segunda-feira, 7 de setembro de 2026
Eleições 2026

Goianos acompanham convenções que oficializam Flávio e Caiado ao Planalto 

Representantes do PL e da base governista estarão presentes nos eventos deste fim de semana, que marcam o início oficial das candidaturas presidenciais do senador e do ex-governador de Goiás

Thiago Borgespor em
Goianos acompanham convenções que oficializam Flávio e Caiado ao Planalto 
Flávio e Caiado serão oficializados como candidatos ao Planalto neste fim de semana | Fotos: Raul Spinassé/Novo Selo Comunicação e Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

As convenções nacionais do PL e do PSD, marcadas para este fim de semana, darão início às candidaturas presidenciais do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e do ex-governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD). Os eventos, que acontecem neste sábado (25) e domingo (26), respectivamente, reunirão lideranças de todo o País e contarão com a presença de representantes do PL goiano e da base governista.

Na convenção do PL, em São Paulo, estarão presentes representantes da chapa majoritária do partido para o governo estadual goiano: o presidente estadual da legenda e pré-candidato ao Governo do Estado, senador Wilder Morais, a pré-candidata a vice, Ana Paula Rezende, e o deputado federal e pré-candidato ao Senado, Gustavo Gayer. Procurado pela reportagem do O HOJE, o vereador e também pré-candidato ao Senado, Oseias Varão, não respondeu se participará do evento.

Já a convenção do PSD, que oficializará a candidatura de Caiado ao Palácio do Planalto, terá uma ampla representação da base aliada do governador Daniel Vilela (MDB). O evento está marcado para às 9h, na sede do partido em São Paulo.

Confirmaram presença ao O HOJE, via assessoria, o próprio governador, os pré-candidatos ao Senado Gracinha Caiado (União Brasil), Gustavo Mendanha (PRD) e Vanderlan Cardoso (PSD), além do ex-secretário de Governo, Adriano da Rocha Lima (PSD), um dos cotados para compor a chapa governista como vice de Daniel. O presidente licenciado da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, também cotado para a vice de Daniel, deve participar do evento à frente de uma comitiva goiana.

Entre as ausências confirmadas estão o deputado federal e pré-candidato ao Senado pela base, Zacharias Calil (MDB), que se recupera de dores no ombro, e o ex-senador Luiz Carlos do Carmo (PSD), que passa por recuperação após uma cirurgia. Luiz do Carmo também está no páreo para ser o vice de Daniel.

Definição da vice de Flávio

No cenário nacional, o PL chega à convenção em meio a um ambiente de expectativa pela vice de Flávio. O partido ainda não definiu quem ocupará a vaga de vice na chapa encabeçada pelo senador e tenta superar impasses nas negociações com partidos do Centrão, que ainda resistem em declarar apoio formal ao projeto nacional.

Outra ausência de peso será a da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL). A esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não participará do evento em razão da logística, já que a ex-primeira-dama assumiu os cuidados de Bolsonaro, que cumpre a pena por tentativa de golpe de Estado em regime domiciliar em Brasília. Segundo informações do Correio Braziliense, uma ida para São Paulo é considerada inviável por Michelle.

No PSD, a expectativa é de uma convenção voltada à apresentação de Caiado como alternativa da centro-direita para a disputa presidencial. O evento também irá oficializar o presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, como candidato a vice-presidente na chapa. A direção do partido prepara uma estrutura tecnológica para o lançamento da campanha, que inclui uma versão de Caiado produzida com inteligência artificial para interação com o público presente.

Autonomia aos diretórios estaduais

Apesar da homologação da chapa presidencial, a direção nacional do PSD mantém o discurso de que os diretórios estaduais terão autonomia para definir seus posicionamentos nas disputas locais. A convenção também deve registrar ausências de alguns aliados de Kassab, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que avalia não comparecer após cards de divulgação do evento relacionarem Tarcísio a Caiado. O governador irá apoiar Flávio na disputa presidencial.

Lideranças de peso do PSD também não devem comparecer à convenção em razão do alinhamento com o projeto de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em seus respectivos Estados. Entre os ausentes esperados estão: a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, o pré-candidato ao Governo do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o senador Otto Alencar (BA).

Já os governadores do Paraná e do Rio Grande do Sul, Ratinho Jr. e Eduardo Leite, irão prestigiar o evento. Ratinho e Eduardo eram concorrentes de Caiado na disputa interna do PSD para definição de quem seria o nome da legenda para a disputa pelo Planalto. O chefe do Executivo paranaense desistiu da disputa e abriu espaço para Caiado vencer a concorrência do governador gaúcho.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Augusto Cury defende debate sobre impeachment de ministros do STF

Cury

Augusto Cury defende debate sobre impeachment de ministros do STF

Candidato do Avante à Presidência também propôs reduzir de 11 para nove o número de integrantes...
Renan Santos pede prisão de Moraes e Toffoli em ato em São Paulo

manifesto

Renan Santos pede prisão de Moraes e Toffoli em ato em São Paulo

Candidato à Presidência reuniu apoiadores no Obelisco do Ibirapuera e apresentou documento com cr�...
Desfile de 7 de Setembro em Brasília tem clima eleitoral e homenagens ao SUS

7 de setembro

Desfile de 7 de Setembro em Brasília tem clima eleitoral e homenagens ao SUS

Apoiadores de Lula levaram pautas políticas às arquibancadas da Esplanada, enquanto Zé Gotinha e ...
Direita transforma ato de 7 de Setembro em palanque eleitoral em Goiânia

ELEIÇÕES 2026

Direita transforma ato de 7 de Setembro em palanque eleitoral em Goiânia

Manifestação na Praça Tamandaré teve críticas a Lula e Alexandre de Moraes, defesa de Flávio B...
Caiado afirma que quem blindou Vorcaro deve explicações ao país

patriotismo

Caiado critica Lula e diz que presidente não tem autoridade para falar em patriotismo

Candidato do PSD à Presidência participou do desfile de 7 de Setembro em Goiânia e voltou a defen...
lula

7 de Setembro

Lula defende soberania nacional em pronunciamento pelo 7 de Setembro

Presidente afirmou que Brasil não aceitará interferências externas e destacou riquezas naturais e...
“Candidato sem a foto de Wilder não terá meu voto”, diz Ana Paula em ato de 7 de Setembro em Goiânia

ELEIÇÕES 2026

“Candidato sem a foto de Wilder não terá meu voto”, diz Ana Paula em ato de 7 de Setembro em Goiânia

Vice na chapa de Wilder Morais afirma que candidatos sem a imagem do governador na campanha podem �...
Nikolas Ferreira

MENSAGENS VAZADAS

TRE-MG determina retirada de posts que dizem que Nikolas Ferreira chamou Vorcaro de “lindão”

Decisão judicial envolve publicações do ICL Notícias sobre um áudio de Nikolas Ferreira e o ban...