segunda-feira, 21 de setembro de 2026
LUSTRES BALANÇARAM

Terremoto na Colômbia faz prédios tremerem em Manaus; entenda como abalo chegou ao Brasil

Moradores registraram objetos balançando e edifícios foram evacuados por precaução após o forte terremoto ocorrido nesta segunda-feira (10)

Bia Salespor em
Terremoto na Colômbia faz prédios tremerem em Manaus; entenda como abalo chegou ao Brasil
(Imagem: Reprodução/Redes Sociais)

Um forte terremoto registrado na Colômbia na manhã desta segunda-feira (10) foi sentido por moradores de Manaus, no Amazonas. Segundo moradores da capital amazonense luminárias, lustres e outros objetos balançaram dentro de prédios após o abalo sísmico.

Edificações foram esvaziadas por precaução e equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para realizar vistorias. Houve chamados envolvendo imóveis localizados em bairros como Aleixo, Adrianópolis e Centro. Até a última atualização, não há confirmação de danos graves provocados pelo tremor em Manaus.

O terremoto teve o epicentro identificado na região de San José del Palmar, no departamento de Chocó, no oeste colombiano. As medições podem variar conforme o órgão responsável: o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) apontou magnitude 7,4, enquanto o Centro Sismológico Europeu-Mediterrânico informou magnitude 6,8 e profundidade de 115 quilômetros.

Na Colômbia, o terremoto foi sentido em várias cidades, inclusive na capital, Bogotá. O movimento também foi percebido fora do território colombiano.

Por que o tremor chegou ao Brasil?

Embora o epicentro estivesse na Colômbia, as ondas sísmicas liberadas pelo terremoto se propagaram pelo interior da Terra e alcançaram outras regiões. Abalos fortes e profundos podem ser percebidos a grandes distâncias, especialmente nos andares superiores de prédios, onde o movimento tende a ficar mais evidente.

O Brasil está localizado no interior da Placa Sul-Americana, distante dos limites onde placas tectônicas se encontram. Por isso, o país está menos sujeito a terremotos de grande magnitude do que nações vizinhas situadas próximas à borda da placa, como Chile, Peru, Equador e Colômbia.

Isso, porém, não significa que o território brasileiro seja completamente livre de tremores. Pequenos abalos podem ocorrer devido à movimentação de falhas geológicas existentes dentro da placa. Além disso, terremotos fortes registrados em países vizinhos podem ser sentidos em cidades brasileiras, como aconteceu em Manaus.

A percepção do terremoto também depende de fatores como a magnitude, a profundidade, a distância do epicentro, as características do solo e o tipo de construção. Em edifícios altos, oscilações pequenas podem ser amplificadas e percebidas mais facilmente pelos ocupantes.

Leia mais:

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Amazonas Colômbia Manaus terremoto

Veja também

Tribunal de Justiça de Goiás autoriza novo concurso para 2027

Concurso Público

Tribunal de Justiça de Goiás autoriza novo concurso para 2027

Seleção deve contemplar analista judiciário nas áreas Judiciária e de Apoio Judiciário e Admin...
Estudante de 22 anos é encontrada morta em prédio onde vivia com namorado em Fortaleza

INVESTIGAÇÃO

Estudante de 22 anos é encontrada morta em prédio onde vivia com namorado em Fortaleza

Isabelle Caracristi foi encontrada na área externa do prédio, na Aldeota; câmeras registraram o n...
Mutirama

MUTIRAMA

Prefeitura de Goiânia abre licitação de R$ 1 milhão para novos brinquedos no Mutirama

Projeto prevê área sensorial acessível para crianças com TEA, além de novos brinquedos, pisos d...
Goiânia

REFORMA TRIBUTÁRIA

Goiânia e cidades da região criam rede para integrar fiscalização tributária

Acordo reúne cinco municípios e o MP-GO para ampliar o intercâmbio de informações e preparar ad...
Cora ainda não oferece radioterapia e sobrecarrega Hospital Araújo Jorge em Goiânia

SAÚDE PÚBLICA

Cora ainda não oferece radioterapia e sobrecarrega Hospital Araújo Jorge em Goiânia

Enquanto o governador cita regionalização do atendimento, pacientes do Araújo Jorge precisam viaj...
casamento

ESTELIONATO SENTIMENTAL

Homem é condenado após separação 29 dias depois do casamento em Goiás

Ex-esposa afirmou ter arcado sozinha com despesas do casamento, lua de mel e casa; Justiça fixou in...
Corpo de criança de 4 anos é encontrado após canoa virar em lago de Goiás

TRAGÉDIA

Corpo de criança de 4 anos é encontrado após canoa virar em lago de Goiás

Menino estava desaparecido desde sexta-feira (18), quando caiu na água junto com o pai, que também...
Carga com fardamentos da PMGO é saqueada após acidente fatal em SC

CARGA SAQUEADA

Carga com fardamentos da PMGO é saqueada após acidente fatal em SC

Cerca de 50 caixas eram transportadas para Goiás quando veículo se envolveu em uma colisão que ma...