segunda-feira, 3 de agosto de 2026
estiagem

Goiás inicia agosto sob calor extremo, baixa umidade e risco de incêndios

Primeira semana cheia do mês será marcada por temperaturas de até 37°C, umidade em torno de 20% e 95 municípios em situação crítica para ocorrência de incêndios florestais

Anna Salgadopor Anna Salgado em 3 de agosto de 2026 às 08:12
calor goiania
Foto: Fernando Frazão/ABr

Goiás inicia a primeira semana cheia de agosto de 2026 sob condições climáticas severas, marcadas por calor intenso, baixa umidade do ar e elevado risco de incêndios florestais. De acordo com o boletim nº 0214/2026 do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a previsão para esta segunda-feira (3) e os dias seguintes indica predomínio de sol em todas as regiões do Estado.

As temperaturas permanecem elevadas, com forte amplitude térmica entre o início da manhã e a tarde. Nas regiões Norte e Oeste, as máximas devem atingir 37°C, com mínimas em torno de 19°C. Na Região Central, os termômetros variam entre 16°C e 35°C. No Sudoeste e Sul, as máximas chegam a 34°C, com mínimas entre 15°C e 16°C. A Região Leste registra a menor temperatura mínima do Estado, de 12°C, mas também terá tardes quentes, com máxima de 34°C.

Em Goiânia, a previsão para esta segunda-feira é de sol com variação de nebulosidade e temperatura máxima de 34°C. Porangatu deve registrar 37°C, enquanto Anápolis e Cristalina terão máximas de 30°C.

O Cimehgo também emitiu alerta para a umidade relativa do ar, que deve cair para cerca de 20% durante a tarde em praticamente todo o Estado. O índice é considerado crítico e exige atenção à hidratação, além da recomendação de evitar atividades físicas ao ar livre entre 11h e 17h.

A combinação de temperaturas acima de 30°C, umidade inferior a 30% e ventos superiores a 30 km/h configura o chamado “Fator 30 30 30”, condição que aumenta significativamente o risco de incêndios florestais ao tornar a vegetação mais seca e suscetível à propagação do fogo.

Situação crítica

Segundo o monitoramento do Cimehgo, 95 municípios goianos estão em situação crítica para ocorrência de incêndios. Entre as áreas sob monitoramento especial estão o Parque Estadual dos Pirineus, o Parque Estadual de Caldas Novas e o Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco.

A estiagem prolongada também afeta os recursos hídricos do Estado. Até 2 de agosto, as regiões Norte e Oeste acumulavam 52 dias consecutivos sem chuvas significativas, enquanto as regiões Centro-Sul e Leste registravam cerca de 50 dias de seca.

A previsão indica manutenção do tempo seco e estável ao longo da semana em Goiás, com persistência do calor intenso, baixa umidade do ar e condições favoráveis à ocorrência de incêndios florestais.

Leia mais:

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Veja também