domingo, 30 de agosto de 2026
EUA x Irã

Acordo expõe mudança na relação com os EUA, diz Irã

Teerã afirma não ver ameaça no pacto de defesa firmado pelos três países, mas avalia que iniciativa revela uma nova percepção regional sobre a segurança

Eduardo Silvapor em
Acordo expõe mudança na relação com os EUA, diz Irã
Foto: Divulgação

O governo do Irã avaliou nesta segunda-feira (10) que o novo pacto militar firmado por Arábia Saudita, Paquistão e Turquia demonstra uma transformação na forma como países do Oriente Médio enxergam a atuação dos Estados Unidos. Apesar da aproximação entre os três aliados, Teerã afirmou não considerar o acordo uma ameaça direta. A declaração ocorre em meio ao aumento das tensões militares envolvendo Washington e o Irã. O cenário também é marcado por ataques contra interesses sauditas na região.

O tratado de defesa conjunta foi assinado na sexta-feira (7), enquanto a Arábia Saudita busca ampliar suas garantias de segurança diante de ameaças externas. O país já foi alvo de ataques atribuídos ao Irã e de ofensivas realizadas pelos rebeldes houthis, do Iêmen, grupo apoiado por Teerã. A sequência de episódios levou Riad a fortalecer seus entendimentos militares com outros países. Paquistão e Turquia aparecem agora como parceiros estratégicos nesse esforço.

Leia também: 

 

 

Para o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Esmaeil Baqaei, a iniciativa representa uma constatação feita pelos próprios países da região sobre os limites das alianças tradicionais. Durante sua entrevista coletiva semanal, ele afirmou que a segurança regional não pode depender de promessas feitas por outros governos. A declaração foi uma crítica indireta aos Estados Unidos, que mantêm relações estratégicas com os países envolvidos no pacto. Teerã, contudo, disse não ter razões para demonstrar preocupação com o acordo.

Analistas ouvidos pela AFP consideram que a nova aliança possui significado que vai além da cooperação militar entre os três signatários. O entendimento pode ser interpretado como um recado ao Irã, diante das atuais disputas de segurança no Oriente Médio. Ao mesmo tempo, a iniciativa sinaliza uma crescente cautela em relação à capacidade de Washington de oferecer proteção aos seus parceiros regionais. O pacto, portanto, evidencia o esforço de países da região para diversificar suas alianças diante do atual cenário de instabilidade.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
acordo EUA Ira!

Veja também

nepal

TRAGÉDIA NO HIMALAIA

Nepal calcula até R$ 25,9 bilhões para reconstruir áreas destruídas por enchentes

Governo ainda calcula os prejuízos provocados pela avalanche de lama, pedras e gelo que atingiu o p...
Irã sinaliza abertura para negociar com os EUA, mas exige fim da pressão de Washington

Irã x EUA

Irã sinaliza abertura para negociar com os EUA, mas exige fim da pressão de Washington

Teerã condiciona retomada da diplomacia ao cumprimento de compromissos e ameaça manter Ormuz fecha...
Morre aos 34 anos rei de Uganda que assumiu o trono aos 3 anos

Oyo Nyimba

Morre aos 34 anos rei de Uganda que assumiu o trono aos 3 anos

Oyo Nyimba Kabamba Iguru Rukidi IV comandava o tradicional Reino de Tooro desde 1995; causa da morte...
Tragédia no Nepal deixa 584 mortos e mais de 1,9 mil desaparecidos

Nepal

Tragédia no Nepal deixa 584 mortos e mais de 1,9 mil desaparecidos

Avalanche provocada pelo colapso de uma geleira atingiu Nepal e Tibete; equipes de resgate enfrentam...
meta

Meta

UE pressiona Meta por limites ao uso de Facebook e Instagram por menores

Bloco europeu cobra medidas contra recursos considerados potencialmente viciantes após acordo da em...
ira

Execuções

Irã ultrapassa 500 execuções em 2026, diz ONG

ONG afirma que ao menos 511 pessoas foram executadas neste ano, incluindo manifestantes, mulheres e ...
Enchentes e deslizamentos deixam 362 mortos e mais de 1,4 mil desaparecidos entre Nepal e Tibete

Nepal

Enchentes e deslizamentos deixam 362 mortos e mais de 1,4 mil desaparecidos entre Nepal e Tibete

Desastre destruiu vilarejos, derrubou pontes e atingiu áreas turísticas; autoridades mantêm busca...
eua

EUA x Irã

Irã desafia pressão dos EUA e endurece disputa pelo Estreito de Ormuz

Presidente Masoud Pezeshkian afirma que novas sanções não vão mudar a posição de Teerã; país...