sábado, 22 de agosto de 2026
Ronaldo Caiado

Caiado critica Lula após abertura de inquérito contra Lulinha e faz referência à família Bolsonaro

Pré-candidato do PSD afirmou que investigações envolvendo familiares de políticos expõem práticas que, segundo ele, se repetem no cenário nacional

Eduardo Silvapor Eduardo Silva em
Caiado critica Lula após abertura de inquérito contra Lulinha e faz referência à família Bolsonaro
Foto: Divulgação

O candidato à Presidência da República Ronaldo Caiado (PSD) criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após a abertura de um inquérito para investigar o empresário Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, suspeito de tráfico de influência no governo federal. Em publicação nas redes sociais na quinta-feira (30), o governador goiano afirmou que o episódio reforça um padrão de proteção a familiares de figuras políticas.

Na mensagem, Caiado afirmou que o caso retrata uma “monarquia disfarçada de república, onde o rei protege o príncipe”. Em seguida, ampliou a crítica para além do governo petista ao dizer que a declaração também poderia ser interpretada como uma referência a “outro pai que protege outro filho”, em alusão indireta à família Bolsonaro, sem citar nomes.

Leia também: 

 

 

O inquérito contra Lulinha foi autorizado pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), após solicitação da Polícia Federal. A investigação busca apurar suspeitas de que o filho do presidente teria vendido acesso a integrantes do governo federal em troca de pagamentos. O nome de Lulinha surgiu durante as apurações sobre fraudes envolvendo descontos em aposentadorias do INSS, em razão de sua suposta ligação com o empresário Antônio Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, apontado pelos investigadores como líder do esquema.

A Polícia Federal também apura a suspeita de que Lulinha seria sócio oculto do empresário investigado. Procurada, a defesa do filho do presidente informou que recebeu a abertura do inquérito com tranquilidade e negou qualquer recebimento de valores relacionados a negociações de empresários com o governo federal.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

Wilder nega acordo com Marconi para eventual 2º turno em Goiás

ELEIÇÕES 2026

Wilder nega acordo com Marconi para eventual 2º turno em Goiás

Declaração do candidato do PL ocorre após tucano afirmar que os dois haviam conversado sobre apoi...
Lula diz que Trump admitiu erro ao tarifar produtos brasileiros

Tarifaço

Lula diz que Trump admitiu erro ao tarifar produtos brasileiros

Presidente afirma que conversa com norte-americano durou 1h30 e resultou em novas negociações entr...
dinheiro

OPINIÃO

Crise do agro e descrédito provocam secura de dinheiro nas campanhas

Cerco do Ministério Público e medo de cadeia também fazem com que financiadores fujam dos 775 can...
Jacqueline diz que eleitor de Wilder pode apoiar Marconi em eventual 2º turno

Entrevista

Jacqueline diz que eleitor de Wilder pode apoiar Marconi em eventual 2º turno

Candidata a vice-governadora pelo PSDB afirma que há “muita sinergia” entre os grupos e aposta ...
PF amplia investigação sobre diretores do BRB no caso Master

Caso Master

PF amplia investigação sobre diretores do BRB no caso Master

Perícia encontrou possíveis falhas em operações bilionárias e levou as autoridades a pedir mais...
Desempenho nas urnas será “termômetro” para disputa pela Prefeitura de Goiânia em 2028

Eleições

Desempenho nas urnas será “termômetro” para disputa pela Prefeitura de Goiânia em 2028

Candidatos no pleito deste ano são possíveis postulantes ao Paço na próxima eleição municipal
Mulheres eleitas no último pleito geral correspondem a 15,3% dos cargos

Candidaturas femininas

Baixa representatividade feminina expõe “machismo estrutural” de partidos

Mesmo sendo maioria da população, mulheres são mais desejadas para vice do que para cabeça de ch...
MP impugna candidatura de Gustavo Rocha a vice de Celina Leão no DF

POLÍTICA

MP impugna candidatura de Gustavo Rocha a vice de Celina Leão no DF

Ministério Público Eleitoral questiona registro do candidato do Republicanos e cita participação...