quarta-feira, 30 de setembro de 2026
ELEIÇÕES

Eleitor tem até quinta-feira (20) para pedir voto em trânsito

Pedido permite votar fora da cidade onde o eleitor tem domicílio eleitoral durante as eleições de outubro

Luma Silveirapor em
Voto
Eleitores com título registrado no exterior também podem utilizar o voto em trânsito caso estejam temporariamente no Brasil no período da eleição | Foto: Rafa Neddermeyer/Agr

Quem estará fora de sua cidade durante as eleições de 2026 tem até a próxima quinta-feira (20) para solicitar o voto em trânsito. O mecanismo permite que o eleitor escolha previamente um local diferente daquele onde está registrado para participar da votação. O pedido pode ser realizado pela internet, por meio dos serviços do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ou presencialmente em um cartório eleitoral.

Para fazer a solicitação on-line, é necessário acessar a opção “Fazer Transferência temporária do local de votação”, informar os dados solicitados e consultar os municípios que possuem vagas disponíveis. Quem preferir o atendimento presencial deve procurar um cartório eleitoral e apresentar um documento oficial com foto.

A possibilidade, no entanto, não está disponível em qualquer município. O voto em trânsito é oferecido nas capitais e em cidades com mais de 100 mil eleitores. A quantidade de cargos que poderá ser escolhida também depende do local selecionado pelo eleitor.

Quando a cidade escolhida estiver no mesmo estado do domicílio eleitoral, será possível votar para deputado federal, deputado estadual ou distrital, governador, senador e presidente da República. Já quem estiver em outro estado poderá participar apenas da votação para presidente.

O eleitor também pode escolher cidades diferentes para cada turno. Eventuais mudanças ou cancelamentos do pedido precisam ser realizados até 20 de agosto. Depois dessa data, não será possível alterar a solicitação.

Quem fizer o pedido, mas não comparecer ao local indicado para votar, terá de justificar a ausência. A justificativa poderá ser apresentada pelo aplicativo e-Título, conforme as regras da Justiça Eleitoral.

Eleitores com título registrado no exterior também podem utilizar o voto em trânsito caso estejam temporariamente no Brasil no período da eleição. Nesse caso, a votação ficará restrita ao cargo de presidente. Já quem possui título eleitoral registrado no Brasil não poderá utilizar o mecanismo para votar caso esteja fora do país.

O primeiro turno das eleições de 2026 está marcado para 4 de outubro. Serão escolhidos presidente, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. O segundo turno, quando necessário para as disputas de presidente e governador, ocorrerá em 25 de outubro.

Leia mais:

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

flávio

OPINIÃO

Vinda de Flávio definiu que 2º turno será Daniel x Wilder em Goiás

Bolsonarismo reage nos últimos dias e institutos de pesquisa ainda não alcançaram os que se decid...
goiás

ELEIÇÕES 2026

Em debate, Marconi Perillo promete IPVA zero e concursos públicos em Goiás

Candidato do PSDB também apresentou propostas para renda, educação, saúde, juventude e valoriza�...
TRE-GO altera locais de votação em Goiânia, Aparecida e outras cidades em Goiás; confira

ELEIÇÕES NO DOMINGO!

TRE-GO altera locais de votação em Goiânia, Aparecida e outras cidades em Goiás; confira

TRE-GO orienta os eleitores a conferirem o endereço antes de sair de casa; mudanças incluem transf...
Daniel, Marconi, Wilder e Luis

Eleições 2026

Reta final leva candidatos ao Governo de Goiás às ruas em busca dos últimos votos

A quatro do primeiro turno, campanhas apostam em caminhadas, carreatas, redes sociais e mobilizaçã...
TSE analisa nesta quarta decisão sobre posts que associam Flávio Bolsonaro a Nossa Senhora Aparecida

FLÁVIO x CATÓLICOS

TSE analisa nesta quarta decisão sobre posts que associam Flávio Bolsonaro a Nossa Senhora Aparecida

Ministros vão avaliar decisão de André Mendonça que determinou a retirada de publicações sobre...
Oposicionistas criticam gestão da saúde no último debate entre candidatos em Goiás

Eleições 2026

Oposicionistas criticam gestão da saúde no último debate entre candidatos em Goiás

Fila de cirurgias e exames foi alvo de críticas de Marconi Perillo (PSDB) e Wilder Morais (PL) a Da...
Flávio Bolsonaro anuncia Pablo Marçal como novo colaborador da campanha

Eleições 2026

Flávio Bolsonaro anuncia Pablo Marçal como novo colaborador da campanha

Flávio Bolsonaro se aproxima de Pablo Marçal a poucos dias da eleição
“Eleição a gente só sabe o resultado depois que abre as urnas”, diz Celina a cinco dias do 1º turno no DF

POLÍTICA

“Eleição a gente só sabe o resultado depois que abre as urnas”, diz Celina a cinco dias do 1º turno no DF

Governadora afirma que mantém foco dividido entre campanha e entregas do governo e destaca aproxima...