evento que reuniu lideranças nacionais da legenda, como o vice-presidente Geraldo Alckmin, o prefeito do Recife, João Campos, e a deputada federal Tabata Amaral. Na ocasião, a vereadora afirmou que contava com o aval do então presidente estadual do PSDB, Marconi Perillo.

No entanto, em março, os diretórios estadual e metropolitano do PSDB ingressaram com a ação no TRE-GO, alegando que nunca autorizaram sua desfiliação. Segundo o partido, o estatuto da legenda sequer prevê a emissão de carta de anuência.

Defesa

Na defesa apresentada ao TRE-GO, Aava sustentou que deixou o PSDB em razão da suposta “bolsonarização” do partido. O argumento, entretanto, foi contestado pelo Ministério Público Eleitoral, que entendeu não haver elementos suficientes para caracterizar justa causa para a desfiliação.

Em nota, a vereadora afirmou que recebe o julgamento com serenidade e confiança.

“A parlamentar reafirma sua confiança na estratégia jurídica construída por sua equipe de advogados e na consistência dos argumentos apresentados à Justiça, segura de que a legitimidade do mandato conferido pelo voto popular será reconhecida”, declarou.

Enquanto aguarda a decisão do TRE-GO, Aava informou que continuará exercendo normalmente o mandato e mantendo a agenda de fiscalização, apresentação de projetos e atuação parlamentar.

Leia mais:

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

Debate escancara força de mobilização e ausência do governador de Goiás no palco

OPINIÃO

Debate escancara força de mobilização e ausência do governador de Goiás no palco

Enquanto Daniel Vilela não compareceu ao primeiro debate, Marconi, Wilder e Luís César mobilizara...
Flávio

impedido PELO STF

Flávio escreve carta a Bolsonaro, chora e chama veto de “desumano”

Senador teve visita ao pai negada e usou carta para criticar a restrição e falar sobre sua campanh...
Daniel Vilela

Primeiro debate

Daniel ir ao debate pode ser risco; faltar também

Governador avalia estratégia que pode preservar sua vantagem ou abrir espaço para Marconi, Wilder ...
Daniel Vilela não participará de debate neste domingo em Goiás

não vai participar

Daniel Vilela não participará de debate neste domingo em Goiás

A campanha do governador e candidato à reeleição informou que a ausência ocorre por incompatibil...
STF

PROTEÇÃO ANIMAL

STF reforça dever de municípios na proteção de cães e gatos abandonados

Decisão em caso envolvendo Catanduva (SP) fortalece entendimento de que a proteção de animais é ...
Flavio Bolsonaro

ELEITORADO FEMININO

Flávio Bolsonaro promete indicar mulheres ao STF e busca ampliar apoio feminino

Durante agenda em São Paulo, candidato também criticou o STF, o governo Lula e reforçou apoio a a...
Primeiro debate ao governo de Goiás será realizado neste domingo (9)

ELEIÇÕES 2026

Primeiro debate ao governo de Goiás será realizado neste domingo (9)

Encontro reúne quatro candidatos e será transmitido na TV aberta, rádio e plataformas digitais
Moraes nega visita de filhos a Bolsonaro no Dia dos Pais

SEM VISITA

Moraes nega visita de filhos a Bolsonaro no Dia dos Pais

Defesa alegou motivo humanitário, mas STF manteve restrição após violação de decisão judicial