domingo, 11 de outubro de 2026
SAÚDE

Adultos também precisam manter o cartão de vacinas em dia; infectologista lista as principais

Pesquisa aponta que quase 30% dos brasileiros não aderem plenamente às campanhas de vacinação; especialista goiana destaca imunizantes esquecidos por quem já cresceu

Luana Avelarpor em
vacinas

Vacinação não é assunto apenas para crianças e idosos. Adultos entre 20 e 59 anos também precisam manter o cartão de vacinas atualizado, mas esse grupo costuma ser esquecido nas campanhas de imunização. Uma pesquisa do Instituto Idea em parceria com a Unifesp revelou que quase 30% dos brasileiros não aderem plenamente às campanhas de vacinação, com menor adesão entre jovens de 16 a 34 anos.

“As crianças estão no grupo prioritário, os idosos estão no grupo prioritário e os adultos às vezes são esquecidos, mas não são menos importantes porque são a classe mais ativa em questão laboral. Então, nós precisamos nos manter saudáveis”, alerta a infectologista Juliana Barreto, que atende no centro clínico do Órion Complex, em Goiânia.

Entre as vacinas recomendadas para adultos, a especialista destaca a tríplice bacteriana, que protege contra difteria, tétano e coqueluche, com reforço necessário a cada dez anos. A vacina contra a gripe deve ser feita anualmente. A pneumocócica 20, a tríplice viral, para quem não completou o esquema na infância, e a vacina contra herpes zóster, indicada a partir dos 50 anos, também entram na lista.

As vacinas contra hepatite A e B merecem atenção especial. “Se você é imunossuscetível, nunca teve hepatite A, deve-se fazer as duas doses. E a hepatite B, se você nunca vacinou, ela é uma doença de transmissão sexual, fazer as três doses”, orienta Juliana. A vacina do HPV, embora indicada pelo Ministério da Saúde para adolescentes, também deve ser feita por adultos que não se vacinaram na adolescência, mas está disponível apenas na rede privada.

A infectologista cita ainda as vacinas meningocócicas ACWY e B, febre amarela para quem nunca se imunizou, dengue e Covid-19. “A vacina da dengue é uma vacina maravilhosa, lembrando que ela é contraindicada em gestantes e lactantes”, pontua.

LEIA MAIS:

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

horóscopo

astros

Horóscopo de hoje: veja a previsão e os números da sorte para cada signo

Previsões deste domingo destacam relacionamentos, equilíbrio emocional e organização. Confira o ...
Quem é Noé, influenciador que diz namorar a mãe de Eliana, de 87 anos

FAMOSOS

Quem é Noé, influenciador que diz namorar a mãe de Eliana, de 87 anos

Aos 24 anos, influenciador afirma viver um romance com Eva Michaelichen e diz que a diferença de 63...
Horóscopo do dia (10/10): veja as previsões para o seu signo

ASTROS

Horóscopo do dia (10/10): veja as previsões para o seu signo

Previsões apontam equilíbrio nas decisões, oportunidades de aproximação no amor e atenção aos...
10/10

ASTROLOGIA | NUMEROLOGIA

Dia 10/10 é portal e lua nova ao mesmo tempo: por que essa data pode ser a virada que você está esperando

Data reúne numerologia, lua nova e simbolismos ligados a novos ciclos; taróloga explica como aprov...
Morre Juarez da Tekpix, ícone de campanhas publicitárias, aos 56 anos

GAROTO-PROPAGANDA

Morre Juarez da Tekpix, ícone de campanhas publicitárias, aos 56 anos

Vendedor que virou fenômeno da publicidade brasileira nos anos 2000 foi encontrado morto em São Pa...
Dia das Crianças

DIA DAS CRIANÇAS

Dia das Crianças em Goiânia: veja onde levar os pequenos no feriado

De parques de trampolins a peças infantis e oficinas gratuitas, Goiânia e região têm opções de...
Carros novos podem ganhar alerta para crianças e pets esquecidos

EM DISCUSSÃO

Carros novos podem ganhar alerta para crianças e pets esquecidos

Projeto apresentado no Senado prevê sinais sonoros ou luzes de emergência para indicar a presença...
Horóscopo

ASTROS

Horóscopo do dia (09/10): veja as previsões para o seu signo

Relacionamentos, dinheiro e compromissos ficam em evidência; momento pede maturidade antes de escol...