quarta-feira, 9 de setembro de 2026
ELEIÇÕES

Eleitor tem até quinta-feira (20) para pedir voto em trânsito

Pedido permite votar fora da cidade onde o eleitor tem domicílio eleitoral durante as eleições de outubro

Luma Silveirapor em
Voto
Eleitores com título registrado no exterior também podem utilizar o voto em trânsito caso estejam temporariamente no Brasil no período da eleição | Foto: Rafa Neddermeyer/Agr

Quem estará fora de sua cidade durante as eleições de 2026 tem até a próxima quinta-feira (20) para solicitar o voto em trânsito. O mecanismo permite que o eleitor escolha previamente um local diferente daquele onde está registrado para participar da votação. O pedido pode ser realizado pela internet, por meio dos serviços do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ou presencialmente em um cartório eleitoral.

Para fazer a solicitação on-line, é necessário acessar a opção “Fazer Transferência temporária do local de votação”, informar os dados solicitados e consultar os municípios que possuem vagas disponíveis. Quem preferir o atendimento presencial deve procurar um cartório eleitoral e apresentar um documento oficial com foto.

A possibilidade, no entanto, não está disponível em qualquer município. O voto em trânsito é oferecido nas capitais e em cidades com mais de 100 mil eleitores. A quantidade de cargos que poderá ser escolhida também depende do local selecionado pelo eleitor.

Quando a cidade escolhida estiver no mesmo estado do domicílio eleitoral, será possível votar para deputado federal, deputado estadual ou distrital, governador, senador e presidente da República. Já quem estiver em outro estado poderá participar apenas da votação para presidente.

O eleitor também pode escolher cidades diferentes para cada turno. Eventuais mudanças ou cancelamentos do pedido precisam ser realizados até 20 de agosto. Depois dessa data, não será possível alterar a solicitação.

Quem fizer o pedido, mas não comparecer ao local indicado para votar, terá de justificar a ausência. A justificativa poderá ser apresentada pelo aplicativo e-Título, conforme as regras da Justiça Eleitoral.

Eleitores com título registrado no exterior também podem utilizar o voto em trânsito caso estejam temporariamente no Brasil no período da eleição. Nesse caso, a votação ficará restrita ao cargo de presidente. Já quem possui título eleitoral registrado no Brasil não poderá utilizar o mecanismo para votar caso esteja fora do país.

O primeiro turno das eleições de 2026 está marcado para 4 de outubro. Serão escolhidos presidente, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. O segundo turno, quando necessário para as disputas de presidente e governador, ocorrerá em 25 de outubro.

Leia mais:

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Celina Leão e Gustavo Rocha

Samambaia

Celina Leão lidera pesquisa Quaest com 35% e inaugura comitê em Samambaia

Governadora aparece na liderança com 35% das intenções de voto; vice na chapa, Gustavo Rocha, diz...
Flávia Teles desiste de disputar vaga na Câmara após agravamento de quadro de saúde

ELEIÇÕES 2026

Flávia Teles desiste de disputar vaga na Câmara após agravamento de quadro de saúde

Internada novamente em São Paulo com quadro grave de hipotireoidismo, candidata recebeu orientaçã...
Kajuru anuncia aposentadoria da política após mandato no Senado

Aposentadoria

Kajuru anuncia aposentadoria da política após mandato no Senado

Senador afirma que decisão foi motivada por questões de saúde e falta de reconhecimento
Diretores da PF colocam cargos à disposição após afastamento de Andrei Rodrigues

"Ataques injustificados"

Diretores da PF colocam cargos à disposição após afastamento de Andrei Rodrigues

Integrantes da instituição se manifestaram via nota e prestaram “total apoio” ao diretor-geral...
Mendonça diz que Moraes sabia de relatórios e monitoramento da PF

Suprema Corte

Mendonça diz que Moraes sabia de relatórios e monitoramento da PF

Ministro afirma que documentos monitoraram sua atuação e a de Jorge Messias antes de serem usados ...
Lula e Flávio Bolsonaro

Empate

Quaest aponta empate entre Lula e Flávio Bolsonaro no 2º turno para 2026

Pesquisa mostra presidente numericamente à frente no 1º turno, mas cenário muda em eventual dispu...
Conheça William Murad, delegado que assume temporariamente o comando da PF

Polícia Federal

Conheça William Murad, delegado que assume temporariamente o comando da PF

Atual diretor-executivo da corporação, delegado tem mais de 20 anos de carreira e experiência em ...
Ronaldo Caiado

Ex-governador

“A PF é de Estado, não de governo”, diz Caiado ao elogiar decisão do STF

Candidato do PSD à Presidência afirma que afastamento do diretor-geral da Polícia Federal reforç...