Marco histórico

Primeira promotora trans do Brasil é empossada no Amazonas

Fabi Diniz de Queiroz Pilate assume o cargo de promotora de Justiça substituta no MPAM e entra para a história como a primeira mulher trans na função no país

Thais Munizpor em
trans
Fabi Diniz de Queiroz Pilate é primeira mulher trans a tomar posse como promotora de Justiça no Brasil / Crédito: Hirailton Gomes/MPAM/Flickr

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Grupo O Hoje (@g.ohoje)


A advogada e professora Fabi Diniz de Queiroz Pilate tomou posse como promotora de Justiça substituta do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) e entrou para a história como a primeira mulher trans a assumir o cargo no Brasil. A cerimônia ocorreu na sexta-feira (31) e também marcou a posse de outros cinco aprovados no concurso público da instituição.

Natural de Paranaíba (MS), Fabi passa a integrar o grupo de seis novos promotores de Justiça substitutos do MPAM. Antes de ingressar na carreira ministerial, ela construiu uma trajetória voltada à docência e ao meio acadêmico, além de atuar em atividades ligadas ao sistema de Justiça.

Trajetória na área jurídica e acadêmica

Fabi Pilate é professora do curso de Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Também é mestre em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e possui especializações em Direito Constitucional e Psicologia Jurídica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Além da formação acadêmica, acumulou quase dez anos de experiência em atividades relacionadas ao Ministério Público, entre estágios e atuação como assessora jurídica. Sua formação foi desenvolvida em áreas ligadas aos direitos fundamentais, às relações sociais e ao funcionamento do sistema de Justiça.

A solenidade de posse foi conduzida pela procuradora-geral de Justiça do Amazonas, Leda Mara Nascimento Albuquerque, e reuniu integrantes do Ministério Público, autoridades e familiares dos novos promotores.

Leia mais:

 

 

Discurso destaca significado da posse

Durante o encerramento da cerimônia, Leda Mara ressaltou o caráter histórico da nomeação de Fabi Pilate. Em seu discurso, afirmou que a conquista vai além da trajetória individual da nova promotora.

“A sua conquista transcende a vitória pessoal e o mérito individual”, declarou.

Na sequência, a procuradora-geral afirmou que a posse representa a concretização dos princípios previstos na Constituição Federal de 1988 e acrescentou que “a promessa da Constituição Cidadã de 1988 não é uma ilusão retórica”.

Leda Mara também destacou o contexto enfrentado pela população trans no país e afirmou que a chegada de Fabi ao Ministério Público transmite “uma mensagem potente de esperança, de superação e de justiça restaurativa”. Segundo ela, a trajetória da nova promotora inspira a sociedade e demonstra que o Ministério Público é “a casa da diversidade, da inclusão e da proteção incondicional à dignidade humana”.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Amazonas Brasil promotora trans

Veja também

choque elétrico

TRAGÉDIA

Mulher e bebê morrem após sofrerem choque elétrico em Palmeiras de Goiás

As vítimas foram encontrados nos fundos de uma residência, próximos a um disjuntor de energia
Operação Reciclagem embarga estabelecimento irregular no Centro de Goiânia

FISCALIZAÇÃO

Operação Reciclagem embarga estabelecimento irregular no Centro de Goiânia

Estabelecimento na Rua 72, no Setor Central, foi embargado após fiscalização identificar irregula...
Primeiro turno é neste domingo; veja horários, o que levar e como acompanhar a apuração

ELEIÇÕES 2026

Primeiro turno é neste domingo; veja horários, o que levar e como acompanhar a apuração

Votação vai das 8h às 17h pelo horário de Brasília, mas eleitores de outros fusos têm horário...
Domingo de eleição terá ônibus gratuito na Grande Goiânia; confira como funciona

ELEIÇÕES 2026

Domingo de eleição terá ônibus gratuito na Grande Goiânia; confira como funciona

RMTC suspende tarifas e mantém frequência de dias úteis durante o primeiro turno; votação vai d...
Davi Sebba

JUSTIÇA

MP-GO vai recorrer de condenações pela morte de Davi Sebba

Ministério Público quer prisão dos condenados e aumento das penas; terceiro acusado foi absolvido...
Homem de 65 anos morre após carro cair em represa em Morrinhos

Veículo encontrado submerso

Homem de 65 anos morre após carro cair em represa em Morrinhos

Veículo foi encontrado submerso em uma propriedade rural; bombeiros utilizaram maquinário agrícol...
Hugo Brockes

NOTA DE FALECIMENTO

Morre Hugo Brockes, publicitário, escritor e ator goiano

Profissional morreu aos 89 anos, em Goiânia, e construiu uma trajetória ligada à publicidade, à ...
Educação enfrenta dupla jornada e envelhecimento docente

EDUCAÇÃO

Educação enfrenta dupla jornada e envelhecimento docente

Cerca de 20% dos professores brasileiros lecionam em duas ou mais escolas, enquanto número de docen...