quarta-feira, 7 de outubro de 2026
Suprema Corte

Dino pede vista e suspende julgamento do STF sobre caso Moraes

Placar está 4 a 3 para que processo do ministro continue separado do caso envolvendo André Mendonça; mérito sobre abertura da investigação contra Moraes não foi discutido

Thiago Borgespor em
Dino pede vista e suspende julgamento do STF sobre caso Moraes
Foto: Sophia Santos/STF

A votação da questão de ordem apresentada pelo ministro Gilmar Mendes no Supremo Tribunal Federal (STF) está em 4 a 3 para que o caso envolvendo o ministro Alexandre de Moraes continue separado do procedimento que envolve o ministro André Mendonça. A sessão desta terça-feira (15) terminou com o voto da ministra Cármen Lúcia e o pedido de vista do ministro Flávio Dino. 

A discussão da sessão desta terça não entrou no mérito de uma possível abertura de investigação contra Moraes. Isso porque a questão de ordem de Gilmar Mendes solicita que o caso seja unido com o pedido para abertura de investigação contra Mendonça, feito por Moraes no âmbito do Inquérito das Fake News. O pedido do ministro decano ainda requer uma nova distribuição da relatoria dos casos, que hoje está com o presidente do STF, Edson Fachin.

Cristiano Zanin e Moraes votaram com Gilmar Mendes. Fachin, Mendonça, Luiz Fux e Cármen Lúcia votaram contra a questão de ordem. O placar chegou a ficar 4 a 2 a favor do pedido de Gilmar Mendes, já que Dino havia votado. Porém, antes dos votos de Fux e Cármen Lúcia, Dino resolveu pedir vistas. Apesar do pedido, Fux e Cármen decidiram antecipar seus votos. 

O ministro tem até 90 dias para retornar com o caso. Se Dino retornar e manter o voto favorável à questão de ordem, o placar fica em 4 a 4. Neste caso, o desempate caberá a Fachin, que preside a Corte.

O processo que envolve a possível abertura de investigação contra Mendonça está marcado para ser analisado pelo plenário do Supremo na próxima quarta-feira (23).

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Alexandre de Moraes André Mendonça Carmen Lucia Edson Fachin Flávio Dino Gilmar Mendes Luiz Fux STF Supremo Tribunal Federal

Veja também

celina leão

ELEIÇÕES 2026 | GDF

Celina Leão diz que vitória de Flávio Bolsonaro pode ajudar na recuperação do BRB

Governadora também falou sobre debates, alianças para o segundo turno e medidas adotadas nos quatr...
celina leão

ELEIÇÕES 2026 | GDF

Celina Leão participa de articulação do PP para 2º turno

Governadora do DF participou de reunião com Flávio Bolsonaro e lideranças do PP e União Brasil, ...
PEC da escala 6×1 pode ser votada no Senado em 15 de outubro

JORNADA DE TRABALHO

PEC da escala 6×1 pode ser votada no Senado em 15 de outubro

Davi Alcolumbre anunciou calendário de debates e afirmou que seguirá o rito regimental antes de le...
Thialu busca unanimidade e projeta eleição da Câmara de Goiânia nesta semana

Legislativo Goianiense

Thialu busca unanimidade e projeta eleição da Câmara de Goiânia nesta semana

Vereador afirmou já contabilizar 25 votos na disputa pela presidência do Legislativo em Goiânia e...
Flávio Bolsonaro se reúne com lideranças de Mato Grosso para ampliar apoio no segundo turno

Eleições 2026

Flávio Bolsonaro se reúne com lideranças de Mato Grosso para ampliar apoio no segundo turno

Ao lado de Mauro Mendes, Flávio Bolsonaro discute alianças para segundo turno
Celina Leão prevê R$ 50 milhões para mais de 3 mil cirurgias no DF

SAÚDE | GDF

Celina Leão prevê R$ 50 milhões para mais de 3 mil cirurgias no DF

Governadora se reuniu com representantes da rede privada para ampliar a oferta de procedimentos e re...
Lula reúne governadores do Nordeste para definir estratégias no segundo turno

Eleições 2026

Lula reúne governadores do Nordeste para definir estratégias no segundo turno

Lula discute campanha do segundo turno com governadores do Nordeste
Flávio Bolsonaro

Segundo turno

Em Goiânia, Flávio Bolsonaro defende mudança na Constituição para “redemocratizar” o país

Candidato do PL abriu segundo turno, na capital, ao lado de Caiado, Daniel e do governador de São P...