quarta-feira, 19 de agosto de 2026
Eleições 2026

Luiz do Carmo defende afunilamento de candidaturas da base ao Senado

Cotado para ser o vice do governador Daniel Vilela (MDB), ex-senador afirmou que o “ideal” era apenas dois nomes na disputa pela Casa Alta

Thiago Borgespor Thiago Borges em
Luiz do Carmo defende afunilamento de candidaturas da base ao Senado
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Um dos cotados para ocupar a vice na chapa do governador Daniel Vilela (MDB), o ex-senador Luiz Carlos do Carmo (PSD) saiu em defesa de um afunilamento na base para a disputa pelo Senado Federal nesta terça-feira (28). 

A declaração aconteceu logo após o ex-parlamentar afirmar que “nunca tinha visto” disputa por vice e ser questionado sobre quem inaugurou a corrida. “Em Goiás tem umas coisas diferentes, né? Igual, tem muitos [pré-candidatos a] senador em uma coligação só, o ideal era só dois. Aqui em Goiás inventaram isso, tem um monte de candidato ao Senado na nossa chapa. É a disputa porque o candidato é muito bom”, afirmou Luiz do Carmo em entrevista à BandNews. 

O congestionamento da base governista envolve a vice na chapa encabeçada por Daniel ao Palácio das Esmeraldas e a disputa pelas vagas ao Senado. Há três cotados para compor com o emedebista na corrida pelo governo do Estado. Além de Luiz do Carmo, o ex-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mario Schreiner, e o ex-secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima. Todos do PSD. 

Para a Casa Alta, as pré-candidaturas estão distribuídas entre a ex-primeira-dama Gracinha Caiado (União Brasil), o senador Vanderlan Cardoso (PSD), o deputado federal Zacharias Calil (MDB-GO) e o ex-prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha (PRD). 

Luiz do Carmo também ressaltou que conversou com Gracinha após a ex-primeira-dama declarar apoio a Schreiner na corrida pela vaga na vice. “Ela conversou comigo, veio até mim e falou: ‘Luiz, eu errei muito’. Eu falei para ela: ‘A senhora pode até ter preferência, só não pode falar em público. Fica ruim para os outros candidatos’. Mas ela é amiga do Zé Mario há mais de 30 anos, não é uma coisa que foi feita do dia para a noite”, disse.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Arruda concentra agenda no DF com sabatina, carreata em Taguatinga e lançamento de candidatura

POLÍTICA

Arruda concentra agenda no DF com sabatina, carreata em Taguatinga e lançamento de candidatura

Candidato ao Governo do DF cumpre agenda em Taguatinga e no SIA, com compromissos voltados ao setor ...
Daniel Goiânia

ELEIÇÕES 2026

Daniel Vilela abre campanha em Goiânia com adesivaço

Ato no Serra Dourada reuniu aliados e marcou retomada de um ponto simbólico da campanha de 2022
Leandro Grass concentra agenda de campanha no DF em mobilidade e contato com eleitores nesta quarta

POLÍTICA

Leandro Grass concentra agenda de campanha no DF em mobilidade e contato com eleitores nesta quarta

Candidato do PT ao Governo do DF participa de sabatina da CNN, faz caminhadas e panfletagens em Plan...
Enio Fernandes

ENTREVISTA

Enio Fernandes vê “tempestade perfeita” no agro e critica imediatismo político

Consultor aponta combinação de clima adverso, juros altos, endividamento e perda de renda como ame...
Rio governador

GOVERNADOR PROVISÓRIO

STF retoma julgamento sobre eleição para governador do Rio

Corte analisa se escolha do novo chefe do Executivo deve ocorrer pelo voto direto ou pela Assembleia...
Celina Leão cumpre agenda com visita à Feira dos Importados, posse no STJ e encontro político em Brasília

POLÍTICA

Celina Leão cumpre agenda com visita à Feira dos Importados, posse no STJ e encontro político em Brasília

Governadora participa de três compromissos nesta quarta-feira (19), incluindo cerimônia de posse d...
Veja a agenda dos candidatos à Presidência nesta quarta-feira

ELEIÇÕES 2026

Veja a agenda dos candidatos à Presidência nesta quarta-feira

A agenda dos candidatos à inclui gravação de programas de campanha, entrevistas à imprensa e re...
Prefeitura de Goiânia pode chegar a R$ 1 bi em empréstimos na gestão Mabel

Crédito

Prefeitura de Goiânia pode chegar a R$ 1 bi em empréstimos na gestão Mabel

Novo projeto enviado pelo prefeito à Câmara Municipal é a terceira operação de crédito buscada...