sábado, 15 de agosto de 2026
ELEIÇÕES 2026

Caiado reage à polêmica e diz ser “inadmissível” questionar eleições brasileiras

Ex-governador de Goiás afirma confiar nas urnas eletrônicas e defende observadores internacionais, mas rejeita qualquer interferência estrangeira no processo eleitoral

Thais Munizpor Thais Muniz em
caiado
O ex-governador de Goiás e pré-candidato à Presidência Ronaldo Caiado (PSD). Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

O ex-governador de Goiás e pré-candidato à Presidência da República, Ronaldo Caiado (PSD), afirmou neste sábado (25) que considera “inadmissível” qualquer tentativa de um país estrangeiro colocar em dúvida a lisura das eleições brasileiras. A declaração foi publicada na rede social X após o governo brasileiro negar o visto de entrada a dois integrantes do Departamento de Estado dos Estados Unidos que pretendiam viajar ao Brasil. Segundo reportagem do The Washington Post, a missão teria como objetivo discutir a integridade do sistema eleitoral brasileiro.

Na publicação, Caiado disse confiar no sistema eletrônico de votação e ressaltou que nunca se opôs à presença de observadores internacionais durante as eleições. No entanto, afirmou que a atuação de governos estrangeiros para levantar dúvidas sobre o processo eleitoral brasileiro não é aceitável.

“Primeiramente, eu confio nas urnas eleitorais do Brasil. Também sempre concordei que cada eleição tivesse a presença de observadores de diferentes países, tantos quantos quisessem acompanhar o processo eleitoral brasileiro. Mas considero inadmissível qualquer país, incluindo os EUA, querer colocar em dúvida a lisura e os resultados das nossas eleições”, escreveu.

Missão dos EUA teve visto negado

A manifestação ocorreu um dia após o Ministério das Relações Exteriores negar o visto aos dois representantes norte-americanos. Conforme informações divulgadas pelo The Washington Post e confirmadas por autoridades brasileiras, a delegação seria formada por Riley M. Barnes, secretário assistente do Departamento de Estado, e Samuel D. Samson, subsecretário assistente da mesma pasta.

Segundo a reportagem, os dois viajariam a Brasília para reuniões relacionadas ao processo eleitoral. Já integrantes do governo brasileiro avaliaram que a visita poderia ser interpretada como uma tentativa de lançar dúvidas sobre a confiabilidade das urnas eletrônicas.

Após a repercussão, o Departamento de Estado dos Estados Unidos negou que a viagem tivesse o objetivo de interferir nas eleições brasileiras. Em nota, o governo norte-americano classificou essa interpretação como uma “mentira infundada” e afirmou que se tratava de uma visita de rotina.

Leia também:

 

 

Declarações ampliam debate político

Além de Caiado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também comentou o episódio no sábado. O petista afirmou que atores externos não devem interferir nas eleições brasileiras e destacou que caberá aos eleitores definir o futuro do país nas urnas.

O caso também gerou manifestações de outros pré-candidatos à Presidência. Renan Santos, do Missão, declarou que o governo do presidente Donald Trump buscaria criar dúvidas sobre o processo eleitoral brasileiro para reforçar declarações recentes do senador Flávio Bolsonaro (PL), que voltou a questionar a segurança das urnas eletrônicas.

A negativa dos vistos ocorreu em meio ao aumento das tensões diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos e após a divulgação da reportagem do The Washington Post, que informou que a missão norte-americana pretendia visitar o país antes das eleições presidenciais marcadas para outubro.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

Eleitor tem poucos dias para solicitar voto em trânsito nas eleições de outubro; confira

Eleições 2026

Eleitor tem poucos dias para solicitar voto em trânsito nas eleições de outubro; confira

Pedido pode ser feito pela internet ou presencialmente; modalidade permite votar fora do domicílio ...
debates

OPINIÃO

Falta de debate elege desconhecidos e quem sofre é a população

Lula e Flávio empatam no quesito falta do confronto de ideias presidenciais, o governador Daniel ev...
Gustavo Mendanha

ENTREVISTA

Mendanha quer ampliar base no interior de Goiás por atuação municipalista no Senado

Candidato do PRD diz que pretende aproximar o Senado dos municípios, destaca apoios no Entorno e no...
Plano de governo em Goiás: Wilder propõe gestão regional e foco em prazos 

eleições 2026

Plano de governo em Goiás: Wilder propõe gestão regional e foco em prazos 

Candidato do PL promete fila única na saúde, descentralização administrativa e metas para os pri...
PT desiste de ação e tenta destravar R$ 2,3 bilhões do Fundo Eleitoral

Recurso

PT desiste de ação e tenta destravar R$ 2,3 bilhões do Fundo Eleitoral

Partido pede que o TSE homologue a desistência e encerre o processo sem analisar o mérito
daniel caiado

ELEIÇÕES 2026

Seis cidades, Caiado e 5 mil pessoas: Daniel aposta alto na largada

Governador percorre o Entorno do DF neste domingo ao lado de Ronaldo Caiado, em uma operação polí...
Alcolumbre anuncia avanço de PEC que prevê fim da escala 6×1 no Senado

Escala 6x1

Alcolumbre anuncia avanço de PEC que prevê fim da escala 6×1 no Senado

Presidente da Casa também dará andamento à PEC da Segurança e a projetos sobre minerais crítico...
Lula afirma que não pedirá fim das investigações contra Lulinha

"Só ele sabe a verdade"

Lula afirma que não pedirá fim das investigações contra Lulinha

"Acredito nele, mas eu já disse aos advogados: 'Ninguém vai pedir fechamento de processo do meu fi...