quarta-feira, 29 de julho de 2026
Tragédia

Turista holandês morre após barco virar durante passeio nas Cataratas do Iguaçu

Acidente em passeio turístico nas Cataratas do Iguaçu deixa um morto e sete resgatados

Otavio Augustopor Otavio Augusto em 28 de julho de 2026 às 21:36
Turista holandês morre após barco virar durante passeio nas Cataratas do Iguaçu

Um turista holandês, de 26 anos, morreu nesta terça-feira (28) após o tombamento de uma embarcação durante um passeio do Macuco Safari, no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. A vítima estava acompanhada de cinco familiares quando ocorreu o acidente. As causas ainda são investigadas.

Ao todo, oito pessoas estavam na embarcação no momento do acidente. O grupo era formado por seis turistas holandeses e dois tripulantes, responsáveis pela condução do passeio.

Iguaçu

O que aconteceu durante o passeio?

Segundo o Corpo de Bombeiros, o turista sofreu afogamento e entrou em parada cardiorrespiratória após o tombamento da embarcação. Equipes de resgate realizaram os primeiros atendimentos ainda no parque.

Na sequência, a vítima foi transportada por outra embarcação até o Porto Seco do Kattamaram. Depois, uma ambulância a levou ao Hospital Municipal Padre Germano Lauck, em Foz do Iguaçu. A unidade confirmou a morte do turista.

Outro integrante do grupo também foi encaminhado ao mesmo hospital. Além disso, três mulheres e um homem receberam atendimento no local e não apresentaram ferimentos graves.

Os dois tripulantes passaram por avaliação médica do Corpo de Bombeiros e foram encaminhados a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Investigação busca esclarecer as causas

A Marinha do Brasil instaurou um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para apurar o que provocou o tombamento da embarcação.

Equipes da Capitania Fluvial do Rio Paraná realizaram os primeiros levantamentos no local logo após o acidente. Além disso, a Polícia Civil esteve no Parque Nacional do Iguaçu para iniciar a investigação.

Até o momento, as autoridades não divulgaram informações sobre a dinâmica do acidente nem sobre a identidade da vítima e dos demais turistas.

Empresa suspende atividades após acidente

Após o ocorrido, a empresa responsável pelo passeio informou que suspendeu temporariamente as operações do Macuco Safari.

Em nota, a empresa afirmou que todas as pessoas a bordo foram resgatadas com apoio das equipes operacionais e dos órgãos públicos de emergência. Também informou que presta assistência aos familiares e aos demais envolvidos.

A empresa declarou ainda que irá colaborar com as investigações conduzidas pelos órgãos competentes e disponibilizar todas as informações necessárias para esclarecer as circunstâncias do acidente.

O Macuco Safari opera há mais de quatro décadas no Parque Nacional do Iguaçu e realiza passeios turísticos nas proximidades das Cataratas do Iguaçu.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também