quinta-feira, 10 de setembro de 2026
Expulsão

Prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, é expulso do Republicanos

Decisão ocorreu após apoio à candidatura da esposa, Sirlange Maganhato, que disputa uma vaga na Câmara dos Deputados pelo União Brasil

Eduardo Silvapor em
MPF
Foto: Reprodução

O prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga, foi expulso do Republicanos após declarar apoio à candidatura da esposa, Sirlange Maganhato, que concorre a uma vaga de deputada federal pelo União Brasil. A decisão foi confirmada nesta quinta-feira (20) pela assessoria do chefe do Executivo municipal. Segundo o partido, a medida tem caráter definitivo e encerra a relação de Manga com a legenda.

Em comunicado, a equipe do prefeito afirmou que ele continuará trabalhando pela campanha da esposa, apesar da expulsão. Manga também declarou receber a decisão sem conflitos e destacou que mantém o respeito pelas pessoas que fizeram parte de sua trajetória política. Antes da expulsão, o prefeito já havia sido suspenso pelo Republicanos enquanto o caso era analisado pela direção partidária.

Leia também:

 

 

A relação de Manga com o Republicanos começou em 2020, quando ele ingressou na sigla para disputar a Prefeitura de Sorocaba. Quatro anos depois, conseguiu a reeleição pelo mesmo partido e permaneceu à frente do município. A expulsão ocorre, portanto, após seis anos de vínculo com a legenda e em meio à movimentação política para as eleições de 2026.

Manga ganhou projeção nacional principalmente pela estratégia de comunicação adotada nas redes sociais. O prefeito passou a publicar vídeos com frequência, especialmente no TikTok, para divulgar ações da administração e obras realizadas na cidade, o que lhe rendeu o apelido de “prefeito tiktoker”. Antes de chegar ao comando da Prefeitura, ele exerceu mandato de vereador em Sorocaba pelo antigo Democratas, partido que posteriormente foi incorporado ao União Brasil.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
expulsão Republicanos Rodrigo Manga

Veja também

Luis Cesar Bueno promete reestatizar a saúde, tarifa zero e chegar ao 2º turno em Goiás

SABATINA O HOJE

Luis Cesar Bueno promete reestatizar a saúde, tarifa zero e chegar ao 2º turno em Goiás

Petista defende retomada da gestão estadual da saúde, tarifa zero e investimento nas forças de se...
Na 4ª semana de campanha, Daniel, Marconi e Luis Cesar olham para o interior de Goiás

Eleições 2026

Na 4ª semana de campanha, Daniel, Marconi e Luis Cesar olham para o interior de Goiás

Emedebista mira cidades do Entorno do Distrito Federal e tucano segue na meta de percorrer todos os ...
Taxa do Lixo

TAXA DO LIXO

Justiça suspende julgamento da Taxa do Lixo em Goiânia

Relatora votou pela inconstitucionalidade da cobrança e outros quatro desembargadores acompanharam ...
Paula Belmonte promete levar DF ao topo do Ideb e valorizar professores

CIDADES

Paula Belmonte promete levar DF ao topo do Ideb e valorizar professores

Candidata ao GDF se reuniu com o Sinpro nesta quarta-feira (9) e assumiu compromissos com a categori...
Leandro Grass reúne comunidade escolar para discutir futuro da educação no DF

POLÍTICA

Leandro Grass reúne comunidade escolar para discutir futuro da educação no DF

Encontro será realizado nesta quarta-feira (9), no auditório do Sinpro-DF, com participação de e...
Celina Leão inaugura comitê e percorre Paranoá em trio elétrico

POLÍTICA

Celina Leão inaugura comitê e percorre Paranoá em trio elétrico

Governadora destacou investimentos, regularização de áreas e relação pessoal com a região
Presidente do STF suspende decisões de André Mendonça e Flávio Dino

Crise no STF

Presidente do STF suspende decisões de André Mendonça e Flávio Dino

Com a decisão de Fachin, os diretores da Polícia Federal e Inteligência permanecem nos cargos
André Mendonça

Operação Sem Desconto

Mendonça manda soltar filho do “Careca do INSS” com tornozeleira

Romeu Carvalho Antunes é investigado na Operação Sem Desconto, que apura descontos indevidos em a...