sábado, 12 de setembro de 2026
Eleições 2026

Desconhecimento ainda é desafio para pré-candidatos ao Governo de Goiás

Especialistas ouvidos pelo O HOJE avaliam que falta de exposição explica índices e apontam que cenário tende a mudar com avanço da campanha

Thiago Borgespor em
Desconhecimento ainda é desafio para pré-candidatos ao Governo de Goiás
Genial/Quaest mostra que parte do eleitorado goiano ainda desconhece a maioria dos pré-candidatos ao Palácio das Esmeraldas | Fotos: Reprodução/Facebook e Y. Maeda/Alego

A pesquisa Genial/Quaest divulgada na última quinta-feira (30) revelou que, apesar da proximidade do período de campanha eleitoral e do início das convenções partidárias que oficializam os candidatos que irão disputar o pleito de outubro, parte do eleitorado goiano ainda desconhece a maioria dos pré-candidatos ao Palácio das Esmeraldas. 

Segundo os dados da pesquisa, 30% dos eleitores consultados afirmaram não conhecer o governador Daniel Vilela (MDB), pré-candidato à reeleição. Quando questionados sobre o senador Wilder Morais, nome do PL para a disputa pelo Governo do Estado, 62% disseram não conhecer o parlamentar.

A taxa de desconhecimento é ainda maior entre os nomes apresentados à esquerda. O pré-candidato do PT, Luis Cesar Bueno, é desconhecido por 76% do eleitorado. A pesquisa também testou os nomes de Cíntia Dias (PSOL) e Luciana Amorim (UP), que marcaram 83% e 89%, respectivamente, nos índices de desconhecimento.

O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) é o único com baixo índice de desconhecimento. Apenas 16% dos eleitores afirmaram não conhecer o tucano.

Para especialistas ouvidos pelo O HOJE, os índices refletem o grau de exposição dos nomes até o momento e apontam para diferentes possibilidades de crescimento ao longo da campanha.

Segundo o especialista em Marketing Político, Marcos Marinho, o cenário está relacionado ao grau de exposição pública dos pré-candidatos. “O desconhecimento é fruto da ausência de ocupação de espaço. Se você não está presente no grupo político, junto ao eleitorado e nem nas comunicações que tratam do assunto sobre a sua seara, você basicamente não existe”, afirma.

Para o especialista, tanto Daniel quanto Wilder ainda precisam consolidar uma imagem própria perante o eleitorado, enquanto Marconi, em razão do longo período como governador do Estado, já possui presença consolidada. “O Daniel passou boa parte da vida dele restrito à sombra do pai. Ele teve um vislumbre quando foi candidato ao governo em 2018 e depois já foi para a sombra do Caiado. Ainda falta ao Daniel luz própria”, destaca Marinho. 

“Wilder a mesma coisa, ele nunca teve uma visibilidade alargada. O Wilder é um cara de nicho. Ele é um empresário, não é popular. O Wilder foi eleito num claro movimento bolsonarista de adesão”, afirma. “Já o Marconi tem mais tempo. Foram quatro mandatos. É muito difícil alguém falar que não conhece o Marconi”, avalia o especialista em Marketing Político.

Desconhecimento natural

Já o cientista político Lehninger Mota considera natural que os índices de desconhecimento ainda sejam elevados neste momento do calendário eleitoral. Para Mota, a tendência é de que os pré-candidatos passem a ser mais conhecidos à medida em que a campanha se aproxima. O cientista cita o caso do governador, que diminuiu o índice de desconhecimento. Na rodada de abril da Genial/Quaest, 37% dos eleitores afirmavam não conhecer Daniel. 

“O Daniel avançou, por exemplo. Ele cresceu no índice de conhecimento por parte do eleitor por ter virado governador e está mais na mídia, nas pautas, com ampla divulgação em toda a imprensa”, avalia. 

Além disso, Mota ressalta que o alto desconhecimento também representa uma possibilidade de ampliação do eleitorado potencial dos candidatos. “Quanto mais conhecido, mais difícil o crescimento. Há uma possibilidade de crescimento maior para aqueles que ainda não são conhecidos”, diz o cientista político.

Eleitorado a ser alcançado

No caso de Wilder, Lehninger destaca ainda que o senador possui uma parcela relevante do eleitorado a ser alcançada, inclusive entre eleitores alinhados ao bolsonarismo. “O Wilder ainda é desconhecido pela grande maioria da população por exercer um cargo que geralmente não desperta o interesse da população em acompanhar”, afirma.

A pesquisa Genial/Quaest entrevistou, entre os dias 24 e 28 de julho, 1.104 eleitores de Goiás. O levantamento foi custeado pelo Banco Genial, que pagou R$ 239.169,82. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo GO-01701/2026. 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Daniel Vilela eleição estadual eleição governador eleições 2026 Governo de Goiás Luis Cesar Bueno Marconi Perillo Palácio das Esmeraldas wilder morais

Veja também

Em simulação de segundo turno do datafolha, Lula tem 46% e Flávio, 44%. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Jefferson Rudy/Agência Senado)

PESQUISA ELEITORAL

Datafolha mostra Lula à frente entre os mais pobres e Flávio entre os mais ricos

O instituto ouviu 2.002 eleitores em 125 municípios, entre 8 e 10 de setembro, com margem de erro d...
Candidatos em Goiás apostam no impulsionamento das redes na reta final de campanha

Eleições 2026

Candidatos em Goiás apostam no impulsionamento das redes na reta final de campanha

Postulantes ao Palácio das Esmeraldas avançam com estratégias digitais a três semanas do 1º tur...
Marconi

ELEIÇÕES 2026

Cidade da Inteligência Artificial é a grande aposta de Marconi para Goiás

Projeto une UEG, UFG e setor privado em ecossistema de inovação entre Goiânia e Aparecida de Goi�...
Wilder Morais elenca a saúde como prioridade caso seja eleito governador

Sabatina O HOJE

Wilder Morais elenca a saúde como prioridade caso seja eleito governador de Goiás

Terceiro candidato ao Governo de Goiás sabatinado pelo Grupo O HOJE, o senador também fala sobre p...
Vorcaro

ASSISTA AO VÍDEO

Vídeo de 2023 liga Vorcaro a festa milionária com atrações internacionais em São Paulo

Usuário que filmou o evento em 2023 não sabia quem era o anfitrião; publicação ressurgiu após ...
Marconi propõe integração do Entorno do DF

Eleições 2026

Marconi propõe integração do Entorno do DF

Tucano defende saúde regionalizada, transporte subsidiado e geração de empregos para a região
Empresários discutem mandato de 12 anos para ministros do STF em meio à crise na Corte

Economia

Empresários discutem mandato de 12 anos para ministros do STF em meio à crise na Corte

Mandato de ministros e decisões monocráticas entram no debate sobre reforma do STF
Celina Leão

Datafolha

Datafolha: Celina Leão dispara e chega a 40% na disputa pelo governo do DF

Governadora cresceu 10 pontos em três semanas; pesquisa mostra José Roberto Arruda com 17% e Leand...