sexta-feira, 30 de outubro de 2026
Após sessão de ontem

Lula diz que Moraes “prestou grandes serviços à democracia”

Presidente também lembrou que não foi responsável por indicação do ministro ao Supremo

Thiago Borgespor em
Lula diz que Moraes “prestou grandes serviços à democracia”
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, “prestou grandes serviços à democracia brasileira”, um dia após a Corte analisar o relatório da Polícia Federal (PF) sobre mensagens trocadas entre o magistrado e Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master. 

“Ele foi presidente do TSE [Tribunal Superior Eleitora] quando ganhei as eleições e ele sabe, o Brasil sabe, a tentativa que o Bolsonaro fez pra destruir a credibilidade das urnas brasileiras”, disse o presidente em entrevista ao podcast Desce a Letra, nesta quarta-feira (16),

Lula também procurou afastar de seu governo a responsabilidade pelas indicações de atuais integrantes do STF. O presidente lembrou que Moraes, Kássio Nunes Marques e André Mendonça chegaram à Corte por escolhas feitas em governos anteriores. 

“Veja, eu não era presidente quando o Alexandre de Moraes foi indicado para ministro da Suprema Corte, ele [Flávio] era senador, ele deve ter votado, né, no Alexandre de Moraes. Eu não era presidente quando ele indicaram o Kassio, ele deve ter votado. Eu não era presidente quando ele indicaram o André Mendonça, portanto ele é o culpado e não eu”, disse o chefe do Executivo.

Quando a indicação de Moraes foi aprovada pelo Senado, em 2017, Flávio ainda era deputado estadual pelo Rio de Janeiro e não participou do processo. O presidenciável foi eleito senador em 2018.

A entrevista ocorreu no dia seguinte à sessão extraordinária do STF que iria analisar o relatório da PF sobre as conversas entre Moraes e Vorcaro. Porém, o julgamento acabou não entrando no mérito do caso. Isso porque o ministro Gilmar Mendes apresentou uma questão de ordem que incluía a proposta de análise conjunta dos casos envolvendo Moraes e André Mendonça. Flávio Dino pediu vista da questão de ordem. 

Ao comentar as investigações, Lula afirmou defender que eventuais erros sejam apurados, mas ressaltou a necessidade de respeito ao devido processo. “todo mundo que cometeu erro, em qualquer área, tem que ser julgado.” “O que eu defendo é um julgamento justo”, completou.

Além disso, o petista disse que Flávio possui uma “obsessão” com o ministro. “A obsessão deles é pegar o Alexandre de Moraes. Mas eles não querem brigar com o Alexandre pelo Banco Master. Não é por isso que eles tem raiva. Ele [Flávio Bolsonaro] tem rabo preso ao Banco Master mais do que qualquer outra pessoa. A raiva dele do Alexandre é porque o Moraes mandou prender o cara que mandou matar a Marielle, ele tem raiva porque o Moraes mandou prender o pai dele e os golpistas do 8 de Janeiro”, afirmou.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Alexandre de Moraes Flávio Bolsonaro Lula STF

Veja também

Após reconhecer vitória de Lula, Tarcísio sinaliza para candidatura à Presidência em 2030

"Abre uma possibilidade”

Após reconhecer vitória de Lula, Tarcísio sinaliza para candidatura à Presidência em 2030

Governador de São Paulo sinalizou para candidatura ao Planalto pela primeira vez após as eleiçõe...
águas lindas

BASTIDORES

Disputa pela Prefeitura de Águas Lindas de Goiás já tem articulações para 2028

Em entrevista ao O HOJE, Oliveira Júnior negocia filiação ao MDB e recebe apoio de Anderson Teodo...
Celina Leão cria grupo para revisar programas de material, uniforme e creche no DF

POLÍTICA

Celina Leão cria grupo para revisar programas de material, uniforme e creche no DF

Grupo de trabalho vai analisar custos, regras e funcionamento dos benefícios; revisão ocorre após...
Valdemar critica carta de Flávio Bolsonaro e se reúne com Jair após viagem aos EUA

NÃO GOSTOU

Valdemar critica carta de Flávio Bolsonaro e se reúne com Jair após viagem aos EUA

Presidente nacional do PL afirmou que não aprovou o texto divulgado pelo senador após a derrota el...
Governo estuda “lista suja” para empresas acusadas de assédio eleitoral

ASSÉDIO ELEITORAL

Governo estuda “lista suja” para empresas acusadas de assédio eleitoral

Ministério do Trabalho anuncia força-tarefa para combater pressões e demissões motivadas por esc...
Disputa no PL é resultado do crescimento da legenda, avalia especialista

Gayer x Wilder

Disputa no PL é resultado do crescimento da legenda, avalia especialista

Cientista alega que aumento das bancadas na Alego e na Câmara dos Deputados não é resultado “tr...
Primeira versão de carta de Flávio Bolsonaro trazia brasão antigo do Brasil

"Presidente eleito"

Primeira versão de carta de Flávio Bolsonaro trazia brasão antigo do Brasil

Flávio Bolsonaro corrige brasão de carta após erro na identificação oficial do Brasil
Deputado ironiza carta de Flávio Bolsonaro após senador se declarar presidente eleito; “Que autoestima boa”

Resultado das eleições

Deputado ironiza carta de Flávio Bolsonaro após senador se declarar presidente eleito; “Que autoestima boa”

Fábio Felix, eleito deputado federal pelo Distrito Federal, publicou um vídeo em que se autoprocla...