quarta-feira, 21 de outubro de 2026
frente fria

Tempestades ameaçam Goiás no 7 de setembro

Cimehgo alerta para chuva, raios, granizo e ventos acima de 60 km/h em 116 municípiosCimehgo alerta para chuva, raios, granizo e ventos acima de 60 km/h em 116 municípios

Anna Salgadopor em
Frente Fria
Foto: Reprodução

O avanço de uma frente fria pela região Sudeste do Brasil deve aumentar a nebulosidade e alterar as condições do tempo em Goiás nesta segunda-feira (7). O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) emitiu alerta de risco potencial para a formação de tempestades em 116 dos 246 municípios goianos. A previsão inclui possibilidade de chuvas, raios, queda eventual de granizo e rajadas de vento que podem ultrapassar 60 km/h.

De acordo com o informativo oficial elaborado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) e pelo Cimehgo, entre os municípios sob alerta estão Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Luziânia e Formosa. Para Goiânia, a previsão indica sol com variação de nebulosidade, possibilidade de chuva de 10,0 mm, temperatura máxima de 32°C e umidade relativa do ar entre 30% e 80%.

A previsão regionalizada para segunda-feira indica variação de nebulosidade e pancadas de chuva em todo o estado. Nas regiões Central e Sul, são previstos 30,0 mm de chuva. As temperaturas devem variar entre 19°C e 34°C na Região Central e entre 18°C e 32°C na Região Sul.

Nas regiões Oeste, Sudoeste e Leste, a expectativa é de 25,0 mm de precipitação, com temperaturas máximas entre 32°C, na Região Sudoeste, e 37°C, na Região Oeste. Na Região Norte, a previsão é de 20,0 mm de chuva, umidade relativa do ar entre 30% e 85% e temperatura máxima de até 38°C.

Entre terça e quarta-feira, a variação de nebulosidade deve persistir, com possibilidade de chuvas em formato de tempestades acompanhadas de rajadas de vento e raios. De quinta-feira a sábado, o sol deve predominar, com possibilidade de pancadas de chuva em áreas isoladas.

Apesar da previsão de chuva, o monitoramento do Cimehgo sobre os dias sem chuva significativa até este domingo (6) aponta períodos prolongados de estiagem em diferentes regiões de Goiás. As regiões Norte e Oeste acumulam 87 dias consecutivos de seca, enquanto a Região Leste registra 86 dias. Na Região Sudoeste, são 44 dias sem chuva. As regiões Sul e Central contabilizam 11 e cinco dias de estiagem, respectivamente.

O período de seca e as condições de baixa umidade mantêm 72 municípios em risco potencial crítico para incêndios em condições de tempo crítico. O alerta considera o chamado “Fator 30 30 30”, caracterizado por temperaturas a partir de 30°C, umidade relativa do ar abaixo de 30% e ventos de moderados a fortes. Segundo o monitoramento, a combinação favorece o início e a propagação rápida do fogo.

Entre os municípios em estado de atenção crítica para queimadas estão Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Caldas Novas, Cristalina e Formosa.

O monitoramento diário dos mananciais de Goiás, realizado em 6 de setembro, também registra diferentes comportamentos nos níveis dos rios. O Rio Meia Ponte, na região de Goiânia, apresenta tendência de baixa e registra marcas abaixo da mediana a montante da captação. Em Itumbiara, o rio também opera abaixo da mediana do período e se aproxima do limite inferior da zona de normalidade.

O Rio Araguaia, monitorado em Aragarças, Aruanã e Nova Crixás, e o Rio Vermelho, a montante da cidade de Goiás, permanecem dentro da zona de normalidade, mas apresentam tendência de diminuição dos níveis, aproximando-se do limite inferior.

Em Valparaíso de Goiás, o Rio Saia Velha mantém os níveis acima da mediana e da zona de normalidade para o período do ano. O manancial também supera os registros dos últimos dois anos e atinge o máximo histórico. Já o Rio Verde (Verdão), monitorado nos municípios de Paraúna e Maurilândia, opera acima da zona de normalidade esperada para o período.

 

Leia mais:

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Goiânia inaugura unidade de saúde no Vale dos Sonhos após retomada de obra paralisada

SAÚDE

Goiânia inaugura unidade de saúde no Vale dos Sonhos após retomada de obra paralisada

USF tem capacidade para cerca de 3 mil atendimentos por mês, recebeu investimento de R$ 3,1 milhõe...
Homem fica prensado entre dois carros e sofre fratura em São Sebastião (DF)

Colisão

Homem fica prensado entre dois carros e sofre fratura em São Sebastião (DF)

Acidente aconteceu no estacionamento de um bloco residencial, no Crixá 4, na manhã desta quarta-fe...
Mulher investigada por furto de 36 coletes balísticos do Detran-DF se apresenta à polícia

furto de coletes

Mulher investigada por furto de 36 coletes balísticos do Detran-DF se apresenta à polícia

Suspeita estava foragida e teve prisão temporária cumprida nesta terça-feira (20). Caso é invest...
Colisão entre carro e caminhão deixa motorista ferido no Guará (DF)

carro x caminhão

Colisão entre carro e caminhão deixa motorista ferido no Guará (DF)

Colisão ocorreu na Avenida Central da QI 25, na tarde desta quarta-feira (21). Vítima teve ferimen...
Professora de 79 anos segue em coma após agressão em Goiânia

Violência

Professora de 79 anos segue em coma após agressão em Goiânia

Elizabeth Caramaschi está intubada no Hugo e aguarda estabilização clínica para passar por cirur...
DF

FUNCIONALISMO PÚBLICO

DF transfere ponto facultativo do Dia do Servidor para 30 de outubro

Decreto publicado no Diário Oficial altera o calendário da administração pública distrital e mu...
Goiânia amplia rede e prepara programa para população de rua

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Goiânia amplia rede e prepara programa para população de rua

Estudo do Programa Recomeço estima R$ 120 mil mensais em passagens para que pessoas em situação d...
MPGO investiga suspeitos de invadir redes sociais para aplicar golpes com falsos investimentos

Alerta ao Golpe

MPGO investiga suspeitos de invadir redes sociais para aplicar golpes com falsos investimentos

Operação Strike Back cumpriu seis mandados de busca e apreensão em São Paulo e no Paraná; núme...