terça-feira, 27 de outubro de 2026
DIPLOMACIA

EUA revogam visto da embaixadora do Brasil após impasse diplomático

Governo americano afirma que decisão está ligada à demora do Brasil em autorizar a nomeação do novo embaixador dos Estados Unidos em Brasília

Micael Mourapor em
embaixadora
De acordo com o governo dos Estados Unidos, a revogação do visto não representa a expulsão da diplomata do país Foto: Ana de Oliveira/AIG-MRE

Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira (4) a revogação do visto da embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Ribeiro Viotti. Segundo o Departamento de Estado, a medida foi adotada em resposta à demora das autoridades brasileiras em conceder o aval diplomático para que Daniel Perez assuma a embaixada norte-americana no Brasil.

De acordo com o governo dos Estados Unidos, a revogação do visto não representa a expulsão da diplomata do país. A embaixadora poderá permanecer em território americano, porém sem um visto válido.

O Departamento de Estado informou ainda que o documento poderá ser restabelecido caso o governo brasileiro conceda o chamado agrément, autorização diplomática necessária para a posse do novo embaixador americano em Brasília.

Nomeação depende de autorização brasileira

Daniel Perez foi indicado pelo governo dos Estados Unidos para o cargo de embaixador no Brasil em junho deste ano.

Há cerca de duas semanas, sua indicação foi aprovada por uma comissão do Senado norte-americano, mas ainda precisa passar pela votação do plenário da Casa antes da confirmação definitiva.

Pela tradição diplomática internacional, a nomeação de um embaixador depende também da autorização formal do país que irá recebê-lo. Segundo o Departamento de Estado, esse aval ainda não foi concedido pelo governo brasileiro.

Governo americano cita eleições

Ainda conforme o Departamento de Estado, autoridades brasileiras teriam sinalizado que a autorização para a posse do novo embaixador americano só deverá ocorrer após as eleições presidenciais de outubro.

Até a última atualização das informações, o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) não havia se manifestado oficialmente sobre a decisão anunciada pelos Estados Unidos.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
embaixadora EUA

Veja também

lula

eleições 2026

Trump questiona eleição no Brasil sem apresentar provas e diz gostar de Lula

Presidente dos Estados Unidos afirmou que votação “pareceu fraudada”, enquanto resultado ofici...
Elon Musk põe resultado das eleições no Brasil em dúvida

Eleições 2026

Elon Musk põe resultado das eleições no Brasil em dúvida

Bilionário compartilhou publicação que compara os votos do primeiro e do segundo turno; advogado ...
Vitória de Lula e quarto mandato ganham destaque na imprensa internacional

LULA ELEITO

Vitória de Lula e quarto mandato ganham destaque na imprensa internacional

Jornais dos Estados Unidos, Europa e América Latina destacam a virada sobre Flávio Bolsonaro e ana...
Trump diz acompanhar eleições no Brasil

Eleições 2026

Trump diz acompanhar eleições no Brasil

Declaração foi dada na Casa Branca; editorial do The New York Times critica atuação do president...
Eleição entre Lula e Flávio Bolsonaro ganha destaque na imprensa internacional

2º TURNO DAS ELEIÇÕES

Eleição entre Lula e Flávio Bolsonaro ganha destaque na imprensa internacional

Jornais como The Guardian, Le Monde e The New York Times abordam a disputa apertada e os possíveis ...
argentina

Javier Milei

Milei chama Lula de “ladrão e mentiroso” após críticas à economia na Argentina

Presidente argentino reagiu a declarações feitas pelo petista durante debate na TV Globo e acusou ...
Inteligência dos EUA alerta para aumento de ameaças iranianas contra americanos

Irã x EUA

Inteligência dos EUA alerta para aumento de ameaças iranianas contra americanos

Chefe de inteligência nacional afirmou que planos de ataques letais contra cidadãos dos Estados Un...
França anuncia toques de recolher após protestos e não descarta estado de emergência

França

Protestos na França reúnem milhares de pessoas e levam a 135 detenções

Manifestações contra o custo de vida e em apoio a estudantes ocorreram sob forte esquema de segura...