sábado, 31 de outubro de 2026
ELEIÇÕES 2026

Marconi acusa Daniel de “narrativa fake” e diz que governo apenas mudou nomes de obras: “Chega de tanta mentira”

Marconi afirma que atual gestão apenas mudou nomes de obras e programas criados em governos anteriores e acusa Daniel Vilela de divulgar “narrativa fake”

Luma Silveirapor em
Marconi acusa Daniel de “narrativa fake” e diz que governo apenas mudou nomes de obras: “Chega de tanta mentira”
Marconi voltou a acusar o adversário de apresentar informações que, segundo ele, não correspondem à trajetória das obras estaduais | Foto: Assessoria

O candidato ao Governo de Goiás Marconi Perillo (PSDB) elevou o tom contra Daniel Vilela (MDB) durante o debate promovido pelo Mais Goiás, na noite desta quinta-feira (17), ao contestar a autoria de obras e programas apresentados pelo atual governo. Em confronto direto com o governador, Marconi afirmou que a gestão estadual estaria se apropriando de projetos iniciados ou executados durante seus governos e classificou como “fake” a narrativa apresentada sobre investimentos em saúde e educação. O embate teve como principais pontos as policlínicas, o Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora) e as chamadas Escolas do Futuro.

“Vocês mudaram nomes. Vocês não fizeram nenhuma policlínica, prometeram 17”, afirmou Marconi. Na sequência, o ex-governador citou nominalmente unidades localizadas em Quirinópolis, Goianésia, Posse, Cidade de Goiás, São Luís de Montes Belos e Formosa. Segundo ele, as estruturas foram construídas durante suas administrações. Marconi também declarou que outras três unidades teriam sido deixadas praticamente concluídas ao final de seus governos. A autoria e o processo de execução dessas obras, porém, são objeto de versões distintas entre os grupos políticos. Em reportagens sobre o debate, Daniel defendeu que as policlínicas fazem parte da estratégia de regionalização da saúde implementada pela atual gestão.

Na saúde, Marconi também direcionou críticas ao Cora. O candidato afirmou que a unidade seria a principal obra hospitalar efetivamente construída pela atual administração e classificou o empreendimento como “superfaturado”. A acusação foi feita durante o confronto eleitoral e não deve ser tratada como fato comprovado. Em resposta, Daniel Vilela defendeu a atuação do governo na área e citou a ampliação da estrutura de saúde e da oferta de leitos, além de afirmar que Marconi chegou a recorrer à Justiça contra a construção do complexo.

O candidato do PSDB também levou o embate para a área da educação. Marconi afirmou que a atual gestão teria apenas alterado a denominação dos Institutos Tecnológicos de Goiás (Itegos), criados em suas administrações, para “Escolas do Futuro”. “A única coisa que vocês fizeram foi mudar o nome e não fizeram nenhuma Escola do Futuro. O projeto se chama Itego. Eu construí 39 Itegos e vocês mudaram o nome para Escola do Futuro”, declarou. Em material oficial de sua campanha, Marconi afirma ter implantado 46 unidades entre Itegos e COTECs; em outra declaração pública, ele se refere especificamente a 39 Itegos.

Ao encerrar a réplica, Marconi voltou a acusar o adversário de apresentar informações que, segundo ele, não correspondem à trajetória das obras estaduais. “Fique vermelho pelo menos, Daniel. Chega de tanta mentira, de tanta inverdade”, afirmou. Na sequência, o tucano encerrou com um apelo eleitoral: “Vote na competência.”. O confronto terminou com troca de acusações entre os dois candidatos, em um dos momentos mais tensos do debate.

leia também:

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Daniel Eleições Fake Goiás Marconi Narrativa

Veja também

Alcolumbre marca votação da PEC da Segurança e reabre debate sobre maioridade penal

Senado

Alcolumbre marca votação da PEC da Segurança e reabre debate sobre maioridade penal

Senado vota PEC da Segurança na terça e pode discutir punição a menores de idade
Caiado

Risco de debandada

Caiado pode levar para o PSD a força política que construiu no União Brasil

Saída do ex-governador abre disputa por prefeitos e lideranças municipais; enquanto PSD tenta ampl...
Reeleição de Lula dificulta negociação do DF para salvar o BRB

CRISE NO BANCO

Reeleição de Lula dificulta negociação do DF para salvar o BRB

Governo de Celina Leão mantém estratégia para obter garantia da União em empréstimo bilionário...
Palácio do Itamaraty

Relações exteriores

Itamaraty convoca diplomata argentina para cobrar explicações sobre fuga de Flávio Bolsonaro

Governo brasileiro quer esclarecimentos sobre possível participação da Argentina na saída do sen...
Indígenas cobram de Lula demarcação de todas as terras até 2030

Carta Aberta

Indígenas cobram de Lula demarcação de todas as terras até 2030

Em carta ao presidente, organizações pedem avanço na regularização de 73 territórios e cobram ...
Celina Leão promete mudanças no GDF e diz que ainda precisa concluir transição

POLÍTICA

Celina Leão promete mudanças no GDF e diz que ainda precisa concluir transição

Governadora reeleita afirma que novo mandato terá uma “transição de verdade” e cita recupera�...
Fachin

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Fachin devolve investigação sobre fraudes no INSS a Mendonça e mantém caso Master na presidência do STF

Decisão mantém temporariamente sob responsabilidade da Presidência da Corte as apurações sobre ...
Lula

POSSE PRESIDÊNCIAL

Lula quer convidar Trump e Milei para cerimônia de posse em janeiro

Presidente reeleito busca sinalizar disposição para superar divergências políticas com os líder...