sexta-feira, 14 de agosto de 2026
Irã x EUA

Irã afirma ter atacado base dos EUA no Kuwait e petroleiros no Estreito de Ormuz

Governo iraniano diz que ofensiva foi resposta a ataques americanos recentes; autoridades dos Estados Unidos ainda não comentaram oficialmente as alegações

Eduardo Silvapor Eduardo Silva em
ira
Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Esmail Baghae (Foto: Reprodução/ @IRIMFA_SPOX)

O Irã afirmou, nesta sexta-feira (31), ter realizado novos ataques com drones contra instalações militares dos Estados Unidos no Kuwait e contra dois petroleiros que, segundo Teerã, atravessavam o Estreito de Ormuz sob proteção aérea norte-americana. A ofensiva marca uma nova escalada das tensões entre os dois países, após um breve período de redução dos confrontos no conflito em curso no Oriente Médio. Até o momento, não houve confirmação independente das alegações iranianas, nem posicionamento oficial do Comando Central dos Estados Unidos (Centcom).

Em comunicado, as Forças Armadas iranianas informaram que o alvo da operação foi a base aérea Ahmad al Jaber, no Kuwait, onde estariam concentrados aviões de combate, sistemas de comunicação via satélite e equipamentos militares. Segundo Teerã, a ação foi uma resposta aos recentes ataques americanos contra o território iraniano, incluindo um bombardeio que teria atingido uma residência na ilha de Qeshm e provocado a morte de três integrantes de uma mesma família, conforme divulgado pela imprensa local.

Leia também:

 

 

A Guarda Revolucionária também afirmou ter interceptado dois petroleiros que tentavam cruzar o Estreito de Ormuz por uma rota não reconhecida pelas autoridades iranianas. De acordo com o comunicado, as embarcações foram atacadas e detidas, enquanto outros quatro navios alteraram o trajeto e retornaram às posições anteriores. O governo iraniano sustenta que os petroleiros estavam sob escolta aérea das Forças Armadas dos Estados Unidos e utilizavam um corredor marítimo alternativo ao estabelecido por Teerã.

Os ataques ocorrem em meio à intensificação da disputa pelo controle do Estreito de Ormuz, uma das principais rotas de transporte de petróleo do mundo. Segundo autoridades iranianas, os Estados Unidos têm ampliado operações militares nas províncias costeiras do sul do país com o objetivo de reduzir a influência de Teerã sobre a passagem marítima. Até a publicação desta reportagem, o governo norte-americano não havia comentado oficialmente as declarações do Irã nem informado sobre possíveis danos ou vítimas decorrentes das ações.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

EUA acusa cerca de 40 países de facilitar entrada de produtos chineses

Acusação

EUA acusa cerca de 40 países de facilitar entrada de produtos chineses

Relatório aponta uso de terceiros países para alterar a origem de mercadorias e reduzir o impacto ...
Terremoto de magnitude 5,5 atinge costa de El Salvador

TREMOR

Terremoto de magnitude 5,5 atinge costa de El Salvador

Abalo teve epicentro no mar, mas foi sentido em cidades do país; até o momento, não há registro ...
Terremoto na Colômbia faz prédios tremerem em Manaus; entenda como abalo chegou ao Brasil

Colômbia

Terremoto na Colômbia deixa 265 mortos e quase 500 desaparecidos

Abalos de magnitude 7,4 atingiram o país na segunda-feira; equipes de resgate entram em fase críti...
ucrania

Ucrânia

Mortes de civis na Ucrânia atingem maior nível desde 2022, diz ONU

Pelo menos 437 pessoas morreram em julho, enquanto 2.610 ficaram feridas; Kiev esteve entre as cidad...
ira

Carne bovina

Conselheiro de Trump acusa empresas brasileiras de cartel no mercado de carne bovina dos EUA

Peter Navarro afirma que quatro companhias controlam 85% do processamento; JBS e National Beef, liga...
OMS critica mudanças de Trump na vacinação infantil e rejeita relação entre vacinas e autismo

vacinação infantil

OMS critica mudanças de Trump na vacinação infantil e rejeita relação entre vacinas e autismo

Diretor-geral da organização afirma que imunizantes são seguros; mudança ocorre enquanto os EUA ...
Terremoto de 7,4 deixa ao menos 181 mortos na Colômbia

Tragédia

Terremoto de 7,4 deixa ao menos 181 mortos na Colômbia

Cali, Pereira, Manizales e Quibdó concentram os maiores estragos; equipes buscam sobreviventes entr...
EUA acompanharão novas negociações entre Israel e Líbano em setembro

Negociações

EUA acompanharão novas negociações entre Israel e Líbano em setembro

Rodada de diálogos será realizada em Roma; antes do encontro, representantes dos dois países mant...