segunda-feira, 10 de agosto de 2026
GOIÁS DELAS

Planalto sobe de divisão e amplia presença de Goiás no futebol feminino nacional

Clube conquistou o acesso à Série A2 logo em sua primeira participação no Campeonato Brasileiro

Renata Ferrazpor Renata Ferraz em
Planalto sobe de divisão e amplia presença de Goiás no futebol feminino nacional
Time goiano conquistou o acesso a Série A2 do futebol brasileiro -Foto: Deividson Isidio

O futebol feminino de Goiás ganhou um novo capítulo neste domingo (9) com a classificação histórica do Planalto Esporte Clube para a Série A2 do Campeonato Brasileiro Feminino. Em sua primeira participação em uma competição nacional, a equipe goiana garantiu o acesso após vencer o Pantanal-MS por 1 a 0, no jogo de volta das quartas de final da Série A3. Como também havia vencido o primeiro confronto, em Campo Grande, pelo mesmo placar, o Planalto fechou o duelo com 2 a 0 no agregado.

A classificação foi confirmada diante da torcida e veio apenas nos minutos finais da partida. Aos 41 minutos do segundo tempo, a atacante Moara cobrou pênalti e marcou o gol que garantiu não apenas a vitória, mas também a presença do clube entre os quatro melhores da competição. Com o resultado, o Planalto assegurou uma vaga na Série A2 de 2027.

Acesso logo na estreia nacional

O feito ganha peso pelo momento vivido pelo clube. Em sua primeira experiência no Campeonato Brasileiro Feminino, o Planalto já conseguiu subir de divisão. A campanha coloca a equipe entre os destaques da Série A3 e reforça o crescimento da participação goiana nas competições nacionais da modalidade.

Agora, o time ainda tem a possibilidade de transformar a campanha de acesso em uma disputa pelo título. Na semifinal, o Planalto enfrentará o Realidade Jovem, de São José do Rio Preto, que eliminou o Coritiba nas quartas de final. Os confrontos serão disputados em partidas de ida e volta, com datas e horários ainda a serem definidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Goiás terá duas equipes na Série A2

Além do acesso do Planalto, Goiás já tinha a permanência do Vila Nova na Série A2 garantida para a próxima temporada. Com isso, o estado contará com dois representantes na segunda divisão nacional do futebol feminino em 2027.

A presença de Planalto e Vila Nova na Série A2 amplia o espaço de Goiás no cenário nacional e representa um avanço para a modalidade no estado. A conquista do Planalto, especialmente, chama atenção pela velocidade com que o clube alcançou um novo patamar: estreou no Brasileiro e, em sua primeira campanha, já garantiu o acesso.

Sonho do título continua

Apesar da vaga na Série A2 já estar garantida, o Planalto ainda tem um objetivo pela frente nesta temporada. A equipe segue na disputa pelo título da Série A3 e terá pela frente mais uma etapa decisiva contra o Realidade Jovem.

A classificação para a semifinal mantém vivo o sonho do clube de encerrar sua primeira participação nacional com uma taça. Independentemente do resultado da próxima fase, o acesso já coloca o Planalto em uma posição inédita na história do futebol feminino goiano e garante ao clube um lugar entre as principais equipes da modalidade no estado.

Leia mais aqui:

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também