quarta-feira, 29 de julho de 2026
MUNDO

Ataques dos EUA e da Arábia Saudita deixam mortos no Iraque

Bombardeios tiveram como alvo grupos armados apoiados pelo Irã; ofensiva provocou mortes, destruição de bases militares e levou o governo iraquiano a convocar uma reunião de emergência

Luma Silveirapor Luma Silveira em 29 de julho de 2026 às 10:19
Ataques dos EUA e da Arábia Saudita deixam mortos no Iraque
Ataques a instalações no Iraque durante ofensiva conjunta realizada por Estados Unidos e Arábia Saudita | Foto: ATF

Uma operação militar conjunta dos Estados Unidos e da Arábia Saudita elevou a tensão no Oriente Médio após atingir posições de grupos armados ligados ao Irã em diferentes regiões do Iraque. A ofensiva deixou ao menos 20 mortos e 32 feridos, além de provocar danos em instalações militares, segundo informações divulgadas pelas Forças de Mobilização Popular (FMP).

Os ataques atingiram estruturas localizadas nas províncias de Bagdá, Wasit, Nínive, Basra, Kirkuk, Karbala e Diyala. Conforme a FMP, quartéis-generais, veículos e equipamentos militares foram danificados durante a ação.

Em nota, o Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM) informou que a operação foi realizada em conjunto com as Forças Armadas sauditas e teve como alvo grupos alinhados à Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC), acusados de planejar ataques contra tropas americanas e a infraestrutura energética da Arábia Saudita. O governo saudita confirmou a participação na ofensiva e afirmou que não pretende ampliar o conflito, embora tenha dito que responderá a novas agressões.

Governo iraquiano reage

Horas depois dos bombardeios, o primeiro-ministro do Iraque, Mohammed Shia Al-Sudani, convocou uma reunião extraordinária do Conselho Ministerial de Segurança Nacional para discutir a escalada da violência.

Segundo informações divulgadas por autoridades iraquianas, novos ataques aéreos atingiram áreas estratégicas da província de Nínive durante a madrugada, causando mais mortes e feridos.

Conflito ganha novos desdobramentos

Os bombardeios marcam a retomada das operações militares americanas na região após uma breve pausa e ocorrem em meio ao aumento das tensões envolvendo o Irã e seus aliados.

Nos últimos dias, o movimento Houthi, apoiado por Teerã, anunciou o bloqueio das exportações de petróleo sauditas pelo Mar Vermelho e intensificou ataques contra embarcações e instalações petrolíferas. Paralelamente, militares dos Estados Unidos afirmaram ter frustrado uma ofensiva surpresa contra tropas americanas na região, enquanto forças da Jordânia informaram a interceptação de mísseis lançados pelo Irã.

O cenário também mantém pressão sobre o Estreito de Hormuz, uma das principais rotas mundiais para o transporte de petróleo, diante da continuidade dos confrontos e da ausência de avanços diplomáticos para conter a crise.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Veja também