domingo, 25 de outubro de 2026
Filho do presidente

PT tenta transformar investigações sobre Lulinha em discurso de autonomia da PF

Partido avalia os impactos eleitorais dos dois inquéritos e pretende comparar a atuação da Polícia Federal nos governos Lula e Bolsonaro

Bruno Goulartpor em
Lulinha
Partido pretende destacar que a Polícia Federal tem autonomia para investigar até mesmo pessoas próximas ao governo. Foto: Reprodução

A abertura de dois inquéritos envolvendo Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, levou o PT a definir uma estratégia para reduzir possíveis danos à campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O partido pretende destacar que a Polícia Federal tem autonomia para investigar até mesmo pessoas próximas ao governo. Ao mesmo tempo, a corporação acionou a Advocacia-Geral da União contra determinações do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, no comando da Operação Sem Desconto, que apura fraudes bilionárias no INSS.

O primeiro inquérito apura suspeitas de corrupção e tráfico de influência em negociações para beneficiar uma empresa do setor de cannabis medicinal junto ao Ministério da Saúde. Já a segunda investigação busca esclarecer se Lulinha teria atuado junto à Dataprev para favorecer um empresário na obtenção de contratos. A defesa do filho do presidente nega irregularidades e afirma que ele não atuou no governo federal para beneficiar terceiros.

Flávio Bolsonaro

Enquanto isso, Flávio Bolsonaro e sua equipe passaram a explorar politicamente o caso, com críticas ao governo e a retomada do discurso de combate à corrupção. Em resposta, o PT pretende comparar a atual condução da Polícia Federal com a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. O partido deve relembrar episódios que classifica como tentativas de interferência na corporação durante o governo anterior.

Por outro lado, o PT ainda avalia o tamanho do impacto das investigações na disputa eleitoral. A estratégia, enquanto os casos permanecerem no campo das suspeitas, será sustentar que Lula devolveu à Polícia Federal o papel de instituição de Estado. O presidente também declarou que o filho não terá privilégios e deverá apresentar sua defesa às autoridades.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
lulinha PF PT

Veja também

Lula vota em São Bernardo e Flávio Bolsonaro no Rio neste segundo turno

ELEIÇÕES

Lula vota em São Bernardo e Flávio Bolsonaro no Rio neste segundo turno

Petista agradeceu aos apoiadores; candidato do PL defendeu mudança e pediu que os eleitores compare...
Eleição entre Lula e Flávio Bolsonaro ganha destaque na imprensa internacional

2º TURNO DAS ELEIÇÕES

Eleição entre Lula e Flávio Bolsonaro ganha destaque na imprensa internacional

Jornais como The Guardian, Le Monde e The New York Times abordam a disputa apertada e os possíveis ...
Votação no exterior: Lula vence em cinco países e Flávio Bolsonaro em seis

APURAÇÃO 2º TURNO

Votação no exterior: Lula vence em cinco países e Flávio Bolsonaro em seis

Austrália, China e Nova Zelândia estão entre as vitórias de Lula; Flávio venceu no Japão e na ...
Forças Armadas mobilizam 25 mil militares para apoiar o segundo turno

ELEIÇÕES 2026

Forças Armadas mobilizam 25 mil militares para apoiar o segundo turno

Operação prevê segurança da votação em 306 municípios e apoio logístico em 309 cidades, com ...
Quase seis milhões de eleitores tiveram os títulos cancelados desde 2018

ELEIÇÕES 2026

Seção eleitoral: veja como consultar onde votar neste domingo (25)

e-Título, Autoatendimento Eleitoral e ChatVote permitem conferir o endereço; TSE orienta verificar...
Globo cancela novela por causa de debate entre Lula e Flávio; confira horários

ELEIÇÕES 2026

Votação no exterior: Lula vence em três países; Flávio Bolsonaro, em outros três

Levantamento prévio de boletins disponíveis até as 7h deste domingo (25) reúne resultados de sei...
Jesus Cristo

2º TURNO

Horário de votação: veja até que horas votar e o que levar neste domingo em Goiás

Mais de 5 milhões de eleitores estão aptos a escolher o presidente da República; seções funcion...
Apoiadores de Lula fazem último ato de campanha em Goiânia

Eleições 2026

Apoiadores de Lula fazem último ato de campanha em Goiânia

Mobilização ocorreu na Praça Universitária neste sábado (24), com a presença de lideranças pe...