sexta-feira, 30 de outubro de 2026
JULGAMENTO

Lula cobra Fachin após brigas entre ministros do STF

Pesquisa do instituto Quaest mostra, pela primeira vez na campanha, o senador Flávio Bolsonaro (PL) à frente de Lula no segundo turno

Gabriel Diaspor em
Lula cobra Fachin por solução na crise do STF
ula também comentou o papel de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, na crise instalada na Corte. (Foto: Fábio Pozzebom /Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (16/9) que o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Edson Fachin, precisa conter os embates públicos entre os ministros da Corte. A declaração veio um dia após sessão marcada por acusações, ofensas e gritos entre os magistrados.

Em entrevista ao programa Desce a Letra Show, no YouTube, Lula disse que a sociedade não pode continuar acompanhando o que chamou de “denuncismo” entre os integrantes do STF. Para o presidente, cabe a Fachin impedir que a disputa interna interfira no processo eleitoral.

A cobrança ocorre em momento delicado para sua candidatura. Pesquisa do instituto Quaest mostra, pela primeira vez na campanha, o senador Flávio Bolsonaro (PL) à frente de Lula no segundo turno, com 42% contra 40%. A diferença está dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais.

Lula também comentou o papel de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, na crise instalada na Corte. Preso em Brasília sob investigação por fraudes bilionárias, o banqueiro trocou mensagens com o ministro Alexandre de Moraes em novembro do ano passado, no mesmo dia de sua prisão em São Paulo. O episódio é o estopim da disputa entre os ministros.

O presidente chamou Vorcaro de “mafioso” que “envolveu todo mundo” e defendeu apuração completa sobre a relação do banqueiro com autoridades da Corte.

A sessão de terça-feira (15/9) deveria definir se Moraes será investigado pela troca de mensagens com Vorcaro. A votação terminou em 4 a 3 a favor de manter separados os casos de Moraes e do ministro André Mendonça, também citado na relatoria do processo do Banco Master. Fachin, Mendonça, Luiz Fux e Cármen Lúcia votaram pela separação. Moraes, Gilmar Mendes e Cristiano Zanin defenderam a análise conjunta.

O ministro Flávio Dino, que inicialmente votava com o segundo grupo, pediu vista após bate-boca entre Mendonça e Gilmar Mendes. O ministro tem até 90 dias para devolver o processo ao plenário, o que deixa em aberto a sessão marcada para a próxima terça-feira (23/9), quando seria julgada a situação de Mendonça.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Eleições fachin Julgamento Lula PT STF

Veja também

Após reconhecer vitória de Lula, Tarcísio sinaliza para candidatura à Presidência em 2030

"Abre uma possibilidade”

Após reconhecer vitória de Lula, Tarcísio sinaliza para candidatura à Presidência em 2030

Governador de São Paulo sinalizou para candidatura ao Planalto pela primeira vez após as eleiçõe...
águas lindas

BASTIDORES

Disputa pela Prefeitura de Águas Lindas de Goiás já tem articulações para 2028

Em entrevista ao O HOJE, Oliveira Júnior negocia filiação ao MDB e recebe apoio de Anderson Teodo...
Celina Leão cria grupo para revisar programas de material, uniforme e creche no DF

POLÍTICA

Celina Leão cria grupo para revisar programas de material, uniforme e creche no DF

Grupo de trabalho vai analisar custos, regras e funcionamento dos benefícios; revisão ocorre após...
Valdemar critica carta de Flávio Bolsonaro e se reúne com Jair após viagem aos EUA

NÃO GOSTOU

Valdemar critica carta de Flávio Bolsonaro e se reúne com Jair após viagem aos EUA

Presidente nacional do PL afirmou que não aprovou o texto divulgado pelo senador após a derrota el...
Governo estuda “lista suja” para empresas acusadas de assédio eleitoral

ASSÉDIO ELEITORAL

Governo estuda “lista suja” para empresas acusadas de assédio eleitoral

Ministério do Trabalho anuncia força-tarefa para combater pressões e demissões motivadas por esc...
Disputa no PL é resultado do crescimento da legenda, avalia especialista

Gayer x Wilder

Disputa no PL é resultado do crescimento da legenda, avalia especialista

Cientista alega que aumento das bancadas na Alego e na Câmara dos Deputados não é resultado “tr...
Primeira versão de carta de Flávio Bolsonaro trazia brasão antigo do Brasil

"Presidente eleito"

Primeira versão de carta de Flávio Bolsonaro trazia brasão antigo do Brasil

Flávio Bolsonaro corrige brasão de carta após erro na identificação oficial do Brasil
Deputado ironiza carta de Flávio Bolsonaro após senador se declarar presidente eleito; “Que autoestima boa”

Resultado das eleições

Deputado ironiza carta de Flávio Bolsonaro após senador se declarar presidente eleito; “Que autoestima boa”

Fábio Felix, eleito deputado federal pelo Distrito Federal, publicou um vídeo em que se autoprocla...